Fala pessoal tudo bem ?
Fiz esse tópico para discutirmos sobre os 2 ultimos torneios onde vimos uma clara oscilação na supremacia chinesa.
Copa do mundo:
Timo Boll venceu em sequencia Lin Gauyoan e depois Ma Long(este segundo, o proprio Timo disse antes que sentiu que ele nao estava 100%)
German Open
Timo Boll voltou a vencer Lin Gauyoan (desta vez por convincentes 4x1)
Dimitrij surpreendeu todos e venceu Yan An por arrasadores 4x0 em uma intensidade insana, se não bastasse, depois venceu Fan Zhendong por 4x3 num jogaço.
Xu Xin levou uma baita pressão do Marcos Freitas, e depois foi derrotado por 4x0 por Lee Sangsuu(sempre botei fé no jogo dele, a cabeça q variava um pouco).
Sei que pode ser cedo pra dizer algo, mas um episódio como este não me recordo de ter ocorrido outra vez deste que a China tomou conta do esporte. Vimos torneios isolados e depois de algum tempo uma zebra voltava a acontecer, mas como foi nesses ultimos 2, não me recordo de ter acontecido. Resumindo, vale o debate.
Há algum tempo essa nova geração chinesa já tem tido muito trabalho pra vencer jogadores não tão famosos assim, não foi o caso de Ma Long, Zhang Jike e Xu Xin, que rapidamente já despontaram e perdiam esporadicamente apenas para os medalhoes europeus, coreanos e japoneses.
Seria essa nova bola D+ que deu uma nova possibilidade e abriu algo a ser explorado?
Alguma relação com a suposta crise na China que teria tirado algo relativo a motivação da equipe? Pois se fosse boicote Fan Zhendong teria perdido sem lutar, Xu Xin teria parado já no Freitas. O Yan An teria disfarçado um pouco e não sido varrido da mesa como foi. Lin Gaoyuan não teria feito 10x4 no ultimo set com Timo Boll e levado a virada.
[EDIT]
Outro ponto: Nada a ver com a crise, mas que Liu Guoliang é tão incrível taticamente mesmo ? Pois era quase milagroso o jogo estar indo pro vinagre, ele pedia tempo e ai a coisa deslanchava de forma absurda.
[/EDIT]
Pela primeira vez em 14 anos de TM vi algo que não imaginava ver: 6(ou mais) chineses inscritos(principais jogadores inclusos), e nenhum chegar a final( se não me engano apenas Zhou Yu foi eliminado por um chines, Fan Zhendong).