Rapaz…tô reparando que quase ninguém joga com pino de ataque…no entanto temos muitos experts em pino…rsrsrs…dando opiniões do tipo: “use isso ou use aquilo”…por meros testes rápidos que já fizeram com pinos…
Eu uso pino curto de ataque a mais de 10 anos…disputo campeonatos com ele (tentei tirar o pino recentemente, mas voltei atrás)…não sou nenhum jogador de renome…mas já tenho uma certa experiência com materiais…aqui na Bahia sou o 6º do ranking estadual da 1ª divisão (o que não é grande coisa…apesar de eu ter ganho todas etapas da categoria adulto em 2005)…porém posso falar com certa propriedade do pino curto de ataque.
Os melhores pinos são da TSP…o Spinpips e o Spectol…Porém existem pinos muito bons como o Challenger da BTY, o Radical e o Clippa da Stiga e o 802-40 da Friendship.
O Spinpips dá uma boa quantidade de efeito, já o Spectol é melhor pra golpes chapados na bola.
Eu não aconselho a ninguém a usar pino para esconder uma deficiência, como por exemplo um backhand fraco…eu uso pino no back e o considero melhor que o fore…quem decidir usar pino, use-o como uma estratégia…se for caneteiro e goste de atacar batendo na bola, o pino é ideal…classistas podem usá-lo no backhand, surpreendendo o adversário com devoluções rápidas e bloqueios arrasadores…