Pino longo com e sem esponja

Galera, é o seguinte.
Eu uso o TSP curl p1-r sem esponja, e estou enfrentando alguns problemas.

O pino sem esponja, inverte bem, entorta as bolas, dá pra recepcionar legal, mas eu to com um problema que é o seguinte.

Vantagens: Quando afasto e acerto o kato , vai pesado, e geralmente o adversário passa. Quando acerto o kato em cima da mesa, o adversário come o efeito ou passa a bola, dando oportunidade pra que eu ataque, que é meu objetivo, usar o pino também pra criar oportunidades de ataque.
Mas, tem um problema.

  • Quando o adversário saca sem efeito, ou com pouco efeito, curto ou médio no meu back (uso pino no back), eu empurro a bola, e o adversário cobre a bola, atacando no meio ou no meu back.
    Ai vem o problema, sem esponja, a bola quica na mesa, bate no pino e explode, é dificil controlar, mesmo porque não dá tempo de pular e afastar da mesa, aí já viu, perco alguns pontos assim.
  • Não dá tempo de afastar e fazer o movimento certinho, e mesmo que dê tempo, nem sempre dá pra controlar, já que pino ox é dificil controlar a média e longa distância da mesa. Essa é a principal desvantagem, o back fica vulnerável, pois o cara passa morto, eu empurro e ele (adversário ficticio) cobre com certa facilidade. Muita gente não sente dificuldade com aquela bola esmagada de pino, e nem sempre dá pra deslocar legal o adversário.

Aí, tenho algumas soluções

  • Eu já giro a raquete pra fazer back, mas na recepção é um fato raro.
    Então, ou começo a rodar a raquete pra recepcionar de borracha, pra passar uma bola mais complicada pro adversário.
  • Ou eu boto um pino com esponja, pra que eu empurre o saque do adversário, e consiga dar o kato na próxima bola, já que pino com esponja vai amortecer mais, aí vai dar pra controlar.

Esse é meu problema, meu back as vezes fica vulnerável, porque não dá tempo de abrir fore em tudo.
Se alguém tiver sugestões, pra que eu continue usando pino OX pois eu prefiro usar OX, mas consiga eliminar esse problema de ficar passando bola morta, por favor.
Se alguém tiver outra sugestão (botar borracha lisa no momento não).

Eu pensei nessas soluções

  • colocar pino com esponja, pra controlar os katos a média distância , já que eu consigo afastar um pouco, mas não o suficiente pra dar kato de pino ox.
  • recepcionar mais de borracha no back, ou abrir tudo de fore , o que vai me dar um trabalho.
    Pois não quero chegar no brasileiro, e perder um jogo por ter um back vulnerável nos pontos decisivos, e eu não posso me segurar no fore o jogo inteiro, o pino tem que funcionar como um acessório. Eu jogo fazendo pontos de ataque de fore, não jogo kato, eu tento ficar bem próximo a mesa. Com adversários mais fracos, ainda consigo controlar o kato de pino ox, mas se pego alguém que acelera mais, e mais rápido na terceira bola, me dou mal.

Não sei se ficou compreensível, qualquer coisa eu escrevo de novo. Alguém já passou por esse problema?

Ai vem o problema, sem esponja, a bola quica na mesa, bate no pino e explode, é dificil controlar, mesmo porque não dá tempo de pular e afastar da mesa, aí já viu, perco alguns pontos assim.

Pelo que entendi a bola vem forte do seu lado, no seu back ( lado que vc usa o pino longo )

Nesse caso eu tenho conseguido bons resultados apenas colocando a raquete na bola logo que ela quica , como num shoto só que sem empurrar para frente, ( só barrar ) dá para virar ligeiramente a raquete para direcionar a bola para mandar onde quizer.
Procure o angulo de inclinação melhor para a sua borracha, na Long II o angulo é de aprox. 80 graus para a frente.
Eu uso Feint Long com espuma de Sriver 2.1 mm, mas isso funcionava tbem com a borracha OX só que a bola era mais lenta.

Aí que está o problema, só fechando o ângulo a bola até pode passar, mas ou passa alta pq explode no pino, ou passa meia altura e passa fácil também pra que o adversário continue atacando.

Por isso eu pensei em recepcionar mais de borracha, pra não voltar um drive muito forte, ou usar pino de esponja pra tentar dar o kato nesses drives.

Fechando mais o angulo da raquete a bola irá mais rente a rede, dificultando a devolução, virando a raquete um pouco para o lado vc poderá devolver numa posição desconfortavel para o adversário atacar sua bola.