Por que praticamente não existem defensivos canhotos?

Exceção feita a Liu Song (chinês naturalizado argentino) desconheço completamente a existência de outro defensivo que seja canhoto. Qual o porquê disso?

Levando-se em conta que a maioria dos jogadores são destros, ser canhoto seria uma vantagem no caso dos defensivos “clássicos”, pois o oponente quase sempre atacaria no backhand, que é onde o defensivo tem mais eficiência. Ser canhoto seria um problema apenas nos casos dos defensivos “modernos” (Joo Se Hyuk e Chen Weixing, são exemplos), pois os mesmos teriam que se deslocar muito para contra-atacar.

Alguém já discutiu esta questão?

Abraços,

Mazinho

Eu já discuti essa questão com meu técnico certa vez e ele disse que é puramente coincidência a maioria ser destra.
Mas vamos analisar, um defensivo canhoto levaria desvantagem no seguinte: bolas de kato no forehand. Pois a bola viria na trajetória ideal p/ ataque de destros, ou seja, no lado do backhand do destro, onde o ataque é mais forte. Imagine um Ma Lin ou um Wang Liqin numa bola dessas (defendida com borracha lisa). O estrago seria grande p/ o defensivo.

hehe, talvez um dia eu consiga mudar isso :stuck_out_tongue: soh q por enquanto sou mt ruim hehe

pode ser un fato pra observar, q os defensivos tem dificuldade pra jogar contra canhotos…entao a mesma logica seria de un jogador defensivo canhoto teria dificuldade de jogar contra os destros…pelos fatores acima citados

o Wang tao tinha problema pra jogar contra o gatien, porq nao podia deslocar ele, do jeito q ele fazia com os destros, ja q estavam na mesma diagonal os dois, back pra back …acho q eh por ai

É realmente raro. Pra começar, ser canhoto já é uma característica recessiva, então já vem por aí. Kato já não é uma coisa muito fácil nas atuais regras, pois a mesa rápida, a cola, a bola maior, dificultam muito para defensivos. Mas acredito que em algum tempo teremos mais katos fortes jogando , e quem sabe canhotos. Canhoto bom mesmo atualmente, só tem timo boll, chen qi, hao shuai, e um ex-campeão, gatien.

Na verdade num eh “so” isso de canhoto. Eu conteiuns 7 entre os top 30. Eh quase 1 terço dos jogadores tops. Sendo q canhotos devem ser nomaximo 10% da população.