Por que japoneses são predominantes aqui no Brasil no TM?

Eu sou japa e não sei hehehehe,
é incrivel, mesmo onde eu treinava antigamente, tinha mais brasileiro do que japoneses, e aqui em sao paulo quando me mudei percebi que alguns lugares aqui perto só tem japoneses treinando…
Eu gosto muito de berrar e comemorar os pontos, e não tenho essa liberdade quando estou em um ambiente que tenha muitos descendentes de japonêses porque eles não dão muita liberdade para expressar, … mesmo eu sendo descendente de japonês heuhauaehu
Alguém tem alguma explicação lógica para essa heterogêneidade no tênis de mesa?

Depende um pouco de vários fatores, por exemplo, se vc analisar, o brasileiro melhor colocado no ranking mundial quem é? Um brasileiro sem “olhinhos puxados”, e o melhor, de uma região do país que já foi e ainda é muito maltratada, o nordeste.

Já fiz essa pergunta para muitas pessoas, recebendo diversas respostas diferentes, o que me levou a formular a minha própria, eu defino o sucesso dos orientais, não só no tênis de mesa, mas em vários esportes, a alguns fatores, dedicação, concentração, empenho, nós, os ocidentais, temos muito o que aprender com nossos irmãos do oriente, alguns exemplos? Bem, quando ficaram prontas as obras do PAN? Algumas semanas (dias) antes dos jogos…os chineses tiveram que puxar o “freio de mão” nas obras das olímpiadas pois já estavam ficando prontas um ano antes do evento. Qual país sofreu o pior ataque bélico do mundo até hoje e se reergueu tornando-se uma das maiores potência do mundo?

Não quero insinuar que só os orientais tem condições de fazer algo bem feito, QUALQUER PESSOA, que se dedique de corpo, alma e coração a algum empreendimento pode obter sucesso…

[quote=“Moroni”:3w58fjfs]Depende um pouco de vários fatores, por exemplo, se vc analisar, o brasileiro melhor colocado no ranking mundial quem é? Um brasileiro sem “olhinhos puxados”, e o melhor, de uma região do país que já foi e ainda é muito maltratada, o nordeste.

Já fiz essa pergunta para muitas pessoas, recebendo diversas respostas diferentes, o que me levou a formular a minha própria, eu defino o sucesso dos orientais, não só no tênis de mesa, mas em vários esportes, a alguns fatores, dedicação, concentração, empenho, nós, os ocidentais, temos muito o que aprender com nossos irmãos do oriente, alguns exemplos? Bem, quando ficaram prontas as obras do PAN? Algumas semanas (dias) antes dos jogos…os chineses tiveram que puxar o “freio de mão” nas obras das olímpiadas pois já estavam ficando prontas um ano antes do evento. Qual país sofreu o pior ataque bélico do mundo até hoje e se reergueu tornando-se uma das maiores potência do mundo?

Não quero insinuar que só os orientais tem condições de fazer algo bem feito, QUALQUER PESSOA, que se dedique de corpo, alma e coração a algum empreendimento pode obter sucesso…[/quote]
Acho que você entendeu errado, ou acabou se equivocando na resposta, o que eu quis dizer é que existe muito mais japoneses e orientais do que brasileiros no esporte de tênis de mesa.
assim como existe muito mais negro no basquete ou muito mais brasileiro no futebol…
não estou falando em superioridade da raça, mas sim o interesse no esporte…

ps: acredito que o hugo hoyama seja o melhor brasileiro em tênis de mesa e ele é japonês.

[quote=“Lestat”:33oqzuyk]

ps: acredito que o hugo hoyama seja o melhor brasileiro em tênis de mesa e ele é japonês.[/quote]

olá

Amigo, o Hugo é brasileiro!
Descendencia japosesa é uma coisa e ser japones é outra. Somos mais brasileiros q muita gente.

:smiley:

Estava me referindo justamente a “qualidade”, em alto nível existe uma maioria oriental, é só pegar os melhores do brasil atualmente, entre os cinco melhores, 4 são orientais, se formos falar de quantidade, ainda acho que temos mais ocidentais praticando, dá uma olhada nesse link, é muito útil…

http://www.nippo.com.br/4.pan/especial02.php

[quote=“Moroni”:18kz4e81]Estava me referindo justamente a “qualidade”, em alto nível existe uma maioria oriental, é só pegar os melhores do brasil atualmente, entre os cinco melhores, 4 são orientais, se formos falar de quantidade, ainda acho que temos mais ocidentais praticando, dá uma olhada nesse link, é muito útil…

http://www.nippo.com.br/4.pan/especial02.php[/quote]
Nossa muito legal, não sabia que tinha tanto brasileiro assim jogando tênis de mesa, 8O
Estranho então, o destino sempre me leva onde tem mais descendentes de japonêses treinando hehehehe

Realmente tem grande qtd de descendentes de japoneses no Brasil.

