Pressão psicológica

Olá, então, já aconteceu muito, de eu estar em campeonatos, e acabar perdendo jogo que não era para perder, eu sou uma pessoa que sabe perder, porém tem jogos, em que eu sou melhor que o adversário, jogos em que era para ganhar, e acabo perdendo, na maioria das vezes, é por causa de grito. Simplesmente, boa parte das vezes, o adversário grita muito, e isso me atrapalha bastante e me faz começar a errar algumas coisas, eu tenho o psicológico forte e consigo ignorar um pouco, porém é impossível ignorar totalmente quando é o adversário gritando extremamente alto, junto com time e torcida… Se alguém souber alguma dica de como lidar com isso, vai me ajudar MUITO, muito mesmo.

Boa tarde,

Primeiramente, é necessário entender que “perder jogo que não era para perder”, “ser melhor que o adversário”, “era para ganhar” são coisas que não existem no tênis de mesa, e eu tive a sorte de aprender isso com quem entende de verdade em primeira pessoa. Esporte é momento, é aqui e agora, e quanto antes vc tiver isso claro para vc mesmo, mais cedo vc vai poder ir além destas aparências, e acredite, isso faz toda a diferença.

Agora, lamento dizer, mas vc não tem o “psicológico forte”, sobretudo pq está entendendo errado o que isso significa. “Ter psicológico forte” não é ignorar os gritos do adversário, e mente ou não entende quem diz que o faz, pois é uma reação humana ao chamado da nossa atenção. A “força psicológica” está em como vc reage a isso e o quanto continua centrado, e se os gritos do adversário te atrapalham bastante, este extra jogo está afetando o seu jogo, simples assim.

E entenda uma coisa: eu não estou te inferiorizando (muito menos afirmando que eu supostamente teria um “psicológico forte”), pois isso não é algo fácil de se desenvolver MESMO, mas se os gritos do adversário te atrapalham bastante, vc realmente está bem preso ao extra jogo. Tanto que seus próprios conceitos de pré-jogo (mencionados no começo) são algo que te atrapalha. E portanto, se eu puder te recomendar uma coisa de cara, é: livre-se deles.

E sobre a reação ao ambiente externo durante o jogo, muito dificilmente vai deixar de acontecer totalmente, mas quanto mais focado vc estiver no que realmente tem que fazer, menos vai ocupar a cabeça com o resto. Quer uma dica? O quão sério vc joga no treino? O quanto o resto te distrai? Se vc não consegue manter foco nem em ambiente controlado, em competição definitivamente não vai acontecer. Então leve a sério os jogos no treino. Vc não está ali só para repetir técnica. Isso tudo tb faz parte.

2 Curtidas

Compreendi bem sua explicação, sobre algumas partes do assunto, mas não entendi bem o que você quis dizer com “extra jogo” o que seria? E Sobre os treinos, sim eu levo muito a sério, e sempre mantenho meu foco, estou ali para mostrar que não é perca de tempo, porém normalmente o ambiente de campeonato é muito diferente do ambiente dos meus treinos, aí da uma quebrada na minha percepção do lugar. Aliás, sim sim, eu entendo que “perder jogo que não era para perder”, “ser melhor que o adversário”, “era para ganhar” realmente não existe no TM, o que ocorre são situações, momentos, mas esse foi um jeito que eu encontrei de expressar a idéia que eu queria fala sobre, boa tarde.

Esse mental , e as coisas funcionarem normalmente como no treino , só disputando muitas vezes vc conseguirá desenvolver seu jogo naturalmente . Outra dica , diferentes tipos de adversário ajuda bastante no seu crescimento . Exemplo : precisa jogar contra pino curto , pino longo , borracha lisa , jogadores defensivos e atacantes , e por ae vai . Não é a toa que o tm é uns dos esportes mais casca Grossa que existe . Outra , treino é uma coisa , jogo é outra . Precisa acostumar c este ambiente , as vezes isso leva tempos . Abs

1 Curtida

Extra jogo é qualquer coisa que está fora do que está acontecendo ali, na mesa.

Sim, o ambiente de competição é muito diferente, e sempre vai ser. Mas o foco na “percepção do lugar” está tirando você do centro da coisa toda: a mesa, o jogo, o ali e o agora. E é para isso que vc deve treinar: para permanecer alerta NO JOGO quando ganhando, quando perdendo, quando inteiro, quando cansado, quando treinando, quando jogando.

Entendi perfeitamente agora, obrigado pela atenção.

Eu li uma frase da Bilie Jean King no último US Open que eu tenho que concordar: “Pressão é um privilégio.”
O Cenário onde vc se encontra com placar apertado, cheio de dúvidas sobre como o oponente vai sacar, etc, é uma das melhores situações deste esporte. É aquele momento onde o corpo só espera para liberar energia, assim que começa o ponto.
E as consequências são extremas, se bem sucedido o sentimento de realização é muito prazeroso, e o contrário tbm é verdade, em caso de derrota a frustração vem com força, por mais que se tente controlar isso.

1 Curtida