Peso da raquete ..

Bom pessoal eu estava pensando aqui e me veio alguams dúvidas:

1ª- O peso da raquete influência na “performance” do atleta ?

2ª- Para uma raquete caneta até quantas gramas seria um peso aceitavel ?
3ª- E para a raquete clássica ?

4ª- Qual é a média de peso das borrachas ? (se eh que isso existe)

5ª- Uma raquete muito pesada pode trazer algum tipo de dor ? (isso porque eu so caneta jogando com uma raquete clássica e as vezes sinto algumas dores…)

6ª- Quando se muda de uma raquete pesada para uma leve vc sente a diferença na batida? ou seja sente que preciza colocar menas força pra bater?

agradeço a todos que responderem…
(não liguem so iniciante dae me vem estas dúvidas…=] )

qto a questão do peso a minha raquete q eu comprarei deverá ter no maximo 100g.

1 - quanto menor o peso mais facil eh pra vc movimentar o pulso nos seus go

ultima - diferenç vc sentirá sim, pois a força aplicada será diferente mas n eh soh o peso que influi nisso.

flw

Uma raquete mais leve te ajuda nos movimentos de braço e pulso, e os tendões são menos prejudicados.
Na velocidade depende, se a madeira for mais compacta não importa o peso, ela será rápida, se for mais macia é boa para defesa e drive, verifique as especificações de velocidade, efeito e controle, as raquetes de marcas conhecidas sempre tem, e ajuda muito na escolha,
e para uma raquete caneta 100 g é muito pesado, a minha que é classineta da KWS só a madeira pesa 90 gr, vou trocar por uma da Stiga de 80 gr.

Minha raquete pesa 175g no total! 8O
Até hoje não tive problemas pq até já me acostumei… mas ainda tô meio cabrero :roll:

É uma pra iniciantes que já vem montada: Donic Schildkrot Persson e nas borrachas tá escrito Schildkrot Avantgard. Tb sou caneteiro e ela é clássica.

Valew, abraço!

Marcelo, vou responder algumas questões suas baseado nas experiências com várias madeiras e borrachas que eu já tive.
Primeiramente 100g numa madeira de tênis de mesa pode fazer o esporte se transformar em outra modalidade: fisiculturismo. Mas respondendo algumas questões:

2 - O peso ideal numa madeira, seja quadrada, clássica ou classineta, é de 85g. Esse peso foi o que me proporcionou o equilíbrio entre controle (toque de bola) e velocidade. Mas é claro que isso varia conforme a composição da madeira, então esse peso de 85g vale apenas p/ madeiras de 5 folhas, sem nenhum material sintético entrelaçado.
Acima disso vc começa a sentir + dificuldade nas trocas de lado (forehand/backhand). E acima de 90g essa dificuldade se torna nítida, pelo menos no meu caso.
E se for muito abaixo de 85g (77g, por ex.) a tendência é a madeira ser xoxa e vibrar em demasia. O que resulta em perda de potência.

3 - Algumas borrachas pesam + do que outras, evidentemente. Cortadas p/ raquete clássica tamanho padrão (Stiga Offensive, Primorac Carbon, etc.) eu posso listar o seguinte:

Yasaka Mark V 30 - a + leve que eu já testei, 36g!
Joola Air - 40g
BTY Sriver - 45g
BTY Cermet - 44g
Tibhar Rapid - 44g
TSP Triple 21 - 46g
Nittaku Hammond - 44g
Nittaku H3 - 46g
DHS H3 - 52g

Todas essas borrachas eu tive na espessura “tokuatsu” (2.1mm ou 2.2mm). Se eu lembrar de +, posto depois.

nakata valeu pelas respostas realmente exclareceu as minhas dúvidas…agora eu estava pensando aque:

Vocês já sentiram dores entre o ombro e o pescoço mais ou menos onde fica o “trapézio” ( não sei definir o local exato pois não sei o nome do músculo ou osso).

se falei merd* me desculpem :oops: :oops:

