Pinos curtos: verticais vs horizontais

Boa Tarde!
Alguem saberia me responder o porque alguns pinos curtos tem seus pinos posicionados na horizontal e outros na vertical?
Por exemplo: O pino Nittaku Moristo SP tem os pinos seguidos na Vertical e o Yasaka Rakza PO na Horizontal.
Tenho os dois na espessura máxima. Particularmente não sinto muita diferença entre os dois, mas observei isso e fiquei na curiosidade.

Teoricamente, os pinos curtos alinhados horizontalmente proporcionam mais efeito do que os alinhados verticalmente. Este último tipo gera mais velocidade.
Mas claro que isso depende de muitos outros fatores, como diâmetro dos pinos, espaçamento, tipo de borracha utilizada, tipo de esponja, espessura, etc.
Infelizmente só existe 1 modelo de pino que pode ser colado tanto na horizontal quanto na vertical.
E digo infelizmente porque só assim para poder checar as diferenças citadas acima, pois se trata da mesma borracha.
Me refiro ao Andro Hexer Pips. Ele vem com o logo da marca nos 2 sentidos, assim o jogador pode escolher como quer colar.

1 Curtida