Pode classineta japonesa???

Eu estou com uma madeira caneta japonesa e queria saber se na parte de tras, q tem a cortiça e uma area preta, eu poderia tirar a cortiça e botar uma borracha ali e jogar em um campeonato assim

Vc pode usar a parte q fica a cortiça sim atras ,i colocar uma borracha,para jogar ,muitos atletas nao gostam pq fica muito pesada ,mas muitos tbm usam pino de fesa ,longo q inverte as bolas ,é bom colocar um pino desse atras da raquete ele causa umas distorçoes nao modo q vai para o cara ,adversario para receber a bola,geralmente o pino de defesa sem a esponja,da cor opsta a da borracha da frente é claro.

atah, valeu, pra mim n tem muito problema de peso ou espessura pq a raquete eh fininha

Algumas considerações…
Existe um tópico aqui no site sobre classineta com madeira japonesa. Parece que só um cara está tendo algum resultado no alto nível jogando assim. Na verdade, muitas pessoas realmente usam uma borracha pino atrás para facilitar a recepção e funciona (experiência própria) mas ai nem pode ser considerado classineta, pois não haverá ataque com essa borracha.

A regra diz que a raquete tem que ter um lado preto e outro vermelho, podendo bater a bola apenas nos lados onde tiver borracha. O fato da raquete ser chinesa, japonesa, clássica não importa.

É errado dizer que o pino longo inverte o efeito da bola. Na verdade ele funciona fazendo o oposto disso, ou seja, ele devolve a bola no mesmo sentido do efeito que foi mandado. Quem inverte o efeito são as borrachas lisas. Como o pino não possui muita aderência, ele engole o efeito e faz voltar mais ou menos igual, numa intensidade menor.

É isso…

:servo: Oohhhhhhhhhhhhhhh!!!