Acredito que antigamente, a grande maioria era assim, e hoje ta bem misturado, varia muito de região pra região. Na minha cidade eles não são maioria.

Eu entendi desde o início essa denominação que você escolheu. E respeito o direito que você tem de chamar descendentes de japoneses como você quiser. Mas não concordo com isso. Além de estar errado. Eu não gosto de ser chamado de japonês, pois não sou japonês. Prefiro ser chamado de brasileiro, nikkei (a denominação correta), pelo meu nome, sobrenome ou apelido. Mas não de japonês.

Eu entendi desde o início essa denominação que você escolheu. E respeito o direito que você tem de chamar descendentes de japoneses como você quiser. Mas não concordo com isso. Além de estar errado. Eu não gosto de ser chamado de japonês, pois não sou japonês. Prefiro ser chamado de brasileiro, nikkei (a denominação correta), pelo meu nome, sobrenome ou apelido. Mas não de japonês.[/quote]
Eu não ligo se sou chamado de “japa”, “japurunga”, “japão”, etc…
nas nunca chamei um nikkei de japonês, sempre me refiro ao nome.
E não vejo necessidade sua de ficar incomodado que alguém lhe chame de japonês e ainda mais em um forum virtual…nunca tomei como ofensa quando me chamam de japonês nem na vida real.
Anyway irei reconsiderar, editar meu post e na próxima vez me referir como descendentes de japonêses. E desculpe se lhe ofendi.

Atualmente o melhor (disparado) jogador brasileiro é “brasileiro” mesmo e do Ceará. Seu nome é Thiago Monteiro. No feminino a nossa melhor atleta, Lígia Silva, ainda que em péssima fase é Amazonense.

Abraços,

Mazinho

Eu entendi desde o início essa denominação que você escolheu. E respeito o direito que você tem de chamar descendentes de japoneses como você quiser. Mas não concordo com isso. Além de estar errado. Eu não gosto de ser chamado de japonês, pois não sou japonês. Prefiro ser chamado de brasileiro, nikkei (a denominação correta), pelo meu nome, sobrenome ou apelido. Mas não de japonês.[/quote]
Eu não ligo se sou chamado de “japa”, “japurunga”, “japão”, etc…
nas nunca chamei um nikkei de japonês, sempre me refiro ao nome.
E não vejo necessidade sua de ficar incomodado que alguém lhe chame de japonês…nunca tomei como ofensa quando me chamam de japonês
Anyway irei reconsiderar, editar meu post e na próxima vez me referir como descendentes de japonêses.[/quote]
Cool! ::perfeito::

Atualmente o melhor (disparado) jogador brasileiro é “brasileiro” mesmo e do Ceará. Seu nome é Thiago Monteiro. No feminino a nossa melhor atleta, Lígia Silva, ainda que em péssima fase é Amazonense.

Abraços,

Mazinho[/quote]
Não duvidando de sua afirmação,
Mas baseado em que você afirma que Thiago Monteiro é o melhor atleta do Brasil. Eu me baseei na afirmação que seria o Hugo Hoyama pela brilhante participação no Pan.
Eu não acompanho torneios e desconheço muitos dos profissionais de tênis de mesa.

Atualmente o melhor (disparado) jogador brasileiro é “brasileiro” mesmo e do Ceará. Seu nome é Thiago Monteiro. No feminino a nossa melhor atleta, Lígia Silva, ainda que em péssima fase é Amazonense.

Abraços,

Mazinho[/quote]
Não duvidando de sua afirmação,
Mas baseado em que você afirma que Thiago Monteiro é o melhor atleta do Brasil. Eu me baseei na afirmação que seria o Hugo Hoyama pela brilhante participação no Pan.
Eu não acompanho torneios e desconheço muitos dos profissionais de tênis de mesa.[/quote]
O desempenho de Thiago foi MUITO melhor que o de Hugo.

O que acontece é que toda a mídia estava voltada apenas para Hugo Hoyama. Em todo o evento Thiago perdeu apenas uma partida (a semifinal do evento individual contra Lin Ju). Hugo perdeu 4 partidas individuais e outras 3 quase que perde para adversários BEM mais fracos que ele.

