Preparaçao Mental

Sempre ouço que é importante se preparar mentalmente e sei que é importante, mas eu nao consigo e nem sei como.
Como voces fazem para se concentrar no jogo , ter confiança no seu jogo, nao se preocupar com resultado etc. ?
eu quase sempre fico cheio de duvidas, desconfiante e desabo quando erro bolas faceis ou varios pontos e acabo perdendo por isso alem do adversario ter jogado melhor ( ou se concentrado)…

olha, talvez um psicólogo te ajude melhor…

abrs!

O treinamento mental deve ser feito diariamente, não só no campeonato.

Procure ler alguns textos sobre mentalização, regulação da ativação e ansiedade. De qualquer forma, o ideal é ter um tecnico ou profissional capacitado pra te ajudar com isso. A maioria dos atletas no Brasil faz como preparação mental coisas que acabaram dando certo para eles, sem que tenham recebido ajuda profissional.

Um livro que vc pode procurar em qualquer biblioteca e provavelmente encontrará é psicologia do esporte e do exercício, de Weinberg e Gould (2001). Esse livro ensina técnicas de relaxamento que talvez te ajudem.

  • A concentração é uma característica que se vc trabalha para consegui-la diariamente nos treinos, torna-se mais fácil de conseguir no campeonato. Também é importante saber que por mais que vc se concentre, se vc naquela semana, ou no dia, passou por problemas externos (profissionais ou pessoais), é muito mais dificil concentrar-se no que está fazendo. Uma dica deixo pra vc, é tentar uns 10-15 minutos antes de jogar, mentalizar (visualizar situações) um contexto em que vc está jogando bem, acertando os golpes treinados e vencendo a partida. Durante o jogo, o ideal é focar-se na tarefa, no ponto a ponto, mas antes do jogo, pensar com clareza nos golpes bem sucedidos e na vitória podem elevar muito sua confiança.
  • A confiança vem de treinamento técnico bem elaborado, que acaba te motivando e traz confiança naturalmente, também deve ser trabalhada diariamente.
  • Não se preocupar com resultado é algo bem dificil, o foco dos atletas deveria sempre ser na tarefa, e não no resultado, esse pensamento focado na tarefa é uma característica de vários atletas olímpicos, mas é algo que considero dificil de ser conseguido.
    Boa sorte =]

Importantes dicas do j0rnal1sta, muito obrigado!
Realmente, pesquisar bibliografia não serve só para trabalho acadêmico. É muito importante buscar este tipo de informação tb.
Bem, tenho uma razoável deficiência neste aspecto tb. Mas, acrescentando às ótimas dicas já fornecidas, cito uma recomendação feita por nada mais nada menos que Jan Ove Waldner. Li num pequeno artigo dele uma vez sobre a importância de jogar relaxado. Resolvi aplicar e é incrível a diferença que isto fez. É claro, é muito fácil apenas dizer isto e desconsiderar o quanto é difícil de aplicar, tanto que eu mesmo dificilmente consigo. Mas tente, pq realmente ajuda muito. Aliado a isto, pratique o foco na tarefa e treine muito para automatizar algumas funções, o que faz com que não se perca tempo em pensar nas coisas básicas, desviando o próprio foco e causando perda de confiança tb.
Um cara muito bom neste assunto é o Werner Schlager. E ele tem alguns artigos sobre o assunto escritos (em inglês) naquele mini periódico da Butterfly, que fica disponível para download. Vale a pena para conferir.
Abraços!!!

Não sei se serve de dica, mas p/ mim está servindo como estímulo.
Estou gravando vários jogos meus e depois eu edito os vídeos retirando apenas os melhores pontos que eu faço. Assim eu foco apenas no lado positivo e também me conscientizo do que sou capaz de fazer pois sei que já fiz uma vez.

Isso é legal Nakata… ai depois coloca no youtube e ainda faz uma média, huahuahauhauauah.

Com certeza isso ajuda bastante na confiança “psicológica”, mas tem q ser bem usada aliada a um treinamento desta jogada, buscando maior regularidade e automação , pq o fato de vc já ter feito uma vez, não significa que você terá um bom indice de acerto e regularidade. Direto vc vê nos campeonatos e treinos, aquele atleta que acerta uma bola linda…mas erra 10 pra cada acerto…

O importante é esquecer o resto e se concentrar somente no jogo. Não ficar olhando torcida, outros jogos etc. Uma coisa que ouvi do meu ex-técnico e sempre levo comigo: “No jogo, depois de errar uma bola você esquece aquele erro, esquece aquela bola. Concentre no ponto que começa quando a bola é jogada para cima. Cada ponto é um ponto. O jogo é pra frente, não pensando no que aconteceu. Mentalize o que você vai fazer acontecer, concentre-se naquilo que você vai fazer para conquistar o ponto; esqueça os pontos passados, isto nós vemos quando estivermos treinando.”

No mais, é só relaxar e ter certeza que está fazendo teu melhor. [smile de aplausos] *não sei como coloca ¬¬

Valeu pelas dicas acho que irao ajudar

Sem chances… Passar por ridículo diante de centenas de usuários? Tô fora. :lol:

Com certeza isso ajuda bastante na confiança "psicológica", mas tem q ser bem usada aliada a um treinamento desta jogada, buscando maior regularidade e automação , pq o fato de vc já ter feito uma vez, não significa que você terá um bom indice de acerto e regularidade. Direto vc vê nos campeonatos e treinos, aquele atleta que acerta uma bola linda...mas erra 10 pra cada acerto...
Quanto a isso sem problemas porque no meu "best points" tem apenas 2 jogadas: ou terceira bola de forehand ou terceira bola de RPB. Minha técnica reduzida não permite mais que isso...

Vixi tem um video meu q gravaram e botaram, eu nem conto para ninguem o nome para n passar vergonha pq eu vendo acho bem feio eu jogando :lol: