porcentagem do ranking mundial

Quero ver quem consegue me responder essa:

Dentro dos top 100 do ranking mundial, qual a porcentagem de jogados do estilo clássico e caneta (considerando classineta dentro do estilo caneta)? Ou seja, será que entre os 100 melhores ranqueados tem mais classistas ou caneteiros? Falou galera…

mais ou menos 76% sao clássicos ou classistas como queiram…

mais ou menos pq tem uns q eu nao sei mesmo em q estilo jogam…

pôe aí uma margem de erro de 3 ou 4% pra mais ou pra menos e ta tudo certo… :?

alguem conta aí tbm, pode ser q eu esteja errado…

Eu contabilizei apenas 17 canetas entre os 100 primeiros. Existiam alguns (uns 3) atletas que eu nunca vi jogar, portanto, pode existir uma pequena margem de erro.

Abraços,

Mazinho

Pelo que vi, o estilo de jogo “clássico”, se revela como a opção melhor aceitada pelos atletas de ponta, pelo menos pela maioria absoluta deles dentro dos top 100. Agora eu pergunto: será que o estilo “caneta” resistirá por muito tempo? Digo, será que o novo padrão de jogo do estilo caneta, o estilo “classineta”, deverá substituir o estilo caneta dentro da elite do tênis de mesa mundial?

Comentando a primeira questão.

A maioria dos 100 primeiros colocados no ranking mundial são classistas não exatamente pq esse é o melhor estilo, mas por uma questão de proporcionalidade, como já foi comentado em outro tópico.

No mundo todo há uma estatística não oficial que revela que 85% a 90% dos praticantes de TM são classistas. O restante considera-se caneteiros e classinetas.

Esta tese prova que há uma certa proporcionalidade em relação ao ranking mundial.

Quanto ao possível desaparecimento da empunhadura caneta, tenho uma opinião muito particular de que não há essa possibilidade.

Cada estilo tem suas características, e cada pessoa tb tem suas características. Na minha opinião sempre existiram caneteiros pq sempre existiram pessoas que se enquadrem nesse perfil de jogo.

Também penso que se o estilo defensivo, depois de quase desaparecer, continua em pé e sendo popularizado, seria difícil um estilo tão popular como o caneta sumir. Esta popularidade atinge principalmente Japão e América Latina.

mas deve-se levar em conta que o estilo classineta ou caneta chinesa é bem mais competitivo, tanto em trocar bolas quanto na hora do rally, tendo o jogador uma excelente opção na hora de executar topspins no backhand, melhor do que seria com empunhadura caneta tradicional.