Eu iniciei jogando caneta japonesa, isso a 10 anos atrás!..por causa do custo (menos 1 borracha!) e por influência de ter visto Claudio Kano em uma apresentaçã na minha cidade (antes do trágico acidente de moto), 1 ano depois eu passei a jogar clássico por um simples motivo, me achava muito lento para jogar caneta japonesa e meu backhand era fraco, mudei para clássico, meu backhand não é lá essas coisas mais melhorou, e meu forehand continuou forte (talvez por influência do inicio caneta).
Depois de mais ou menos 3 anos de treino saquei que nunca ia ser um top (talvez com mais estrutura poderia chegar um pouco mais forte, mais falta talento mesmo) me dediquei a estudar um pouco o TM e seus estilos, com isso comecei a ver pinos, e o estilo classineta, e para entender melhor joguei com tudo inclusive mudando de estilo, como meu objetivo não era alto nível e sim aprender mais acho que consegui o que queria.
Acredito que a falta de caneteiros vem um pouco do fato até cultural, explico, em 1997 quando assisti o aberto do Brasil, via em Kim taek Soo um jogo muito bonito e agressivo, mais em resultados?, como Waldner foi campeão mundial em grande estilo aquele ano, via-se os classistas com mais facilidade, me lembro os tops tinhamos como caneteiros somente kim, Nam kyu e Liu guliang, ou seja a quantidade de caneteiros sejam japones/koreano ou chines era pequena, isso já em decorrencia os sucessos em anos anteriores de persson, carlson, gatien, tanto que a china apostou nos classistas como nunca, tendo o Tao e agora o wang liquin, se os 3 primeiros do ranking fossem caneteiros e em grande evidência com certeza todo mundo ia querer jogar caneta, afinal, quando o criança vc jogava bola queria ser como o Romário né??? e hj as crianças que jogam bola querem ser o Robinho…rsrs…a cultura interfere muito, as vezes o atleta tem biotipo e mais facilidade para jogar caneta, mais prefere o clássico pq o liquin loga clássico. No Brasil em especial tinhamos muitos caneteiros por influência dos decendentes japones no TM, quando essa influência diminuiu viu-se uma invasão da escola Européia (predominantemente clássica, principalmente por causa do Biotipo), e com o sucesso eminente por exemplo de Thiago Monteiro, passou a ser grande tendência no Brasil.
Por exemplo as clínicas internacionais que temos no Brasil, no geral são de Escolas Européias (Marilia com Blondell um exemplo - eu fui em uma e achei excepcional diga de passagem). Acredito que se aparecer uma Academia grande com Parceria com um Clube Koreano por exemplo e tiver um grande sucesso rápido, teremos muitos caneteiros novamente no Brasil, é algo normal em qualquer esporte (Deixo Claro…torço muito para o Cazu acho ele uma das maiores promessas Brasileiras! e detalhe …caneteiro japonês!!! …ou seja o talento e a cabeça no lugar valem mais que qualquer coisa!)