Pino Curto....

Boa Tarde,

Simples e direto.

Mantém sua atual madeira que por sinal é bem boa e compra um TSP Superspinpips ou um Xiom Zava, vai ficar um conjunto animal.

Ps.: o DHS 652 não serve nem pra escovar cachorro, duro, sem controle, e quase nada de efeito.

Abs.

Montei uma raquete chinesa avalox P700, com borracha xiom Zava, ficou um conjunto rapido, fiquei impressionado com a performance da borracha, mt rapida e controlada. Tanto da pra jogo proximo a mesa como longe.
Na direita nao estou tendo problema, mas batidas ou shoto na esquerda precisa ter mais treino.

MInha ultima raquete com pino, foi uma avalox P 500 com borracha Ly Ly (pino curto, espuma mole), mt controle facil dar
top spin

AIlton Pereira
madeira - Avalox P 700 + borracha Xiom ZAVA
madeira - Xiom RSM Platinun Special + borracha Donic Acuda S2

Boa tarde a todos!! Já pesquisei aqui e em alguns forum internacionais e não consegui chegar a nenhuma conclusão a repeito de PINO CURTO, houvi falar de dhs 652, Dr neubauer leopard, 729 802 e 729 802-40,etc… Alguém poderia dar uma força com algum comentário a respeito de PINO CURTO, meu objetivo seria um PINO CURTO com bom controle,velocidade média,bom efeito para saque e drives e com pouco efeito de entrada se é que isso é possivel.
Desde já agradeço a ajuda!

Ricardo, eu estou usando pino curto de um lado e darei algumas opiniões.

  • DHS 652: É duro mas proporciona boa velocidade e bom controle. Tem alinhamento a zero grau, ou seja, horizontalmente. Teoricamente este tipo de alinhamento favoreceria efeito sobre a velocidade, mas não se pode esperar muito efeito quando se trata de pino curto. Este pino é excelente para bloquear mas talvez fique devendo no ataque.
  • F-ship 802-40: É mais rápido que o 652 mas dá menos controle. Sua batida também estala mais na madeira e também tem alinhamento horizontal. Não gostei deste.
  • Xtend P.O.: É o meu titular atualmente. Achei-o sensacional. É muito macio e gera velocidade espantosa. Para atacar não vi nada melhor. Talvez o Moristo SP tenha a mesma velocidade, mas certamente menos controle, coisa onde o Xtend é muito bom. Tem alinhamento vertical.

[quote=“Nakata” post=98927]Ricardo, eu estou usando pino curto de um lado e darei algumas opiniões.

  • DHS 652: É duro mas proporciona boa velocidade e bom controle. Tem alinhamento a zero grau, ou seja, horizontalmente. Teoricamente este tipo de alinhamento favoreceria efeito sobre a velocidade, mas não se pode esperar muito efeito quando se trata de pino curto. Este pino é excelente para bloquear mas talvez fique devendo no ataque.
  • F-ship 802-40: É mais rápido que o 652 mas dá menos controle. Sua batida também estala mais na madeira e também tem alinhamento horizontal. Não gostei deste.
  • Xtend P.O.: É o meu titular atualmente. Achei-o sensacional. É muito macio e gera velocidade espantosa. Para atacar não vi nada melhor. Talvez o Moristo SP tenha a mesma velocidade, mas certamente menos controle, coisa onde o Xtend é muito bom. Tem alinhamento vertical.[/quote]

Olá Nakata, obrigado pelas dicas… Vi um comentário aqui no site falando mau do 652, mas como também vi outros em sites gringos falando bem e agora você endossando vou comprar pra testar, afinal o que são 10,00 usd?.. aprox 22,00 reais rsrsrsrsr,
Uma certa vez em uma de suas analises, voce recomendou a borracha JUIC SCRAMBLER, eu a encontrei com um vendedor no ebay na versão “TUNED” acredito ser com esponja mais rápida que a versão original e na minha humilde opinião a melhor borracha que já usei, elá é muito equilibrada, tem um excepcional controle,ótima velocidade e grande efeito, com ela todos o golpes parecem ser perfeitos, o único defeito é que não se encontra com facilidade.
Até +
Valeu!!!

E para madeiras médias? Qual pino seria ideal?

Alguém pode dizer algo sobre os Pinos Curtos:

  • Yasaka Xtend PO
  • Xiom Zava
    Qual “entorta mais”? Melhor para Forehand Defensivo(Clássico)? etc.

Obrigado! :stuck_out_tongue_winking_eye:

Exitem atletas profissionais que usam pino curto no forehand, mas atletas clássicos e não canetas???
:woohoo: :S :pinch: :ohmy:

[quote=“Pin0” post=101938]Exitem atletas profissionais que usam pino curto no forehand, mas atletas clássicos e não canetas???
:woohoo: :S :pinch: :ohmy:[/quote]
Mattias Karlsson, da Suécia. Junto com seu irmão Kristian (este é uma pessoa decente e usa borrachas lisas dos dois lados hahahahahha), forma uma das melhores duplas da Europa. Eles eliminaram Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi no Mundial do ano passado.

Abraços!!!

Obrigado Alcir!!“decente” kkkkkkkk
Abraços. :silly: :woohoo: :cheer:

Então para um jogo mais longe da mesa e contra a ataques, o Pino Zava é melhor do que o Xtend P.O?