Hugo não esteve bem neste Pan. Conquistou o seu (nosso) recorde, mas atuou bem abaixo do seu potencial. Já Thiago, jogou mal apenas uma partida (a final contra a Argentina e mesmo assim ganhou do seu adversário).

Há pelo menos 3 anos Thiago é o melhor mesa-tenista do Brasil.

Abraços,

Mazinho

[quote=“Lestat”:1w7wd6g7]não estou falando em superioridade da raça, mas sim o interesse no esporte…
[/quote]
Lestat, eu entendi o que o Moroni quis dizer. Não tem nada a ver com superioridade de raça, mas cultura. Ninguém pode negar que a cultura japonesa tem arraigada entre seus valores a disciplina. Quanto ao interesse pelo esporte, acredito que seja passado de pais para filhos, considerando que no Oriente o TM é bem mais difundido que entre nós.

Sou brasileiro mesmo, como disse o Mazinho (apenas com fins didáticos, não que os nisseis não o sejam) e exerço influência sobre meu filho pelas coisas que gosto (sou eu quem banco he he), como artes marciais, TM e música. Assim ocorre em todas as culturas.

Creio que a explicação para ter bastante descendentes entre os melhores se dá por 2 motivos: quantidade e recursos/oportunidade.

I - Quantidade
Há muitos japoneses praticando. Logo, alguns talentos aparecem.

II - Recursos/Oportunidade
Estamos na 3a e 4a geração de descendentes. Nunca a colônia nikkey esteve tão abonada de recursos, devido ao sucesso das primeiras gerações que conseguiram superar muitas dificuldades, estudar e trabalhar muito firme. Nós devemos muito a elas.
Por conseqüência, quando surgiram os talentos nikkeys da década de 90, em média, os pais vêm tendo recursos p/ suportar a carreira (treinos, materiais, desp. campeonatos e intercâmbios) até os dias atuais.

Superioridade de etnia (acho até horrível falar raça) num existe. Existe: talento, oportunidade, sonho, obstinação e superação.

Acho que é uma questão cultural mesmo, pois os esportes que quase todos os kaikans oferecem são judô, beisebol, tenis de mesa e atletismo.
Pra quem não sabe, kaikans são clubes frequentados por descendentes para cultivar a cultura oriental, além dos esportes o pessoal tem o karaokê, odori, etc.
Portanto, desde pequeno eu tenho contato com o TM.
E não ligo de ser chamado de japonês, tenho é muito orgulho pois nós descendentes somos um povo muito dedicado e esforçado, nossos avós e pais superaram a dificuldade de enfrentar um mundo totalmente novo e vencer através de muita dedicação. Rechaçar as origens é desprezar o esforço que eles fizeram.
Meu filho é mestiço e adora ser chamado de japinha…

[quote=“lucianok”:2iv3h0b9]Acho que é uma questão cultural mesmo, pois os esportes que quase todos os kaikans oferecem são judô, beisebol, tenis de mesa e atletismo.
Pra quem não sabe, kaikans são clubes frequentados por descendentes para cultivar a cultura oriental, além dos esportes o pessoal tem o karaokê, odori, etc.
Portanto, desde pequeno eu tenho contato com o TM…[/quote]
Esse é o motivo por ter uma grande quantidade de descendentes que experimenta a modalidade. Dadas as diversas atividades que um kaikan pode proporcionar, muitas acabam escolhendo mais do que uma atividade. E o tm é uma das preferidas como atividade secundária.
Por ex: meu pai e diversos amigos da msm idade faziam parte do time de atletismo e futebol, mas brincavam de tm lá.
Meu caso: Meu 1o treino de tm em academia foi num clube nikkey de futsal. Futsal??? - Isso msm, no Anhanguera Nikkey Clube.

Só não há mais praticantes advindos dos kaikans pq o pessoal considera gostoso brincar de tm, mas treinar parece chato. Então, a maioria dos iniciados acabam parando. É como se o que mais atraísse essas pessoas seja a sensação de brincar de tm e quando eles se deparam com um ambiente de treino sério e treinos detalhadamente técnicos, acabam ficando desapontados quando vêem que se trata de um esporte complexo e não uma simples brincadeira.

Isso é verdade, mas cabe aos técnicos deixarem os treinos interessantes, fazendo com que as pessoas tenham prazer em praticar o esporte. Nem todos os que praticam têm como objetivo ser federados.
Eu por exemplo, pratico por puro prazer, como forma de atenuar o stress da vida profissional. Nem os torneios eu costumo disputar, já fico satisfeito com os treinos e o ranking.