Perturbação na força?

Fala pessoal tudo bem ?

Fiz esse tópico para discutirmos sobre os 2 ultimos torneios onde vimos uma clara oscilação na supremacia chinesa.

Copa do mundo:
Timo Boll venceu em sequencia Lin Gauyoan e depois Ma Long(este segundo, o proprio Timo disse antes que sentiu que ele nao estava 100%)

German Open
Timo Boll voltou a vencer Lin Gauyoan (desta vez por convincentes 4x1)
Dimitrij surpreendeu todos e venceu Yan An por arrasadores 4x0 em uma intensidade insana, se não bastasse, depois venceu Fan Zhendong por 4x3 num jogaço.
Xu Xin levou uma baita pressão do Marcos Freitas, e depois foi derrotado por 4x0 por Lee Sangsuu(sempre botei fé no jogo dele, a cabeça q variava um pouco).

Sei que pode ser cedo pra dizer algo, mas um episódio como este não me recordo de ter ocorrido outra vez deste que a China tomou conta do esporte. Vimos torneios isolados e depois de algum tempo uma zebra voltava a acontecer, mas como foi nesses ultimos 2, não me recordo de ter acontecido. Resumindo, vale o debate.

Há algum tempo essa nova geração chinesa já tem tido muito trabalho pra vencer jogadores não tão famosos assim, não foi o caso de Ma Long, Zhang Jike e Xu Xin, que rapidamente já despontaram e perdiam esporadicamente apenas para os medalhoes europeus, coreanos e japoneses.

Seria essa nova bola D+ que deu uma nova possibilidade e abriu algo a ser explorado?

Alguma relação com a suposta crise na China que teria tirado algo relativo a motivação da equipe? Pois se fosse boicote Fan Zhendong teria perdido sem lutar, Xu Xin teria parado já no Freitas. O Yan An teria disfarçado um pouco e não sido varrido da mesa como foi. Lin Gaoyuan não teria feito 10x4 no ultimo set com Timo Boll e levado a virada.

[EDIT]
Outro ponto: Nada a ver com a crise, mas que Liu Guoliang é tão incrível taticamente mesmo ? Pois era quase milagroso o jogo estar indo pro vinagre, ele pedia tempo e ai a coisa deslanchava de forma absurda.
[/EDIT]

Pela primeira vez em 14 anos de TM vi algo que não imaginava ver: 6(ou mais) chineses inscritos(principais jogadores inclusos), e nenhum chegar a final( se não me engano apenas Zhou Yu foi eliminado por um chines, Fan Zhendong).

Ma long não parecia bem mesmo no campeonato anterior…Boll ter vencido Gauyoan foi inesperado…mas o velho Boll tem muita experiência.E ele me pareceu mais agressivo nesses dois últimos campeonatos.Dima está no auge dele,então,se tudo entrar,tem chance mesmo. A bola é outro fator…a bola usada é a bola com nova composição não?parece que caiu 30% no giro… Ah,é a DHS D40+.E acabei de ler em fórum gringo que a maioria acha que o giro caiu mesmo.

Legal ser levantada a questão, principalmente por ser sem afirmação de achismo e com base no esporte, e não na novela em volta dele hahahahahah.

Como eu costumo dizer, todo mundo treina, se prepara, tenta criar chances. Um dia aparece uma, e ninguém aí é bobo: quando aparecer, provavelmente vai ser aproveitada. O pessoal teve as suas e conseguiu aproveitar. Não acho que isso ainda mude a ordem mundial (hahahahahah), nem sequer que tem que ser assim ou não, mas fato é que pode acontecer, e não podemos tirar o mérito de quem saiu vencedor. Foram ótimos jogos e, para mim, autênticos. Caso ou outro de corpo mole pode até ter acontecido, mas pelo menos com Ma Long, Lin Gaoyuan e Fan Zhendong, se entregaram algum jogo, podem aposentar o Robert DeNiro, pq ele está por MUITO superado. Acredito num momento ruim, e afinal, eles podem ser jogadores excepcionais, mas tb são humanos, e continuam sendo espetaculares.