Minha opinião é parecida com a do Nakata, porque eu sou do tipo que leva material na padaria para pesar, já pesei uma porrada de madeira, e a mais leve que tive foi uma Patrick Chilla da Tibhar com 75g o que faz realmente ela ser xoxa, quanto a vibração nunca percebi isso em madeira nenhuma, embora isso eu acho que é variavel de atleta pra atleta, cheguei na conclusão depois de varias combinações que para meu jogo o ideal é um peso total de 165g no máximo o que é consideravelmente leve, pois atualmente jogo com uma madeira de 80g então neste caso fica 40g para cada borracha, porém tem borrachas pesadissimas com as DHS H2 ou 3, Hammond Pro Alpha, e tantas outras… a Tackifire Special Soft que uso atualmente é otima eu gostei dela porém o peso incomoda então o que fiz troquei as 2.1 por 1.9 o que resultou em perda de peso.

Em relação a dores no corpo o Tênis de Mesa me deixa todo muído doi calcanhar, tornozelo, coluna, e até o pulso de vez em quando.

Abraços,

Bob

Em relação as dores normalmente o que falta é um pouco de trabalho muscular, e exercícios localizados.
Minha sujestão se vc tiver tempo é procurar uma academia de musculação, alguns exercícios são aplicados para musculos das costas ombros e braços, outros aplicados para pernas e joelhos, e alguns mais específicos como no Kaikan Patriarca que alguns fazem, é utilizar algumas técnicas de levantamento de peso, e depois de algumas seções pegar a raquete e fazer alguns movimentos no ar como se estive jogando.
Assim o musculo exercítado se solta para aquele movimento.
Um bom condicionamento físico ajuda muito em torneios, pois dependendo de seu desempenho vc joga várias partidas seguidas, e sem preparo numa provavél final vc ficará moido, principalmente quando vc dá uma parada.
Por isso o ideal é, ver se isso não se trata de uma lesão como burcite, são bolsas inflamatórias que se acumulam na região ombro e pescoço, que com fisioterapia se resolve, ou alguma lesão mais séria, um médico poderá avaliar isso com facilidade.
Ou se é apenas fadiga muscular por falta de exercício.

Bom quanto a academia eu não sei pois tenho 15 anos e não sei direito se com essa idade pode-se ir em academia…talvez minha estatura ajude pois tenho 1,79…se fosse mais baxo e menos “desenvolvido” ou tivesse que crescer muito mais ainda talvez não pudesse…como disse não sei ao certo se alguém puder exclarecer essa dúvida quanto a academia eu ficaria grato…

Agora quanto as dores eu fico com tudo normal apenas essa dor “localizada” na região que falei…já fui no médico e ele disse que não precizo de fisíoterapia e o estranho eh que não eh todo treino ou jogo que me ocorre esse incomodo… e também acredito que não é devido ao tênis de mesa pois as vezes estou sentado assistindo a aula e começo a sentir essa dor “do nada”…

mais uma coisa: uma raquete de 290 gramas ( borrachas + madeira) esta muito fora dos padrões ?

Cara, isso nao tem nada a ver com o TM…

Vc disse que so tem 15 anos e ja tem a estatura de um adulto. Isso significa que vc teve um crescimento exagerado, talvez vc cresça mais ou estabilize nessa estatura, mas as dores (principalmente nas costas e juntas) eh em decorrencia da estabilidade que seu corpo esta passando atualmente.

Isso eh normal para sua idade e altura. Isso vai se estabilizar definitivamente quando vc tiver uns 17 ou 18 anos.

Portanto nao tem nada de mais vc frequentar uma academia, fazendo trabalhos que auxilie esse desenvolvimento. Mas sempre procure uma ajuda profissional, pois essa dor que eh normal pode virar uma dor de cabeça.

Nao confunda trabalho de desenvolvimento/fortalecimento muscular com fisioculturismo. Uma coisa nao tem nada a ver com outra.

Portanto, acalme-se e nao se preoculpe com a pratica do esporte, mas va com moderação, nao faça esforço muito grande nos movimentos desde que vc esteje plenamente aquecido.

Falow.