Posição Correta do Backhand Caneteiro

Caneteiros e simpatizantes da empunhadura, me ajudem, por favor!

a) no backhand de caneta eu tenho que usar o polegar atrás da raquete para dar angulação e ficar mais fácil dar um top spin, por exemplo? Apenas entortar o braço não é suficiente?
eu acho muito difícil fazer esse movimento com o polegar. Leva muito tempo até tirá-lo de “envolta” do cabo para colocá-lo atrás da raquete!

Ilustração:

b) Se for mesmo necessário fazer isso, as raquetes de caneta com cabo quadrado ajudam nisso? pq meu cabo é redondinho, já que minha raquete, apesar de madeira boa, não tem fisionomia padrão das canetas.

ilustração:

Obrigado, pessoal!

backhand ou shoto?
no backhand mesmo dificilmente se usa o polegar atras da raquete, senao fecha o angulo demais. no shoto eh possivel, eu uso o dedao pra tras, principalmente pra bloquear bola com mto top spin

Numa madeira chinesa redonda como esta, eu acho mais negócio colar outra borracha atrás e desenvolver um golpe de RPB decente. É muito mais ofensivo, moderno e eficiente.
Agora se a intenção for ficar com apenas uma borracha, eu mudaria p/ uma quadrada de hinoki maciço. Tem empunhadura mais firme e batida mais veloz (e mais agradável, na minha opinião).

Pelas fotos parece shoto. Já vi diversas formas de se dar shotos. uns mantém o polegar na mesma posição de quando vai bater de FH, mas executam o shoto com a cabeça da raquete para cima e outros soltam o polegar para facilitar. Repare que, se soltar o polegar, a raquete fica com uma boa inclinação e a velocidade da bola só dependerá do efeito pistão do braço + antebraço + pulso. Eu, particularmente, uso até as costas dos dedos para aumentar a pancada (chego a encostar as unhas dos dedos anular e médio na superfície da borracha). Imagine uma mão segurando um revólver com o polegar no ar tentando puxar a agulha. Agora gire o pulso de 90º no sentido horário e verá a posição que fica a minha mão. No meu caso, o polegar só sustenta a raquete na posição horizontal para não girar devido ao peso da borracha. Os iniciantes mantém a posição dos dedos em quaquer tipo de batida. Depois de um certo tempo começam a trabalhar com os dedos instintivamente. É questão de prática.

Pessoal!!! Preciso de um material decente URGENTE! Preciso decidir logo que estilo seguir e comprar algo!

Não aguento mais: passo nervoso quando treino. To só desaprendendo!

Nakata, adorei a sugestão do rpb. Mas eu não ganharia mais, talvez, comprando essa madeira Honiki? Ela melhoraria meu estilo caneteiro? Ela não é muito rápida para iniciantes? E, vejam só… o jeito que o Ryu Seung Min já o backhand! Peguei do vídeo de treinamento!

Esse cabinho ajuda msm a ter + firmeza! O polegar contra ele! Vi esse cara jogando e me deu mt vontade de ser caneta pura!

A gente, afinal, perde recursos de can japonesa quando migra pra chinesa?

E, por favor, vasculhei por tudo e não encontrei resposta:
qual a diferenã entre shoto e backhand???

Obrigado… e desculpe incomodá-los com perguntas!
Se puderem me ajudar, estou precisando!
Abraços!

vc treina aonde?
procure treinar onde vc tenha um tecnico q te oriente, se vc ainda nao sabe diferença de shoto pra backhand vc precisa treinar mta base ainda

[quote=“brunopla_caneta”:3dvg1st6]E, por favor, vasculhei por tudo e não encontrei resposta:
qual a diferenã entre shoto e backhand???

Obrigado… e desculpe incomodá-los com perguntas!
Se puderem me ajudar, estou precisando!
Abraços![/quote]

olá,

na verdade todos as batidas no seu lado esquerdo (se for destro) são de backhand.
Quando falam em shoto é o termo japones de short (o certo seria shooto), no começo também confundi com o shot em ingles.
Quando falam em backhand estão falando de drive ou smash de backhand.
Então o termo correto seria backhand short e backhand drive.

abraços

Então, provavelmente eu até aplico a jogada, mas a nomenclatura confunde. Até ontem não sabia nada de nada de nomes.
Eu ralei em cima do site pra entender as mensagens que me deixaram!

Mas valw pessoal!
Obrigado!
Abraços!

[quote=“brunopla_caneta”:38h9sggs]Caneteiros e simpatizantes da empunhadura, me ajudem, por favor!

a) no backhand de caneta eu tenho que usar o polegar atrás da raquete para dar angulação e ficar mais fácil dar um top spin, por exemplo? Apenas entortar o braço não é suficiente?
eu acho muito difícil fazer esse movimento com o polegar. Leva muito tempo até tirá-lo de “envolta” do cabo para colocá-lo atrás da raquete!

Ilustração:

b) Se for mesmo necessário fazer isso, as raquetes de caneta com cabo quadrado ajudam nisso? pq meu cabo é redondinho, já que minha raquete, apesar de madeira boa, não tem fisionomia padrão das canetas.

ilustração:

Obrigado, pessoal![/quote]

Bruno, via de regra, o que muda no shooto de caneta quadrada para caneta redonda é a técnica, e não a capacidade de efetuar bem a jogada.

O cabo mais largo, profundo, oferece maior apoio para diferentes angulações em batidas e drives de forehand, também, além de facilitar a batida de backhand, movimento mais dificil de se executar em todo rol de movimentos do caneteiro japonês.

Em contrapartida, a raquete redonda favorece trocas mais rápidas de movimentos (de backhand para forehand) e ajuda muito no jogo mais próximo, sobre a mesa.

Abs

Paulones,

legal, kara!
Uma boa resposta, muito elucidativa! Era mesmo isso que queria saber! Um abraço e muito obrigado!
=)