Muito (achismo) se fala sobre boicote, e como o Fábio mesmo disse, isso tudo carrega desmotivação, e isso pode ser até mais provável. Pode ser ainda, como eu já disse acima, corpo mole como fazem os jogadores de futebol, por exemplo. Mas no fim das contas, não importa. Em 2013, tive a oportunidade de assistir o Mundial de Paris, e lá vi Ma Lin e Hao Shuai entregarem a final de duplas descaradamente, por uma série de questões “políticas” que preocupavam o esporte na época. E isso é feio, principalmente para quem paga ingresso para ver, mas Chuang Chih Yuan e Chen Chien An estão preocupados com isso? Se estão, não deveriam, pois são campeões mundiais autênticos. E da minha parte, se querem resolver problemas de escritório jogando, eu não vou fazer platéia. Escolheram a mesa errada. Eu vou aplaudir quem vencer. E se for o Timo Boll jogando contente, sem pressão, num nível incrível, melhor ainda. E ele foi muito nobre ao aliviar a pressão sobre o Ma Long depois de vencê-lo (nada poderia ser mais típico do caráter dele), mas não precisaria. Ele tem condições reais de vencer a qualquer jogador em qualquer forma que o mesmo esteja.

Sobre o Liu Guoliang, não dá para saber exatamente sem ter tido o figura no banco para vc (hahahahahah), mas em se atendo aos fatos, além do que já foi devidamente comentado, ele levou a seleção a um grau de excelência poucas vezes visto na história de qualquer esporte. Não é a toa que a falta dele é sentida, até mesmo pelos técnicos.

Mas algo essencial que o Fábio comentou é a questão da bola. Isso não é análise minha, mas sim relatos que tive de profissionais: o decréscimo considerável (que é fato tb) do efeito na bola ajudou sim a nivelar a coisa, pelo menos por enquanto. Como bem observado, jogos que antes eram “meras formalidades”, já não são mais bem assim. Claro que a bola muda para os dois lados, mas quem sentiu mais foi quem jogava mais fino, quem raspava mais a bola, quem jogava mais sofisticadamente. A nova geração de bolas deixou sim o jogo potencialmente mais “grosso”, e nesse sentido, alguns resultados tem sim influência desse aspecto. E por enquanto, isso é até positivo, pois a maioria dos jogadores segue com a mentalidade e o jogo orientado a efeito, e inclusive obtém índices maiores de acerto em golpes que antes não entravam com tanta frequência, o que aumenta rallies, etc. Mas a longo prazo, existe um potencial de vulgarização do jogo, e espero que não aconteça, mas existe uma possibilidade real de baixar o nível técnico, na minha humilde opinião.

Enfim, acredito que ainda é cedo para dizer que tudo ou mesmo algo mudou, e nem é possível profetizar nada sem ser charlatão. Até a China tem seus dias ruins, e é nisso que eu acredito pelos sinais que vejo, não mais que isso. E se eles se devem a aspectos extra mesa, pouco me importa, pois o que me move mesmo é o que acontece nela.

Abraços!!!

Acredito que a bola foi a maior responsável pelos resultados.
Os chineses em geral valem-se muito de 3as e 5as bolas muito fortes e se acostumaram a jogar botando pressão desde o começo. Quando essa pressão não funciona o jogo toda fica comprometido. Me pareceu que com as D a efetividade dos ataques iniciais foi bastante reduzida, tanto que os jogadores estão muito mais postados no BH. Não lembro de ter visto o Xu Xin usar tão “poucos” pivôs em seus jogos. Algumas bolas mortais do FZD foram contra-atacadas pelo Ovtcharov e assim por diante.
Apesar das alterações do jogo nos últimos anos me parece que os europeus ainda estão mais habituados a um jogo mais cadenciado, enquanto os chineses são muito mais potentes, e esse jogo mais “controlado” é favorecido, ao menos durante esse período de adaptação, pela bola nova. Acredito que seja questão de tempo até que a equipe chinesa habitue-se ao limite da nova bola e as coisas voltem ao normal.

Mas que é legal ver esses resultados, isso é.

