Preciso de Ajuda... escolha de borrachaxcontrole=evolução

Olá a todos!!!

Desde já agradeço por lerem este tópico…

Vai fazer 1 ano que treino TM e minha madeira é uma TSP Hyper Speed Carbon Offensive, ded um lado da raquete uso pino longo da TSP CURL - P1 e do outro lado da raquete uso uma TSP X´s F1, já comprei uma borracha mais rapida e com mais efeito, porém, eu gostaria de saber na opnião de cada um, se controle nos aprendemos ou o equipamento que nos dá o controle, ou se os dois :roll: ???

Eu gostaria de utilizar uma raquete cada vez mais rápida, porém, sei que esta decisão minha vai com certeza, influenciar na minha evolução como jogador de TM.

Eu tenho muitas perguntas e poucas respostas :frowning: , meu medo e de estar no caminho errado :cry: , com esse meu pensamento, e gostaria muito da opnião de todos, pois, serão para mim de grande valia para ver uma luz no fim do tunel :idea: …

Obrigado
Kenshin Himura
estilo: caneta - ofensivo

O que eu vou dizer vai contra a maré dominante.

Pra quem treina hah apenas um ano este teu matrial jah eh rapido demais. Vc tem mudar pra um com mais controle urgentemente.

O que eh vc ganha com um material mais lento? A oportunidade de errar menos em treinos e jogos e assim ter ralies mais longos. Raquete rapida pra que? Pra matar o ponto?

Se vc passar 80% do tempo de um treino indo catar bolinha, vc treinou muito menos do que vc buscar bolinha em apenas 50% do tempo. No segundo caso, tua “memoria corporal” ficou muito mais reforcada e tua tecnica vai melhorar mais rapido

A nao ser que vc esteja tinindo de preparo fisico especifico para o tt e seja um raio, quanto mais rapido a bola for, mais rapido ela vai voltar. Sera que vc consegue jogar contra a velocidade que vc mesmo produz? Se a resposta eh nao, entao nao eh muito inteligente jogar bolas tao rapidas, certo?

A boa tecnica eh que tem produzir velocidade quando se precisa, nao o material. Se vc jogar desde o inicio com um material rapido, vc nunca vai desenvolver um boa tecnica, de explosao no golpe.

O jogo de alto nivel moderno tende para junto da mesa. Ateh os suecos estao jogando mais perto da mesa. Ora, toda esta geracao de raquetes carbonadas foi desenvolvida para se jogar longe da mesa. Para jogo perto da mesa, elas nao fazem o menor sentido.

Mas, nao! Todo mundo quer a borracha mais rapida, a raquete mais turbinada, etc… Erram mais e desenvolvem um jogo muito menos efetivo do que poderiam, em troca de um afago ao ego feito atraves de um “super-material”. Depois, como demoram muito pra evoluir, o que eh que fazem? Trocam por um material mais rapido ainda…

O material rapido soh permite uma maneira de jogar. O material allround permite todo o espectro.

esta eh soh minha opiniao

Concordo com o Mitidieri e vou usar uma experiência minha pra ressaltar os comentários

Há pouco mais de 8 meses, comecei a ajudar um amigo meu a jogar TM, ele tinha a noção básica do pingue-pongue, porém ñ entendi nd de TM

Ele começou a usar uma cominação de raquete q prioriza o controle, e prefere o jogo perto da mesa (pq ele é um pouco “pesado” e tem dificuldades de movimentação)

Pouco mais de 4 meses atrás ele começou a treinar sério, sua evolução foi incrível. Hoje ele é o melhor da sua idade no clube da minha cidade e continua evoluindo muito. Inclusive eu estou tendo muitas dificuldades pra vencê-lo.

A adaptação do seu biotipo com o estilo de jogo, e o seu material com muito controle produziram uma evolução técnica, na minha opinião fantástica

[quote=“Mitidieri”:2sjlnblr]
A boa tecnica eh que tem produzir velocidade quando se precisa, nao o material. Se vc jogar desde o inicio com um material rapido, vc nunca vai desenvolver um boa tecnica, de explosao no golpe.

O jogo de alto nivel moderno tende para junto da mesa. Ateh os suecos estao jogando mais perto da mesa. Ora, toda esta geracao de raquetes carbonadas foi desenvolvida para se jogar longe da mesa. Para jogo perto da mesa, elas nao fazem o menor sentido.

O material rapido soh permite uma maneira de jogar. O material allround permite todo o espectro. [/quote]

Não é a toa que o Mazinho coloca o Mitidiere no mesmo patamar do Nakata e do Kuromb… opps, Kyo.

O cara sabe muito!!

Oi a todos!!!

Eu quero agradecer a vc´s que me deram essas ideías para pensar a respeito sobre a evolução da minha técnica… agora eu sinto que preciso fazer uma busca interna para ver como é realmente meu estilo e como gosto de jogar e assim ver um material mais apropriado (leia - se também, e se possível bem barato… a coisa tá braba :lol: ) estas opniões me ajudaram muito mais preciso desse tempo… eu não tenho nem palavras para explicar minha gratidão por doar o tempo ded vc´s para minha questão…

BRIGADÃO MESMO!!!

Kenshin_Himura

Certo ate determinado ponto, meu amigo. Um jogador pode ter um material superveloz e um jogo controlado ao mesmo tempo. O material ajuda muito nas definicoes de ponto. Nessa hora a bola nao volta.

Certo Nakata, muitos tops usam material muito rapido. Mas eu acho que funciona para eles, que tem uma tecnica super-desenvolvida e treinam intensivamente. Cada vivente deeveria usar o que eh apropriado aa sua tecnica, visando inclusive algo que permita a evolucao tao rapida quanto possivel.

[quote=“Nakata”:3ap8xfle]
Certo ate determinado ponto, meu amigo. Um jogador pode ter um material superveloz e um jogo controlado ao mesmo tempo. O material ajuda muito nas definicoes de ponto. Nessa hora a bola nao volta.[/quote]

Hah controversias… minha experiencia estatistica com jogadores de ligas mais altas eh de que a equacao “muita velocidade+colocacao pobre” eh igual a “muitas bolas muito rapidas de volta”… :smiley:

Eu com minha pouca experência, acredito que primeiro vc deveria opitar por uma madeira mais lenta porque não só a borracha faz o seu jogo ficar com mais velocidade ou com mais controle. Depois buscar entender seu tipo de jogo e optar por um material que se adeque a ele. Tente analisar c vc se dá melhor defendendo ou atacando e mesmo que vc veja q seu jogo é ofensivo busque um material com mais controle. E é sempre bom perguntar para alguém que conhece o seu jogo o que ele acha do do material que se adapta melhor a vc de forma que fique mais fácil apreder lances diferentes q te tornem realmente um jogador de TM.

Boa Sorte

Olá Kenshin!!!
Concordo plenamente com os comentários do Mitidieri e do Roberto. É necessário que o jogador mais iniciante possua um material que lhe proporcione mais controle pois, dessa maneira, o atleta adquirirá mais confiança nos golpes devido a maior prática deles. Às vezes, com um material mais rápido, vc acaba não conseguindo realizar uma boa sequência dos seus golpes, o que o impede de assimilar bem o golpe e pegar confiança, fatos que são essenciais e estão entre os primeiros passos p/ tornar-se um bom jogador. Chegará um momento que vc terá que trabalhar mais intensamente a parte tática do jogo, ou seja, quais serão suas principais jogadas e bolas fortes e, neste momento, uma boa regularidade e confiança nas suas bolas e golpes é indispensável. Pense seriamente nos conselhos que recebeu e procure treinar bastante.
BOA SORTE!!