PINOS CURTOS, QUAL O MELHOR? MD SPIN PIPIS 21, CLIPPA ETC

QUAL SERIA O MELHOR PINO ANALISANDO: EFEITO, VELOCIDADE ENFIM DIGAM SUAS PREFERENCIAS.

Rapaz, o melhor pino na minha opinião é o TSP Spinpips, ele tem bom controle e ótimo efeito…e Liu Guoliang (um dos melhores jogadores de todos os tempos) usava ele…além de Johnny Huang…

Em questão de velocidade o melhor pino é o TSP Spectol (que o Wang Tao usava e que a garota-sensação japonesa Ai Fukuhara também usa no backhand).

Os pinos da TSP são melhores que os outros pois dão muito mais controle (obs: não sou representante da TSP). O Challenger da Butterfly tem ótimo efeito, mas o controle não é legal…Outro pino bom é o da Friendship 802 mas a esponja é muito dura…(parece que agora a Friendship está fabricando essa borracha com uma esponja de 35º)

No fim de carreira o Liu Guoliang usou o Stiga Clippa, mas acho que foi apenas uma questão de marketing, pois os chineses quando estão pra se aposentar usam materiais que não usaram a vida toda. Veja o exemplo de Kong Linghui sempre jogou com madeira Avalox e borrachas chinesas da Globe e agora tá usando Butterfly…

Ô Jadson… Peraí né… Vamos ser justos com o Kong, ele pode estar p/ se aposentar em alguns anos, mas não é de hoje que ele usa material BTY. O Kong foi campeão mundial em 95 com madeira Avalox e borrachas Globe sim, mas na Olimpíada de Sydney, 2000, ele foi campeão (o auge da sua carreira, portanto) usando madeira e borracha BTY. Que, por sinal, eu acho 2 coisas horríveis, a madeira Kong Linghui e a borracha Tackifire Special. Mas o Kong é Kong e joga com qualquer material.
No caso do Liu Guoliang eu te dou toda razão: ele assinou com a Stiga depois de já ter conquistado todos seus títulos importantes. Quase um final de carreira, o que acabou realmente acontecendo em poucos anos.

Eu ja usei pino durante mto tempo comecei com:
DHS PF4 - duro mto duro…
Spectol - Mto bom mas gastava rápido
Spin Pips - Mto bom mesmo…
Omote da Yasaka - não sei se ainda existe mas eu gostei mto…

Eu comecei com o PF4 da DHS, e realmente é muito seco/duro.
Faz tempo, e por um bom tempo, usei o Spectol da TSP, mas sua manuseabilidade ficou comprometida com a bola de 40mm.

Recentemente, de julho/2004 para cá, testei vários pinos (6, para ser exato), e posso citar 2 que me agradaram muito, extremamente ofensivos, de fácil controle e com nível alto de deflexão (ou aquela bola que cai, como prefiram): o Large Pro da Yasaka, e a combinação da esponja Friendship Soft 35° c/ topsheet Friendship 799, realmente fantásticos. Na minha opinião, não tem pra ninguém. Aliás, os pinos chineses em geral são muito bons, exóticos eu diria, basta treinar e se acostumar com eles.

E aí jadson você saberia me dizer qual espessura Liu Guoliang usava em sua antiga Spin Pipis 21?

Uma notícia: em 1999 a Spinpips foi proibida pela ITTF…então a TSP lançou a MD Spinpips e recentemente a MD Spinpips 21 (para bola de 40mm).

Outra coisa: pra minha surpresa o Kong Linghui não usa a Tackfire Special, ele usa a madeira K.Linghui Special, no back usa Bryce e no forehand ele continua a usar a Globe. A própria Butterfly quando divulga o material que Kong usa, omite a borracha do forehand. Eles falam que Kong ajudou na fabricação da Tackfire…

Mas quando ele foi campeão olímpico, ele usava Tackifire Special no back. E usava tbm a madeira Kong Linghui, não a Special mas a primeira versão, de 5 folhas.

Pô, acabei esquecendo de falar sobre os pinos. Eu tbm já fui pineiro e o que eu + gostei até hoje foi o Spinpips preto. Numa madeira com fibra de carbono ficava o bicho. Mas com o advento das bolas de 40mm, sua eficiência diminuiu bastante.
Um outro pino que eu gostei foi o PF4-652-JS, com esponja japonesa. Acho que é o mesmo PF4 que já comentaram ser duro, mas com essa esponja ficava excelente.

bom, no momento eu to usando um friendship R.I.T.C. 563, porém estou abandonando esta criança… por se tratar de um pino curto-médio, estou com dificuldades de impor um jogo mais ofensivo.
Experimentei o Spectol, e a primeira impressão foi muito boa…

Se vc faz um movimento mais curvo, puxado…prefira TSP MD Spinpips ou Stiga Clippa…

Mas se o movimento é mais reto, batido…sugiro TSP Spectol.