Pino Longo é uma boa opção?

Tenho usado nos últimos três meses um pino longo da Tibhar chamado grass com uma esponja bem fina no back qdo jogo clássico, e não é que para um panga ele tem dado resultado a curto prazo contra pessoas que usam efeito ou as pessoas menos atentas.Sei que muitos dizem que atrasa e inibe o desenvolvimento do Tênis de Mesa.O que todos acham?
Quem joga com pino longo ? E você Mazinho o que acha e como está a sua experiência com o Nittaku Moristo LP ? Vai vender no site? Quanto custaria?

saudações mesatenista

Eu também uso esse pino longo, é um bom pino, eu usava da friendship antes, esse da tibhar tem mais controle, mas não deixa a bola tão “torta” como o da friendship. Eu nao sei se as pessoas aprenderam a jogar contra o pino, ou se ele realmente nao reverte tanto o efeito, ele tem mais controle, achei mais fácil controlar, só que pra sair kato, tem que forçar mais, se nao a bola nem anda.

Tambêm sou adepto ao pino longo. Não acredito que ele inibe o desenvolvimento do tdm, mas é fato que poucos treinadores sabem ensinar o uso desse tipo de material e convenhamos, bater bola com pino longo é uma sacanagem para quem está do outro lado.

Já usei muitos pinos e a que mais gosto e ainda uso é o Fog, da DHS. Alem de oferecer um ótimo controle, ela permite ataques fortes e dependendo de como se usa, pode até colocar muito efeito.

Glória ao pino longo! E glória aos pineiros!

Acho uma partida com um dos jogadores usando pino não tem o mesmo dinamismo que uma com borrachas lisas. Durante muito tempo os usos dos pinos superlongos foram proibidos, pois não estimulava o desenvolvimento do tt e proporcionava partidas injustas. Acredito uma pessoa que queira levar a essência e a técnica do tt não procuraria os pinos como solução para ganhar alguns pontos em uma partida é um saco jogar com adversário com pino.

Cara, senti um tremendo preconceito nas suas palavras. O que vc considera a “essência e a técnica do tt”? Somente drives, topspins e smashes? Só jogo ofensivo é ético no TM? Eu definitivamente não penso assim. Já tive opinião parecida, mas hoje eu sei que qualquer estilo é válido no TM e o que conta msm é a vitória final. Imagine vc jogando contra um kateiro. Minha dica é forçar topspins no ponto forte do kateiro que é justamente o pino no back. Uma vez vencida a confiança do kateiro em sua melhor bola, o caminho p/ a vitória está traçado, mas isto, evidentemente, depende de quanta técnica vc possui p/ “quebrar” o kateiro no backhand. Se não conseguir é pq ainda falta treino p/ tal façanha.
Quanto ao seu comentário sobre uma partida entre 2 pineiros longos, eu tenho o seguinte a dizer: quando ambos são de alto nível torna-se a coisa + eletrizante do mundo, basta ver o que Li Gun Sang e Matsushita aprontaram no mundial de 1989.

Sou obrigado a concordar com o Nakata, para variar… hehe :servo: e acrescento que eu detesto e adoro jogar contra pino, isso é possivel ? sim, eu explico, eu detesto jogar em campeonatos e adoro jogar em treinos, porém aqui em Minas são poucas as vezes em que podemos jogar contra pino e geralmente quando jogamos é em torneio, agora, é sem dúvida a melhor forma de se medir a sua técnica, pois quando se joga bem contra um pino longo, vc já está com um nivel técnico sem dúvidas proximo do excelente ! isso é claro se o cara for realmente um Kateiro de qualidade.

Abraços,

Bob

o jogo pode ficar mais lento, com poucas trocas de bola, mas que isso cara, contra um pino o atleta tem que ficar mais atento, ter mais calma.

Caro Viana, por favor: defina “dinamismo”.