Preparo físico

Olá pessoALL, :smiley: :smiley:

Sou iniciante no TM e já fiz alguns contatos com o Kayroz que me esclareceram algumas dúvidas e estão me ajudando e muito, agora queria deixar uma pergunta a todos.

Qual é o estilo de jogo que exige mais preparo físico do atleta (ofensivo, kato, defensivo, chopper, allround)?

Não sei se relacionei bem os estilos ou se defensivo, chopper e kato são a mesma coisa. :wink:

Abraços

Ofensivo, creio que o ofensivo canse mais, pois o jogador tem que ter boa movimentação.

Acho que o Kato é o que exige melhor preparo pois além de exigir uma grande movimentação o jogador tem que ser muito preciso em seus golpes e os pontos tendem a demorar mais para serem finalizados.

Acho mais fácil responder a sua pergunta ao contrário. O que é que cansa menos.
Na minha opinião o que cansa menos é o estilo asiático (mais exatamente o chines) que é jogar perto da mesa. Isso por que vc tem que andar ou correr uma distancia menor do que se jogar longe da mesa.
A diferença é que o pouco que vc tem que andar tem que ser muito rápido, ou seja sua movimentação tem que ser boa com bastante explosão nas pernas por que o tempo que vc terá para ver a bola, definir sua jogada e se deslocar será muito curto.
Se vc tiver um tipo físico grande (tipo Alexandre Frota) esquece. Corpo grande se move mais lento. Mas se vc for mais magro e não tão alto pode desenvolver agilidade suficiente p/ esse tipo de estilo.

O tênis de mesa em geral exige bom preparo físico. Não haveria como precisar qual estilo exige menos, depende de cada jogador. Há jogadores bons e lerdos em comparação a outros. O Samsonov, por exemplo, é rápido, mas em comparação ao Ryu Seung Min, é uma lesma gigante…
O Kreanga é muito rápido também, mas não da mesma maneira que o Chuan Chih-Yuan do Taipei. O Kreanga é rápido o suficiente pra pegar bolas longas, distante da mesa, mas se joga mais próximo, sua velocidade não é bastante pra manter um bom nível.
O Kreanga, ao contrário da maioria dos mesatenistas da europa, é baixinho, praticamente um anão.
Já o Chuan joga bem colado na mesa, atacando super forte dos dois lados, com um footwork espantosamente rápido, o mais rápido dos shakehanders na atualidade segundo a USATT.
Mas em termos gerais, os europeus e asiáticos costumam ter biotipos diferentes e desenvolvem estilos que sejam mais apropriados aos seus corpos. O europeu costuma ser alto em relação ao asiático e mais pesado. Além disso, os europeus em geral são menos àgeis do que os asiáticos.
Genéricamente falando o europeu é alto ( Samsonov tem em torno de 1,95m, Jörgen Persson 1,90, Peter Karlsson, 1, 90, todos com mais de 1, 85), mais pesado (por isso mais lerdo), com massa muscular concentrada na parte superior do corpo ( ombros, barriga e peito) e geralmente tem pernas magrelas. Os asiàticos costumam ser mais baixos (hoje em dia são um pouco mais altos, Ma Lin, por exemplo tem 1, 75m e o Wang Hao tem quase a mesma altura, o Wang Liqin tem 1,83m), mais magros (exceção: Wang Tao), com menor tendência a engordar, mas com músculos mais trabalhados e massa muscular melhor distribuída.
Quer ver só? Já reparou nas pernas do Ma Lin? Já viu o tamanho das batatas das pernas do cara? O Liu Guozheng também tem as pernas super fortes. Mas eles também tem o peito e os braços super exercitados, não inchados, tonificados. Se você comparar o corpo do Ma Lin no Mundial em Eindhoven e no de Paris, vai ver que ele ganhou muita massa.
Acho que os europeus deviam malhar mais. O Schlager mesmo, notei que ele também ganhou massa desde o Aberto do Qatar em 2003 e depois do Mundial. No Pro Tour da Croácia ele tá sem barriga, deve ter feito uma dietinha.
Mas é sério mesmo, os europeus parecem meio pançudos, Samsonov, Lundqvist, Krszezewsky…

Baseado nisso, eu digo que o estilo mais difícil de se jogar é aquele que não é apropriado ao jogador.
Pra você pode ser difícil jogar katando, pro Joo Se Hyuk é tão natural como respirar. Pode ser impossível pro Saive, jogar caneta ofensivo a lá Kim, mas pro Kim isso pôde* ser feito com um pé nas costas.

*pôde, por que não pode mais. hehe

Pra sanar sua dúvida…

Kato, chooper e defensivo são o mesmo estilo, são apenas termos diferentes. Assim como o backspin pode ser underspin, cozinhada, cavada, etc, mas são o mesmo efeito.

Basicamente existem três estilos de jogo (desconsiderando as empunhaduras):

Ofensivos - definem o ponto rápido, priorizando a potência nos golpes e geralmente jogam perto da mesa

All-round - jogam mais distantes da mesa e priorizam o controle em seus golpes, gerando mais rallies

Defensivos - jogam a base de efeito (principalmente backspin) pra impedir o ataque adversário e posterior definição de ponto; priorizam a devolução com controle

A dinâmica atual do TM, fez com que os defensivos começassem a atacar mais, inclusive está praticamente extinto o estilo puramente defensivo. E também influenciou os all-round a serem mais ofensivos, por isso alguns já são chamados de all-round ofensivos.

