Potencia ou Rapidez, o que é melhor para o TM?

Pessoal

O que vcs acham em relação à potencia ou rapidez no tenis de mesa, é claro que seria melhor ter os dois, mas considerando as diversas escolas (Chinesa, Japoneza, Europeia, etc), o que seria melhor para focarmos no Brasil.

Paulo

Eu não sou o mais viavel para falar,mas eu acho que pro nivel do Brasil ser rapido,com uma sequencia de bolas boas,constantes e sem errar e com variação é mais impotante que potencia…

Pra mim o principal é ter boa regularidade.
Mas um jogador hoje para se dar bem tem q ser completo.

Acredito que fica um pouco vago determinar o que é melhor ou o que é pior.

Na cinemática angular existem vários conceitos diferentes como: distância angular, deslocamento angular, rapidez angular média, velocidade angular média, aceleração angular média.

Na cinética angular, são estudados conceitos como trabalho, potência e energia (cinética e potencial).

Na minha opinião, os atletas chineses possuem todos os atributos possíveis para um mesatenista, ou não seriam os melhores do mundo.

No caso do Brasil, em relação à iniciação, acredito que o ideal é trabalhar a maior variedade possível dentro de um repertório motor (chutes, arremessos, saltos, deslocamentos, etc.)

Em relação à evolução dos atletas adolescentes, adultos, acredito que não somente a parte técnica ou física garante sucesso ao ser trabalhada com afinco, mas a psicológica também.

De certa maneira, é dificil generalizar um foco no Brasil, mas acredito que, com bastante estudo aplicado em diversas áreas do movimento, da psicologia, da fisiologia e outras áreas, o crescimento e a profissionalização se tornaria natural. Dificil é conseguir adeptos pra crescer nesse sentido, mas felizmente, a cada ano, mais pesquisas são conduzidas dentro do tênis de mesa.

De certa maneira, de nada adianta a potência no golpe se o jogador não apresenta regularidade (sequência). Mas penso também que a regularidade é bastante relativa pois vc pode ter golpes regulares contra um jogador que vc familiarizou com o bloqueio e ser totalmente irregular contra outro. Nesse caso, talvez uma bola mais potente sem que fosse necessário vc atacar várias vezes, serviria pra vencer o jogo.

Alguém que estude mais estes conceitos (rapidez e potência) na biomecânica saberia explicar melhor a importância de cada um na modalidade. Eu particularmente, acho bastante interessante mas muito difícil estudar movimento humano (exige uma instrumentalização bem cara e uma noção de física mais apropriada).

Ambos são ferramentas. Vc não consegue tomar sopa com uma faca, nem cortar carne com uma colher.
Uma coisa muito natural que acontece é um jogador privilegiar um ou outro. Mas ninguém faz isso por não julgar útil e sim por questões de limitações físicas ou tendência de maior habilidade.
Abraços!!!

Eu diria que :

Olhando sob o ponto de vista do executante, o mais “comum” seria executar aquilo com o que seu bio-tipo melhor condiz.

Já olhando sob o ponto de vista da eficiência, vai na verdade depender do seu adversário (como já citado de outras formas pelos colegas).

Há adversários que tem mais dificuldade em bolas rápidas, outros em bolas potentes.

É importante lembrar que nem sempre, o que mais se “gosta” , ou que “melhor” se executa, é o “melhor” (mais eficiente) a ser usado em determinado tipo de jogo.

[]'s