Pinos: Classistas com médios e curtos...

Amigos, mais uma questão sobre pinos:
Porque, exatamente, alguns clássicos utilizam pinos médios ou curtos, principalmente no back? Não estou questionando sobre tops mundiais, mas jogadores de certo nível que utilizam esse material.
Acredito que, em primeiro lugar, facilite na recepção de saques;
O bloqueio sairia com maior facilidade, mas o ataque perderia em spin;
Em algumas situações alguns katos poderiam ser feitos, mas não é a base desse tipo de jogo;
Enfim, agradeço maiores informações.
Abraços a todos.

[quote=“CADUPA”:3ht2b086]Amigos, mais uma questão sobre pinos:
Porque, exatamente, alguns clássicos utilizam pinos médios ou curtos, principalmente no back? Não estou questionando sobre tops mundiais, mas jogadores de certo nível que utilizam esse material.
Acredito que, em primeiro lugar, facilite na recepção de saques;
O bloqueio sairia com maior facilidade, mas o ataque perderia em spin;
Em algumas situações alguns katos poderiam ser feitos, mas não é a base desse tipo de jogo;
Enfim, agradeço maiores informações.
Abraços a todos.[/quote]

O meu pino curto não facilita a recepção, na minha opinião ele limita a recepção.

O pino tem uma eficiência maior pra vc diminuir o tempo de reação do seu adversário, efetuando golpes na ascendência da bola, não dá pra por muito topspin mas dá pra cavar pesado. Uma boa tecnica de bloqueio com pino é importante e ainda não to bom nesse quesito. O bloqueio tem que variar muito na sensibilidade, pq as vezes vc carrega e as vezes vc bate mais rápido, o tempo que a bola fica na raquete vai variar de acordo com o que seu adversário mandou e o local onde vc pega a bola (subida, ponto mais alto ou descida) também pode variar bastante, obrigando vc a mexer mais pra usar o forehand ou simplesmente pra bloquear no tempo certo. Na borracha ainda dá pra corrigir o bloqueio na mão na minha opinião, no pino acho que a movimentação importa mais pq é mais fácil pegar sempre na ascendencia.

Qd eu saio da mesa e me afasto, até dá pra arriscar um kato de pino e as vezes entra bem pesado, mas só em situações que não dá pra fazer nada além de passar bola.

Eu uso pino curto no backhand e vou dar minha opinião:

PRÓS:

  • Facilita sim a recepção de saques;
  • É fácil tb atacar katos;
  • Eu sempre levo vantagem em trocas de bolas rápidas sobre a mesa;
  • A cozinhada (mesinha aqui na Bahia) engana muito o adversário pois dependendo da sua técnica, vc pode variar entre golpes com efeito e bolas mortas, fazendo o adversário errar.
  • Controla muito bolas na defesa, tipo levantadas (aquelas que Maze fez contrao Shuai).

CONTRAS:

  • É complicado bloquear a princípio. É necessário aprender a técnica. Ao dominar a técnica vc pode variar entre ataques rápidos e “matadas” (no estilo Waldner);
  • O pino curto perde a eficiência afastado da mesa (o ideal é dar um kato e voltar logo para a mesa).

TÉCNICA:

  • Eu geralmente pego a bola no ponto mais alto na maioria dos golpes.
  • O movimento básico é vir com a raquete de trás, atingir a bola em cheio e fazer tipo um “S”, finalizando com a raquete fechada.
  • Nunca pegue a bola de raspão.
  • Em alguns bloqueios pego a bola logo que toca na mesa (com a raquete aberta ou com um movimento lateral).
  • Quando estou à média distância da mesa dando drives (com a borracha lisa) e o adversário joga no meu back, eu deixo a bola cair e dou um topspin de pino. Isso atrapalha em muito o bloqueio deles.

Espero ter ajudado. :wink:

No caso de pino médio: facilita a recepção de saques e no domínio geral dos golpes com spin do adversário. Mas, principalmente, quebra o ritmo de um rali. Eu sei muito bem porque joguei contra jogadores que usavam pino médio. Eles usavam o pino p/ me deslocar, me convidando a soltar drive de forehand no back deles. E quando eu fazia isso a bola voltava incrivelmente ruim de atacar novamente, eu tinha que passar mas aí tomava porradão chapado.

Taí…pedi algumas opiniões e ganhei “aulas”! Muito obrigado mesmo!
E quanto a ataques de back? Dependendo do pino até é possível um pouco de spin com bastante pulso, correto?

Acho que não me expressei muito bem. Pergunto sobre bolas dentro da mesa que não estão com força: Vcs “cavam” ou é possível atacar soltando bastante o pulso?

E pinos longos?

da para fazer drive de back com algum tipo de pino?

[quote=“reidoclassico”:3l9d0b7r]E pinos longos?

da para fazer drive de back com algum tipo de pino?[/quote]

Dá! Mas primeiro você tem que ser um ninja 8) .

Já vi poucos tentando e dificilmente passava…mas quando passava… :twisted:

[quote=“ThiagoMR”:1mmlwee1][quote=“reidoclassico”:1mmlwee1]E pinos longos?

da para fazer drive de back com algum tipo de pino?[/quote]

Dá! Mas primeiro você tem que ser um ninja 8) .