Reparei que nos jogos do Xu Xin ele não estava focado, e errando muito bolas bobas (no nivel deles) e usando pouco o backhand, observando melhor ele estava usando uma madeira DHS HURRICANE HAO, invés de matéria da STIGA…

Sera que perdeu patrocínio, ou foi proibido de utilizar pela confederação CHINESA?
Sera que estão treinando, normalmente

[quote=“ailtonaga” post=109415]Reparei que nos jogos do Xu Xin ele não estava focado, e errando muito bolas bobas (no nivel deles) e usando pouco o backhand, observando melhor ele estava usando uma madeira DHS HURRICANE HAO, invés de matéria da STIGA…

Sera que perdeu patrocínio, ou foi proibido de utilizar pela confederação CHINESA?
Sera que estão treinando, normalmente[/quote]

E Fan Zhendong usou uma DHS Fang Bo ao invés da sua “tradicional” Stiga Infinity, que por sua vez se trata de uma Viscaria…

[quote=“ailtonaga” post=109415]Reparei que nos jogos do Xu Xin ele não estava focado, e errando muito bolas bobas (no nivel deles) e usando pouco o backhand, observando melhor ele estava usando uma madeira DHS HURRICANE HAO, invés de matéria da STIGA…

Sera que perdeu patrocínio, ou foi proibido de utilizar pela confederação CHINESA?
Sera que estão treinando, normalmente[/quote]

E Fan Zhendong usou uma DHS Fang Bo ao invés da sua “tradicional” Stiga Infinity, que por sua vez se trata de uma Viscaria…

[quote=“ailtonaga” post=109415]Reparei que nos jogos do Xu Xin ele não estava focado, e errando muito bolas bobas (no nivel deles) e usando pouco o backhand, observando melhor ele estava usando uma madeira DHS HURRICANE HAO, invés de matéria da STIGA…

Sera que perdeu patrocínio, ou foi proibido de utilizar pela confederação CHINESA?
Sera que estão treinando, normalmente[/quote]
Difícil dizer essas coisas com certeza, mas nessa questão de uso de material, já aconteceram vários casos similares (Ma Long, Ma Lin, Wang Liqin, etc.) sem que o contrato tivesse terminado ou sido quebrado. Geralmente acaba não sendo levado assim tão a sério. E quanto a ser proibido pela confederação chinesa, tecnicamente, não faz sentido, e comercialmente, teriam que impedir mais um monte de gente que está usando tb.

Enfim, prefiro acreditar que ele pode jogar mal um dia (e que eu possa jogar bem um dia hahahahhha) e que o Lee Sangsu é um ótimo jogador.

Abraços!!!

Desculpem a ignorância mas qual é a diferença das bolas DHS 40+ para a D40+?

A D40+ ou as que começam com uma letra, tipo: "X"40+, são de uma “nova” tecnologia em que a bola é feita toda de plástico e não de uma mistura de plástico + celulóide como a anterior, DHS 40+. Elas geralmente tem uma durabilidade bem maior, pegam menos efeito, são mais duras, tem um barulho de bola quebrada e são mais baratas. As "X"40+ são as bolas que estão sendo utilizadas nos eventos da ITTF atualmente.

A D40+ ou as que começam com uma letra, tipo: "X"40+, são de uma “nova” tecnologia em que a bola é feita toda de plástico e não de uma mistura de plástico + celulóide como a anterior, DHS 40+. Elas geralmente tem uma durabilidade bem maior, pegam menos efeito, são mais duras, tem um barulho de bola quebrada e são mais baratas. As "X"40+ são as bolas que estão sendo utilizadas nos eventos da ITTF atualmente.[/quote]

Sobre isso, as primeiras bolas de plástico, as 40+, são as de pior custo-benfício que já inventaram.
Quebram muito facilmente, eu já cheguei a quebrar 2 bolas no mesmo treino. E ainda custavam mais que as D40+, não sei como está hoje. A vantagem é que se parecem com as de celuloide, mas a frequência com que quebram não vale a pena.
Além disso, todos os torneios estão usando a D40+, logo se continuar usando a 40+ o jogador estará desatualizado.
Entre os top players, o jogo com esta nova bola D40+ ficou baseado em velocidade e jogadores com foco em spin, como Zhang Jike, estão fadados ao desaparecimento.

O que impressiona é o Timo Boll estar tendo estes resultados com o jogo baseado em topspin. Mas no geral concordo com vc, Nakata, os loopers estão em desvantagem com essa bola.

Valeu pelo esclarecimento galera!