Pode soprar a bolinha na hora dos saques ?

Minha pergunta pode parecer sem sentido, mas é mais por curiosidade.

Na hora do saques, o atleta pode ficar soprando a bolinha? Pq na teoria, a bolinha vai ficar som umidade (devido ao sopro) e difculta a cavadinha se o saques for por baixo

A idéia exatamente é essa: secar a bolinha, pois também prejudica o sacador se a bolinha estiver úmida. A regra não proibe tal atitude.

amigo vc não entendeu:

vc ja viu em videos aqueles tops limpando a borracha: eles soltam tipo um bafinho (para deixar a borracha úmida) e passam o braço, limpando-a.

se o cara fizer o mesmo com a bolinha (irá deixar ela úmida), é permitido?

nunca vi algo q proibi

[quote=“MesaTM”:1s3mwjqx]amigo vc não entendeu:

vc ja viu em videos aqueles tops limpando a borracha: eles soltam tipo um bafinho (para deixar a borracha úmida) e passam o braço, limpando-a.

se o cara fizer o mesmo com a bolinha (irá deixar ela úmida), é permitido?[/quote]
Uma coisa é dá baforada e outra coisa é soprar. A baforada serve para ajudar a limpar a borracha. O sopro ajuda a secar a bola.

Qualquer jogador de boa índole deve secar bem a bola antes de sacar.

Abraços,

Mazinho

[quote=“Mazinho”:3lhwfirw][quote=“MesaTM”:3lhwfirw]amigo vc não entendeu:

vc ja viu em videos aqueles tops limpando a borracha: eles soltam tipo um bafinho (para deixar a borracha úmida) e passam o braço, limpando-a.

se o cara fizer o mesmo com a bolinha (irá deixar ela úmida), é permitido?[/quote]
Uma coisa é dá baforada e outra coisa é soprar. A baforada serve para ajudar a limpar a borracha. O sopro ajuda a secar a bola.

Qualquer jogador de boa índole deve secar bem a bola antes de sacar.

Abraços,

Mazinho[/quote]

Inclusive essa é uma discussão recente entre os meus amigos de faculdade.

Quando se abre a boca o ar sai quente e úmido. No entanto, quando faz um “bico” com a boca para assoprar, o ar sai frio e menos úmido do que o outro caso.

Esse é o fato. Falta explicar o porquê disso.

[quote=“MesaTM”:2mpvzipy]amigo vc não entendeu:

vc ja viu em videos aqueles tops limpando a borracha: eles soltam tipo um bafinho (para deixar a borracha úmida) e passam o braço, limpando-a.

se o cara fizer o mesmo com a bolinha (irá deixar ela úmida), é permitido?[/quote]

Na realidade eles passam a parte da mão na altura do polegar para limpar a borracha após a baforada, pois aquela parte da mão é a que menos sua. Com relação a baforada na bolinha, o máximo que poderá ocorrer é o oponente solicitar a volta do ponto exatamente por a bola estar molhada, mas não considero que os jogadores de 1ª linha o façam, primeiramente pelo fair play, e depois por que ele mesmo poderá ser prejudicado em seu saque.
agora, se o árbitro verificar que o jogador está fazendo isso seguidamente por má fé, visando prejudicar a recepção do adversário, cabe cartão amarelo, e se insistir, vermelho.

O ponto não volta neste caso. Mesmo que a bola esteja molhada o ponto será dado ao adversário. Por fair play o que o oponente pode fazer é errar propositalmente a próxima bola.

Aqui no Nordeste, pelo menos, esquecemos este detalhe da regra. Se a bola estava molhada, voltamos o ponto e poucos árbitros se opõem a isso. Arranjar confusão pra quê, né?

Se o árbitro perceber que o jogador está molhando a bola de propósito (nunca vi isso em alto nível) deverá aplicar-lhe punições, como o cartão amarelo e o amarelo e vermelho juntos (ponto adicionado ao adversário).

Abraços,

Mazinho

Ainda sobre soprar a bolinha, veja este post de Marcos Yamada no Blog do Mundial 2006:
http://mundial2006.temp.mesatenista.net/blog … mesat.html

Na legenda diz que Oh Sang Eun está soprando a bola, porém parece mais que ele estava dando uma baforada, talvez para limpá-la.

Abraços,

Mazinho

Sim patrão, o que eu quis dizer é que em casos específicos, a regra pode, em tese, ser flexionada por uma questão de bom senso por parte do árbitro, tendo em vista as condições de temperatura e umidade aqui do Brasil, de vez em quando eu molho a bola sem querer, pois o suor escorre pelos dedos da minha mão e quando vou treinar ou jogar, ocorre de a bola não ganhar o efeito desejado devido ao suor. Você mesmo disse que em certa ocasião, em uma Copa Brasil, aí no Nordeste, os jogadores não esperavam os 6 pontos regulamentares para usar a toalha, tendo em vista o calor forte que fazia nos jogos, e os árbitros autorizavam sem problemas, pois acredito que a arbitragem esteja ali, claro, para arbitrar os pontos com isenção, porém, com o devido bom senso que o fair play exige, pois acredito que a rigidez da regra, neste caso específico, deva ser usada no caso de má-fé por parte de um dos jogadores; logo, se um dos jogadores mostrar a borracha molhada ao árbitro logo após um saque, o árbitro, verificando a veracidade do ocorrido, volte o ponto e fique mais atento com relação à possibilidade de um dos jogadores estar usando esse artifício para levar vantagem indevida, e aí sim, aplicar a rigidez que a regra prevê.

Outro detalhe, César,

é importante saber quem molhou a bola. Já vi casos onde o adversário recusou-se a voltar o ponto porque foi o sacador quem molhou (sem querer) a bola e depois foi prejudicado com a bola escorregando quando ele tentou atacar a 3ª bola.

Neste caso eu concordo com quem se recusa a voltar o ponto. Eu mesmo já arranjei briga por isso. O condenado do meu adversário suava às bicas e nunca leva toalha para os campeonatos. A partir de um determinado ponto, eu só atacava quando eu sacava, exatamente para secar a bola. Quando o miserável do outro lado sacava eu devolvia a bola bem devagar e por baixo, exatamente para ele se lascar com a bola molhada. Por 3 vezes no mesmo jogo ele quis voltar o ponto. Eu só não o mandei pra aquele lugar porque estava muitíssimo bem humorado naquele dia.

Abraços,

Mazinho

Tem alguns atletas que colocam a bolinha dentro da boca… rsrs e isso eu mesmo vi o Dimitri fazer aqui no aberto, acho que é porque bola nova deixa um pó branco na borracha ai eles limpam ela.

Abraços,

Bob

É, com certeza, cada caso é um caso. O árbitro tem que estar muito atento para evitar as “malandragens”.

[quote=“Bob-Marelli”:3edfhzdw]Tem alguns atletas que colocam a bolinha dentro da boca… rsrs e isso eu mesmo vi o Dimitri fazer aqui no aberto, acho que é porque bola nova deixa um pó branco na borracha ai eles limpam ela.

Abraços,

Bob[/quote]

Inclusive Bob, no manual do robôpong, eles aconselham a literalmente lavar as bolinhas novas antes de colocá-las em uso, devido a este pó branco, que também é responsável pela perda de aderência na borracha.