Já vi poucos tentando e dificilmente passava…mas quando passava… :twisted: [/quote]

Há tempos atras montei numa Septear uma tackfire drive no fore e um pino longo da TSP P1R, com esse pino eu conseguia dar katos, atacar chapado, dai me chega o Mancini (barriguinha) e por incrivel que pareça com essa minha raquete ele dava drive de back… :smiley: esse é o ninja mineiro rsrsrs

Abraços,

Bob

Dá pra atacar forte sim. É legal observar a Ai Fukuhara jogando. Em alguns momentos a bola para na sua frente e ela bate seco com uma força incrível. Ela não usa o pulso pra raspar mas sim pra neutralizar efeito mesmo que é a vantagem do pino, bater seco na bola é mais fácil. Waldner fazia isso de borracha eheheheh :stuck_out_tongue: e com muito mais eficiência.

[quote=“reidoclassico”:1sl25q2c]E pinos longos?

da para fazer drive de back com algum tipo de pino?[/quote]

Aí tem que ser ninja mesmo, até tem como, mas a sensibilidade do cara que faz isso com REGULARIDADE é boa, pois se vc bate e para a bola cai, se vc raspa a bola cai. Tem que conduzir o suficiente pra bola passar mas com velocidade, mesmo assim a bola vai morta ou um pouco torta (estamos falando de drive de back e não de passar a bola só carregando).
Raramente o Joo Se Hyuk faz um drive de back, mas em algum jogo seu no mundial, ele faz um drive de back de pino como se fosse borracha e leva contra-ataque em cima. Já na recepção da pra inventar mais , é mais fácil.

Fazer movimentos amplos e muito ofensivos de pino longo é bem complicado.

[quote=“Bob-Marelli”:arxiov14][quote=“ThiagoMR”:arxiov14][quote=“reidoclassico”:arxiov14]E pinos longos?

da para fazer drive de back com algum tipo de pino?[/quote]

Dá! Mas primeiro você tem que ser um ninja 8) .

Já vi poucos tentando e dificilmente passava…mas quando passava… :twisted: [/quote]

Há tempos atras montei numa Septear uma tackfire drive no fore e um pino longo da TSP P1R, com esse pino eu conseguia dar katos, atacar chapado, dai me chega o Mancini (barriguinha) e por incrivel que pareça com essa minha raquete ele dava drive de back… :smiley: esse é o ninja mineiro rsrsrs

Abraços,

Bob[/quote]

O barriguinha é mágico 8O

[quote=“ThiagoMR”:1xsj50zw][quote=“Bob-Marelli”:1xsj50zw][quote=“ThiagoMR”:1xsj50zw][quote=“reidoclassico”:1xsj50zw]E pinos longos?

da para fazer drive de back com algum tipo de pino?[/quote]

Dá! Mas primeiro você tem que ser um ninja 8) .

Já vi poucos tentando e dificilmente passava…mas quando passava… :twisted: [/quote]

Há tempos atras montei numa Septear uma tackfire drive no fore e um pino longo da TSP P1R, com esse pino eu conseguia dar katos, atacar chapado, dai me chega o Mancini (barriguinha) e por incrivel que pareça com essa minha raquete ele dava drive de back… :smiley: esse é o ninja mineiro rsrsrs

Abraços,

Bob[/quote]

O barriguinha é mágico 8O [/quote]

COMO DIRIA JUVENAL ANTENA “JUSTAMENTE”

No ultimo camp mineiro, q eu vi ele jogando fiquei impesionado como ele consegui fazer aquilo, cheguei ate a achar q é normal, por isso perguntei
^^

flw!

Ai pessoal eu acho que faltou o depoimento de um conhecido nosso que eu acho que é interessante que até pouco tempo atrás jogava com uma anti spim no back mas fiquei sabendo que ele usou bastante pino longo também ,Edson tamashiro é o nome dele, e o cara é bom eim…
Abraço a todos

Eu tenho uma raquete com uma borracha lisa no fore e um pino muito estranho no back, ele nao e longo mas seu diametro e menor que sua altura e nao tem esponja. Eu uso ele para dar katos porque com ele voce nao sente muito o efeito mas a bola volta muito lenta com muito backspin e quando ela cai na mesa ela para deixando o ataque muito dificil. Ate que e legal jogar com ela.

Para quem quer ver tecnicas sobre pinos tem esse video aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=4NVmoJY2UMY

Nossa valeu msm Bmendes.

mas alguem sabe me fala sobre esses pinos?
TSP Tyranno MPS
Andro Revolution Cor Pips

flw!

[quote=“reidoclassico”:1wf7a1ub]Nossa valeu msm Bmendes.

mas alguem sabe me fala sobre esses pinos?
TSP Tyranno MPS
Andro Revolution Cor Pips

flw![/quote]

Eu uso esse da Andro(olha a minha assinatura!). Ele é excelente, parece borracha lisa. O único problema é que ele é rapido demais :twisted:

[quote=“ThiagoMR”:qcd9ilgx][quote=“reidoclassico”:qcd9ilgx]Nossa valeu msm Bmendes.

mas alguem sabe me fala sobre esses pinos?
TSP Tyranno MPS
Andro Revolution Cor Pips

flw![/quote]

Eu uso esse da Andro(olha a minha assinatura!). Ele é excelente, parece borracha lisa. O único problema é que ele é rapido demais :twisted: [/quote]

HUM…vlw thiago.

É pq o barriquinha me sugerio um desses dois.

Alguem ja usou o da tsp Tyranno MPS ?

flw!

Pergunte ao j0rnal1sta. Veja a assinatura dele.