Por que não duas borrachas iguais?

Não sei muito a parte “teórica” do esporte, por isso pode parecer uma pergunta boba. Mas reparei nas assinaturas do fórum e nos materiais dos profissionais e nunca vi um, classista ou classineta, que usasse duas borrachas iguais no fore e back.

Até pensei em pedir isso ao Mazinho quando montasse a minha. Mas como seria minha “primeira” raquete, eu ficaria sem um modelo comparativo.

Sei que forehand e backhand são movimentos e golpes diferentes. Mas esse seria o único motivo? Individualidade simplesmente? Quando as minhas se desgastarem não valeria a pena fazer esse teste?

Ou tudo que falei até agora foi pura besteira? rsrs

Valeu, abraço!

Eder Bahia

O melhor jogador de todos os tempos sempre usou 2 borrachas iguais. Em 1989 ele usava 2 Skitt Coppa, em 1997 ele usou 2 Donic J.O.Waldner.
Gatien também sempre usou 2 Mark V. Primorac, 2 Srivers, etc.

Nas assinaturas do forum? vc não reparou direito, pois, já tem um tempo que o melhor panga de todos os tempos usa duas Bryces… :lol:

Abraços,

Bob

Agora que vc citou que eu me lembrei. Realmente já vi em um jogo do Waldner que ele o lado da raquete várias vezes, mas não juntei os fatos.

Então pelo jeito tanto faz né? Vou tentar isso da próxima vez que trocar as borrachas (próxima nada! a primeira vez! hauhauhua).

As vezes eu tento, e até consigo imitar o movimento e efeito nos golpes do Fore no RPB. Então eu acho que pra mim vai valer a tentativa.

Valeu pelas informações Nakata!

Abraço!

Eder Bahia

[quote=“Bob-Marelli”:4kipbml6]Nas assinaturas do forum? vc não reparou direito, pois, já tem um tempo que o melhor panga de todos os tempos usa duas Bryces… :lol:

Abraços,

Bob[/quote]

“Melhor panga de todos os tempos” foi massa hehehehe. Realmente não prestei tanta atenção pq isso realmente é raro acontecer.

Algum classineta já usou duas iguais? De repente tirando a que usa no back e pondo uma igual a do fore?

Nakata é classineta né? Já fez isso?

Valew, abraço!

Eder Bahia

Nunca. Mas vale a tentativa, por que não? []'s.

Samsonov tbm, duas Rapid

Na verdade duas Speedy Spin Premium.

O Schlager usa duas Bryce, o Oh Sang Eun usa duas Sriver.

Estou desatualizado :smiley:
Valew Samas

Parece que classista não faz diferença. E classineta? Nenhum?

Alguém do fórum que seja classinete já testou essas combinações?

Abraço,

Eder Bahia

Na verdade duas Speedy Spin Premium.

O Schlager usa duas Bryce, o Oh Sang Eun usa duas Sriver.[/quote]

Vixe , as borrachas do Samsonov são uma incognita . No site da tibhar dizem que ele ta usando rapid x-press no back e torpedo no fore . Também ja ouvi falar que ele usava Rapid normal . Também que usava Speedy Spin …
Mas no site diz que o Thiago ta usando Torpedo e pelo que fiquei sabendo , ta usando Speedy Spin , assim como o Cazuo .

Complicado esse papo de material dos tops …

Sds
Gustavo

é brabo, sempre tentei descobrir o material de alguns top mas quando achava que tava com a certeza vinha a decepção, esses caras tem tudo material personalizado (tbm, $)

Na verdade duas Speedy Spin Premium.

O Schlager usa duas Bryce, o Oh Sang Eun usa duas Sriver.[/quote]

Vixe , as borrachas do Samsonov são uma incognita . No site da tibhar dizem que ele ta usando rapid x-press no back e torpedo no fore . Também ja ouvi falar que ele usava Rapid normal . Também que usava Speedy Spin …
Mas no site diz que o Thiago ta usando Torpedo e pelo que fiquei sabendo , ta usando Speedy Spin , assim como o Cazuo .

Complicado esse papo de material dos tops …

Sds
Gustavo[/quote]

PO, sempre achei q o thiago usava Rapid Soft no fore e back. Ja o Cazuo pra mim q era Mark V mas sei la…

Na verdade duas Speedy Spin Premium.