Para jogar mais longe da mesa e contra-atacando é melhor botar uma Tenergy 05 ou uma Andro Hexer HD.
Pino curto é para jogar próximo da mesa pegando a bola no topo.

Esse assunto foi levantado no whatsapp, e eu não sabia o que era uma borracha ly ly (talvez fosse uma borracha comprada naquele Shopping lai lai da Ciudad Del Este… :lol: )

Mas se o pino ly ly tem fácil topspin, ela é mais aderente que os outros pinos.
E se o objetivo do pino é ser pouco aderente pra anular o spin, me parece que esta ly ly vai na contramão da serventia do pino.
É isso mesmo, Ailton?

Realmente, mas a bola fazia o angulo mas era complicado para adversario, bom pra bater com back tambem…
Hoje temos apenas 02 jogadores e chineses de ponta… o He Zhen Wen (Espanha) e o Wang Zeng y (Polonia)

que usam o pino mais para controlar e atacar…

Eu já usei uma P500 cpen com pino curto mas não gostei muito. Ficava xoxa nos ataques e vibrando nos bloqueios. Em compensação, com a P700 ficava bem melhor.
Na minha opinião pino curto para caneteiro tem que ser com madeira de 7 folhas. Hoje eu uso uma Persson Powerplay, que é excelente, mas quando resolvo colar o pino na Hurricane Hao fica com o mesmo comportamento da P500.
Usava o Spinpips original, que foi talvez o melhor pino curto que já existiu. Era mole, com pinos baixíssimos e grande área de contato. Gerava bastante spin, daí seu nome. Uma pena que foi proibido. Este atual, de nome Super Spinpips não tem nada a ver com o original. Este tem esponja mais dura e seus pinos são mais altos, resumindo, ficou horrível.

Mas Nakata
Se um pino gera muito spin, ele não se comporta como se fosse uma borracha lisa?

Nakata . a ultima raquete que tive em 1990, usando pino, foi uma P500 era dura e controlada… sem comparacao com as fabricadas hoje, recebi de um amigo vindo do Japao na epoca… comprei uma P700 completamente xoxa… a melhor raquete CPEN que tive foi a Xiom Miguelangelo (mas cabo muito grosso nao dava pra segurar direito)

Estava lendo sobre o pino Zava espuma tencionada talves seje uma opcao… vou ver os da yasaka tambem

[quote=“tripossante” post=103467]Mas Nakata
Se um pino gera muito spin, ele não se comporta como se fosse uma borracha lisa?[/quote]
Quando eu disse que gerava muito spin quis dizer em comparação com outros pinos da época, como Spectol, Challenger Attack, Rein ou Impartial.
Nenhum pino curto jamais vai se comportar como borracha lisa, pois obviamente os espaços entre os pinos diminuem a área de contato com a bola, enquanto que numa borracha lisa o contato é total. Assim como nenhuma borracha lisa jamais terá as características de pino curto, especialmente no bloqueio.

[quote=“ailtonaga” post=103468]Nakata . a ultima raquete que tive em 1990, usando pino, foi uma P500 era dura e controlada… sem comparacao com as fabricadas hoje, recebi de um amigo vindo do Japao na epoca… comprei uma P700 completamente xoxa… a melhor raquete CPEN que tive foi a Xiom Miguelangelo (mas cabo muito grosso nao dava pra segurar direito)

Estava lendo sobre o pino Zava espuma tencionada talves seje uma opcao… vou ver os da yasaka tambem[/quote]
Quanto a isso eu tenho que concordar, as madeiras (puras) de antigamente eram muito, mas MUITO melhores que as atuais. Só na Stiga havia a Dynapower de 9 folhas e Offensive Evolution que, na minha opinião, tiraram de linha muito cedo. Sorte minha que eu tive uma Clipper de 1996 que era infinitamente superior ao que chamam de Clipper atualmente. A Clipper de hoje tem tamanho menor e é mais grossa que a antiga.
Quanto aos pinos eu fiz um breve comparativo sobre os pinos que testei recentemente, mas não lembro em qual tópico.
Já testei o Zava, Xtend PO e Rakza PO, além de Raystorm, Moristo SP, Super Spinpips, DHS 652 e F´ship 802-40. Estes 5 últimos já descartei.
Entre os 3 restantes, o Zava é o que dá mais controle, pois além de ser horizontal (mais spin e menos velocidade) é o mais macio deles.
O Rakza também é horizontal, mas tem esponja mais firme. Alguma coisa nele não me agradou. Era para dar mais controle que o Xtend mas não é o que acontece. Pode ser a geometria dos pinos, sei lá.
Já o Xtend é vertical (mais velocidade e menos spin) e também tem esponja dura. É esse que uso no momento. Gosto muito da velocidade que gera e tem menos sensibilidade ao spin contrário, o que é ótimo para receber saques e bloquear, por exemplo.

Quanto a qualidades das madeiras atuais e indiscutivel, que foi reduzido qualidade e precos sao mais altos…
para voce ter uma hinoki de qualidade tem pagar …
Coloquei um pino Spectol numa katana Cpen, a madeira e rapida, mas achei o pino lento mt controle pouca velocidade
vou testar o Xtend PO… Ja usei o Zava achei mt rapido (mas na epoca nao tive paciencia)… resolvi tomar caminho ao
contrario e desenvolver tecnicas de drive… mas ta dificil cerebro da uma ordem, corpo faz outra coisa (coisas de velho)