Planejamento para um Torneio

Gostaria das opiniões dos usuários deste forum quanto ao planejamento para uma competição ou uma temporada, tais como:

  • preparo fisico( musculação, aeróbico, etc)
  • jogadas;
  • saques;
  • técnicas de base;
  • preparo psicológico;
  • Análise dos possiveis adversários etc.

Como cada um faz?

Ayrton.

Cara, isso que você postou tá mais p/ profissional e eu não faço parte deste grupo. Vou comentar alguns itens da sua lista, mas ao invés de focar uma temporada, vou analisar p/ uma partida de campeonato.

  • preparo físico: A musculação eu faço diariamente na minha fábrica carregando eixos de perua. Parte aeróbica? Bem, de vez em quando eu corro que nem louco p/ não perder o ônibus ou o trem. Brincadeira… P/ mim não há condições de fazer preparação física, já que meu trampo já é muito desgastante.

  • jogadas: Como sou bloqueador, fico cavando bola p/ ver a capacidade do meu adversário de sair de topspin. Se ele tiver drive forte e errar pouco eu fico no bloqueio mesmo. Se ele errar bastante eu começo a tentar minhas jogadas de ataque. A recepção dele é outro ponto que eu analiso bem durante todo o primeiro set.

  • saques: Como eu já citei em outro tópico, começo o jogo executando meus melhores saques p/:
    1 - Tentar sair na frente do placar e jogar menos preso;
    2 - Testar a capacidade de recepção do adversário;
    3 - Testar quais eu posso “reservar” p/ uma situação parelha no fim do jogo.

  • técnicas de base: Não entendi o que isso quer dizer e como se encaixa no contexto.

  • preparo psicológico: Tento me manter quieto durante o jogo, não vibrar muito nos pontos ganhos nem reclamar nos pontos perdidos. Sei lá p/ mim parece que funciona melhor, se bem que um título que eu conquistei foi na pilha total, vibrando e berrando, mas normalmente eu não tenho essa postura.

  • análise de adversários: P/ mim não dá tempo de fazer isso porque eu não participo com frequência de torneios, logo não conheço muita gente quando eu chego no ginásio.
    O que dá +ou- p/ fazer nesse caso é prestar atenção no adversário durante o bate-bola e, como eu citei, analisar algumas coisas no primeiro set sem jogá-lo fora literalmente, é claro.
    Outra coisa: antes do jogo eu sempre peço p/ ver o material que o cara usa e mostro a minha raquete também.

[quote=“Ayrton”:37nm01fc]Gostaria das opiniões dos usuários deste forum quanto ao planejamento para uma competição ou uma temporada, tais como:

  • preparo fisico( musculação, aeróbico, etc)
  • jogadas;
  • saques;
  • técnicas de base;
  • preparo psicológico;
  • Análise dos possiveis adversários etc.

Como cada um faz?

Ayrton.[/quote]
NMO, p/ formar atletas de alto nível, a prep não pode ser feita sem imaginar um prazo inferior a 1 ano. Sendo assim, no final da temporada deve ser planejada a próxima preparação nos aspectos: físico, técnico, psicológico e motivacional.
Para isso, deve ser estudado o calendário identificando as competições a serem priorizadas.
Então, faz-se a periodização de cada aspecto, de acordo com suas particularidades, a fim de mirar o pico da perfomance na data dos campeonatos priortários.
Além do “timing”, é preciso estudar as características dos campeonatos prioritários: mesa, piso, cor da parede, adversários, altitude, etc.

A prep física deve ser feita por um profissional da área.

No aspecto técnico, acredito que quanto mais distante o torneio está mais treinos de base têm que ser feitos e quanto mais perto, mais treinos táticos e simulações de jogo devem ser feitos. Não entendam isso como: “quanto mais perto do torneio, mais peronalizado”. Na vdd acho q o treino durante todo o ano deveria ser mais customizado, visando aperfeiçoar os pontos fortes e desenvolver os pontos fracos. E tmb, adotar treinos táticos em relação a forma como o indivíduo joga, deveria jogar ou como seus adversários jogam contra.

O psicológico é o mais pessoal de todos. Deveria ser feita com um profissional, mas há atletas bem preparados que não utilizam. Por isso creio ser o mais pessoal. Cada um tem q achar a forma de chegar lá c/ a melhor cabeça possível.

A análise dos adversários deveria ser feita através de estudos com vídeo, scalts e a imaginação de como encaixar melhor seu jogo no jogo dos outros (SWOT).

Tem um outro aspecto q não entra como planejamento, mas como prática de vida. É o auto-desenvolvimento. Tem q assistir vídeos de profissionais e os próprios vídeos. A perspectiva do jogo em 3a pessoa é mto diferente da em 1a pessoa. Ouvir sinceramente e não deletar a opinião crítica de terceiros também é ótimo. Estudar sobre materiais também é bom. As vezes, o atleta poderia estar rendendo mais com outra raquete que não fosse a “Petr Korbel + 2 FX”, mas por falta de correr atrás há o medo da mudança. Além disso, quem estuda materiais sabe se comportar melhor contra os materiais diferentes dos outros.

É claro que fazer o que falei aqui no Brasil é mto difícil. A começar pelo calendário mutante e critérios de seleção imprevisíveis. Por acaso dá p saber quando haverá Copas Brasil em qto tempo de antecedência? E as seletivas? E qual o critério será adotado para a seleção em Sul Americanos, Latino, Pan, etc? Sob a ótica de preparação, tudo isso é feito com pouco tempo antes de cada evento. Então, os atletas sempre se deparam c/ a necessidade de fazer uma preparação de longo prazo c/ diversos ajustes de curtíssimo prazo.