O Schlager usa duas Bryce, o Oh Sang Eun usa duas Sriver.[/quote]

Vixe , as borrachas do Samsonov são uma incognita . No site da tibhar dizem que ele ta usando rapid x-press no back e torpedo no fore . Também ja ouvi falar que ele usava Rapid normal . Também que usava Speedy Spin …
Mas no site diz que o Thiago ta usando Torpedo e pelo que fiquei sabendo , ta usando Speedy Spin , assim como o Cazuo .

Complicado esse papo de material dos tops …

Sds
Gustavo[/quote]

PO, sempre achei q o thiago usava Rapid Soft no fore e back. Ja o Cazuo pra mim q era Mark V mas sei la…[/quote]

O Cazuo tenho certeza que usa speedy spin porque conversamos quase diariamente , e foi ele que disse que o thiago também usa .

Sds
Gustavo

os classinetas se n me engano usam, uma borracha japonesa no Backhand, e uma chinesa no Forehand

o Nakata já comentou sobre isso num tópico… talvez ele possa falar melhor

flwss

É mais comum vermos os chineses (clássicos ou classinetas) usando borrachas diferentes no fore e no back. No fore: borracha chinesa e no back: japonesa. É quase uma unanimidade. O motivo disso? não sei ao certo, mas como a borracha chinesa é um pouco pesada, o peso (mais leve) da borracha japonesa compensa e equilibra a raquete. Além da borracha japonesa ser melhor para bloqueio.

Não é comum ver borracha chinesa no back, pois a borracha chinesa não tem o efeito catapulta das borrachas japonesas e européias. Portanto necessita de mais arco e força nos golpes, o que é mais adequado aos golpes de forehand.

Os europeus, e demais jogadores top mundiais, geralmente usam duas borrachas iguais, como já foi citado neste post.

Mas isso vai de jogador pra jogador. Vc deve usar o que se sentir melhor para aplicar corretamente os golpes.

Samsonov no mundialito de 2004 tava usando Rapid eu fui pega autografo na sala de colar e vi…Tbm dps q ele foi campeao ele jogou a borracha meu pai kse kato heuheue ,…

[quote=“jadsonalmeida”:3i0gdvc1]1-Não é comum ver borracha chinesa no back, pois a borracha chinesa não tem o efeito catapulta das borrachas japonesas e européias. Portanto necessita de mais arco e força nos golpes, o que é mais adequado aos golpes de forehand.

Mas isso vai de jogador pra jogador. 2-Vc deve usar o que se sentir melhor para aplicar corretamente os golpes.[/quote]

1- Eu tava justamente pensando em fazer isso! Pq como eu jogo mais em cima da mesa, meus erros(bem comuns rs) são mais para fora da mesa do que na rede, então pensei: Borracha chinesa! Por causa da aderência/mais efeito.

2- Até agora tô gostando, não reclamo do material, mas acho que pode melhorar mais ainda. Como é minha primeira raquete “Montada”, não usei mais que um material diferente e não posso fazer comparações, tô pensando em arriscar justamente por isso.
(duas chinesas).

Valeu, abraço!

Eder Bahia

Eu nao uso duas iguais pq uso pino. Mas veja bem, isso varia um pouco, no caso de atletas mais fracos como a maioria do forum com exceções, temos caracteristicas muito diferentes em ambos os lados, as vezes o atleta tem um back mais chapado, ou com mais spin, raspa mais, por isso borrachas diferentes. É legal ter duas borrachas iguais, mas acho que exige um pouco de técnica pra ter um padrão de jogo

Eder, põe uma chinesa no fore, já que vc é classineta e veja o que acha. Vou logo avisando que quem começa a usar borracha chinesa, detesta no início. Dá vontade de jogar a borracha no lixo. Mas depois que acostuma, não troca a borracha chinesa por nenhuma outra.

Não conheço a nível mundial, nenhum classineta que use borracha chinesa no back. Quase todos usam borrachas chinesas no fore e japonesa no back. Nisso se incluem o Ma Lin, Wang Hao, Li Ching e Ko Lai Chak. Os 4 classinetas entre os 30 primeiros do mundo.

Até o Liu Guoliang (que hj é tecnico da China) usava pino curto no forehand e no back usava uma Yasaka Mark V.