Perda de tempo, Bolas perdidas !

Olá! Bom dia a todos.
Existe algo no tênis de mesa que me incomoda demais, é o tempo que se perde em busca das bolas aos fundos ou embaixo das mesas. Nos clubles, torneios e até mesmo em jogos oficiais internacionais o aquecimento às vezes é irritante, o atleta vai até o fundo da quadra para recolher a bola perdida em distâncias longas por motivo das medidas oficias do torneio, em meus eventos que faço nas escolas procuro sempre diminuir essa perda de tempo e estou sempre buscando alternativa para melhorar o ganho de tempo principalmente quando tenho muitos atletas e poucas mesas, ai apelo pro improviso, como material de TNT, ou até mesmo cercas transparentes que pode ser, sombrite/clarite/tuli-veo/e outros materiais de fácil acesso e preço compatível, até mesmo em casa faço uso destes recursos.
OBS: Será que estou no caminho certo ou não?

Um dos meus eventos na escola da família neste link: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2 … bro/2.html

Bom dia Paulo.
Em primeiro lugar, a cobertura dos pés da mesa é um implemento interessante no sentido de evitar este grande incômodo. Neste sentido, as fotos que vc colocou à disposição mostram algo bem efetivo para este problema.
Porém, na questão de buscar bolas ao fundo, existe um paradoxo. Reduzir mais o espaço, como vc sabe, pode comprometer a prática, por outro lado, o espaço muito aberto pode gerar perda de bolas, fora o tempo gasto em recolhê-las. Portanto, eu acredito que a delimitação de espaço razoável (como vc aparentemente já faz) tende a resolver o problema.
Dentro destes parâmetros (espaço razoável para prática delimitado), não vejo como problema buscar bolas dentro do espaço de jogo. Na verdade, na minha opinião, isto é funcional fisica e mentalmente falando. Me lembro do Michel Blondel (técnico da seleção francesa), durante sua clínica em Marília no ano passado, nos dizendo que o praticar (principalmente no aquecimento) com uma bola faz com que vc se movimente mais e possa soltar mais o corpo e por isso ele adotava esta prática mesmo com os profissionais. Na minha perspectiva, acrescento um benefício a mais, quando se tem um clube com algumas mesas: o incentivo ao convívio saudável em sociedade. Assim, os atletas podem pegar a bola para outros colegas, aprender a ter o bom senso de não atrapalhar o jogo dos outros apenas para pegar sua bola a qualquer custo, etc. Coisas estas que são cada vez menos valorizadas nos clubes, infelizmente. Vale lembrar que poucos (ou nenhum) serão profissionais do esporte um dia, mas todos serão cidadãos pelo resto de suas vidas.
Porém, como alternativa, se vc acha que este realmente é um problema, vc pode disponibilizar mais bolas por mesa, num sistema parecido com o da Superliga Chinesa, onde é fornecida uma bola a cada ponto onde a bola é jogada para longe da mesa. Mesmo no jogo, eu sinceramente acho o intervalo (da busca da bola) válido tanto para quem assiste quanto para quem joga.

Abraços!!!

Em campeonato,jogos etc.Esse intervalo para buscar a bola no aparador é bom porque nele vc raciocina o que fez de errado no ponto anterior e o que fazer no proximo ponto.

Boa Noite, Alcir!
PARADOXO: concordo quanto à regra quando em competições oficiais.
TEMPO GASTO: para a mídia, TV, seria interessante o controle de tempo ou chamada “cera”. Fico a imaginar também se o tênis de mesa fosse febre nacional e repleto de torneios.
FUNCIONAL, FISÍCO E MENTAL: concordo contigo qto ao físico, qto ao mental, acho que o momento do serviço (saque) já é um tempo para reflexão no momento do jogo e pra isso já existe também os treinamentos.
CONVIVIO SAUDÁVEL: este aspecto é muito sadio,
CIDADÃES: deve ser sempre a principal razão deste esporte, inclusão, propagação e formação humana dentro deste esporte por todo o pais.
SUPERLIGA CHINESA: se eles já fazem a reposição de bolas a cada ponto e bola perdida, tenho certeza que eles chegaram talvez à mesma conclusão que me fez abrir este tópico, talvez a TV chinesa, sim, também pode ter influenciado nesta medida.
CONCLUSÃO: Sua analise é muito boa e importante, mostra aspectos, que abrem reflexões por outros caminhos do tênis de mesa, toda opinião é bem vinda, obrigado pela avaliação.