pode-se dissolver cola a base de água?

Bom,hoje me veio essa dúvida na cabeça, no começo achei bobagem, mais depois,vi que não conseguia parar de pensar nisso e decidi refletir e postar aqui para possíveis discussões.

Refleti assim: Bom, se a cola a base de solvente q tinha como base o solvente(é claro) pode ser dissolvida com solvente por que q a cola a base de água não pode ser dissolvida com água?

Bom como fiquei com medo de que a experiência não desse certo resolvi postar aqui para ver se alguém pode me me ajudar e, quem sabe, ajudar á si mesmo.
Pensei bem ou Pensei mal?
Isso é o que estamos prestes a descobrir…
abraços.

[quote=“rivailzinho”:2fz90fcx]Bom,hoje me veio essa dúvida na cabeça, no começo achei bobagem, mais depois,vi que não conseguia parar de pensar nisso e decidi refletir e postar aqui para possíveis discussões.

Refleti assim: Bom, se a cola a base de solvente q tinha como base o solvente(é claro) pode ser dissolvida com solvente por que q a cola a base de água não pode ser dissolvida com água?

Bom como fiquei com medo de que a experiência não desse certo resolvi postar aqui para ver se alguém pode me me ajudar e, quem sabe, ajudar á si mesmo.
Genialidade minha ou burrice completa?
Isso é o que estamos prestes a descobrir…
abraços.[/quote]

Infelizmente a cola à base de água é solúvel em água apenas enquanto não está seca.

Ou felizmente, pois, se assim fosse, um ambiente com um pouco mais de umidade poderia provocar o descolamento da borracha.

Quando vc “faz concreto” vc usa cimento, cal (às vezes), areia e água.
Depois que o concreto “seca” , nao adianta por mais água certo ?
Claro que certo,
E nem quando está molhado, pois nao faz a menor diferença ter água recomendada ou água de montão.
E pq ?
PQ o concreto nao seca ele cura.
A cola é o mesmo princípio.
Entendeu ?

Doc, você quer fazer concreto usando essa mistura aí? Tá legal, faça uma senhora armadura, bote ferros de 5/8 e encha a viga com essa massa. Se você for o engenheiro que assina a obra certamente será preso e processado pois o prédio vai cair. Alguém já viu concreto sem brita?

ahiuhaiuha
Concreto sem brita.

Eu ainda não usei essas colas a base dagua apesar de ter ouvido comentarios sobre a dificuldade de se descolar a borracha após algum tempo. Mas o interessante é como o pessoal já acostumou tanto a diluir cola com solvente que até a cola a base dagua querem diluir. Dizem q é relativamente demorado secar a cola imagina diluída.

Daqui a pouco vão estar querendo misturar maizena na água e ferver para pegar o “grude” para colar borracha.

Agora é o nosso momento oportuno de ir misturando tudo que é coisa permitida nessas colas escolares , ou artesanais como a Cascore ate chegar a um ponto que tu diga “deu !! é isso que eu queria” dai tu fica milhonario… vamos aproveitar esse momento. rsss