Achei legal ter esse tema aqui, pois mostra que as pessoas do tm estão começando a dar mais importancia para isso, mas vamos esclarecer algumas coisas, em primeiro lugar eu naum conheço nenhum musculo chamado “batata da perna”, outra, se tamanho indica se o cara é mais lerdo ou mais agil e veloz, explica pra mim pq os campeões mundiais e recordistas dos 100m rasos são caras grandes e fortes!!! esse negocio de biotipo não exite, no esporte, tudo é treinamento!!! O que vc pode é ter uma predisposição genética que te favoreça vc ser mais veloz ou mais agil ou mais resistente, etc. Mas o treinamento pode fazer vc ficar mto bom!!! Outra, europeu joga assim, pq a escola europeia desenvolve-se assim, isso é caractersitica de cada lugar
Preparo fisico pode te ajudar a desenvolver melhor as caracteristicas do seu jogo, alem do que o tenis de mesa tem uma caracteristica só, independetemente do estilo de jogo!!!

Perae!!! Então quer dizer que se um cara com 1.60m treinar volei na mesma intensidade que um cara de 2m eles vão ter o mesmo rendimento? É claro que não! Existem os limites para cada esporte!!!

ah, mas no volei é diferente … (eu acho )
então eu faço uma pergunta :
Qual é a o biotipo ideal , o mais vantajoso para se jogar TM ???
até onde eu jogo , eu acho que depende do atleta, mas … se alguem puder me responder a essa pergunta , eu agradeço. :roll:

eu tenho 1,87 jogo volei e tm, volei eh bom ser alto para atacar, mas se for ser libero ( um q defende no fundo) tem uma certa vantagem em ser baixo pq fica bem perto do chao, bem mais facil de pegar as bolas, e no tm eu nao vejo diferença, cada um se adapta a sua altura, o samsonov eh gigante e joga tm

eu já joguei nos 3 estilos, caneteiro estilo chinês, classico allround e atualmente jogo defensivamente. e posso garantir que o que cansa menos é o estilo allround, porém necessita de muita estrategia e visão de jogo para enfrentar jogadores tanto atacantes ferozes quanto defensivos que tambem atacam. Já o que cansa mais é difícil de dizer, mas pela minha experiência acredito que o estilo atacante cansa muito quando o ponto demora a ser concretizado, mas se é definido com saque e terceira bola não. Já o estilo defensivo, cansa muito a movimentação de pernas, afinal para chegar (ou tentar chegar) em todas as bolas e conseguir devolver bem, tem que correr muito.

eu já joguei nos 3 estilos, caneteiro estilo chinês, classico allround e atualmente jogo defensivamente. e posso garantir que o que cansa menos é o estilo allround, porém necessita de muita estrategia e visão de jogo para enfrentar jogadores tanto atacantes ferozes quanto defensivos que tambem atacam. Já o que cansa mais é difícil de dizer, mas pela minha experiência acredito que o estilo atacante cansa muito quando o ponto demora a ser concretizado, mas se é definido com saque e terceira bola não. Já o estilo defensivo, cansa muito a movimentação de pernas, afinal para chegar (ou tentar chegar) em todas as bolas e conseguir devolver bem, tem que correr muito.

sobre biotipo: pra mim, o TM não tem biotipo definido. Tanto altos, como o Sansonov, como baixos, Kreanga, europeus, podem jogar muito bem TM. Ao contrário de certos esportes, que exigem d vc um biotipo especifico, tm não exige. Vc só n pode ser um gigante, ou um anão.
sobre estilo: acho que não tem um estilo específico que cansa mais. Ofensivo, tem q ter perna rápida… muita velocidade num curto espaço de tempo e movimentos fortes com o braço. Já defensivo tem q ter uma perna com passos mais longos, e movimentos menos bruscos com o braço… mas tem q se movimentar mais tempo. Já allround é meio q menos cansativo… mas tem pontos em que, ao misturar ataque + defesa, cansa tanto quanto os outros estilos. O que importa é ter um fisico bom pra aguentar o jogo todo :smiley:

[quote=“Matt”:mq3vo784] Vc só n pode ser um gigante, ou um anão.
[/quote]
Nada a ve isso, um gigante teria altas envergadura tanto pra defende quanto pra atacar, ia dar muito giro e velocidade, eu queria ser maior ainda do que sou, meço 1,87. e um pequeno seria bom tbm pq teria sempre um bom angulo para atacar.

[quote=“guivolp”:1lex6yec][quote=“Matt”:1lex6yec] Vc só n pode ser um gigante, ou um anão.
[/quote]
Nada a ve isso, um gigante teria altas envergadura tanto pra defende quanto pra atacar, ia dar muito giro e velocidade, eu queria ser maior ainda do que sou, meço 1,87. e um pequeno seria bom tbm pq teria sempre um bom angulo para atacar.[/quote]
alguem com nanismo (anão de verdade), teria a altura de uma mesa… não veria direito a bola e teria q jogar com p braço totalmente pra cima… impossivel. Alguem com gigantismo, mais de 2,10 de altura… acho q seria meio… INFELIS ao jogar TM com essa pequena altura… pessoa baixa eh uma coisa… anã é outra Guilherme…