Pessoal, quando comecei a jogar infelizmente não havia a facilidade de acesso a materiais que há hoje. Além disso, a internet ainda não era algo popular. Sendo assim, só agora, retornando à prática do TM, estou estudando o assunto e tentando recuperar o tempo perdido, ao menos no que se refere à teoria. Na prática, experimentei pouquíssimas combinações de madeiras e borrachas até agora.
Tenho lido muitos tópicos aqui no fórum e algumas vezes vi colegas comentando sobre suas percepções acerca de raquetes (madeiras).
Em um dos posts que li, pedia-se opinião sobre uma madeira X. Vi então colegas respondendo com comentários sobre essa madeira X, tomando por base um jogo no qual usaram a raquete X emprestada (sem citar se essa estava ou não com borrachas iguais às suas). Fiquei “encucado” com isso.
Pergunto:
Considerando o meu exemplo, a menos que o “testador” conheça muito bem uma gama de madeiras, borrachas e combinações, seria realmente possível descrever características de uma madeira X isoladamente com base em apenas um jogo, especialmente se a madeira testada não está com borrachas iguais às dele (do testador)?
Como acho que essas comparações são complexas (a menos que se fixe uma ou duas “variáveis”), pergunto isso com a intenção de saber se em algum momento é realmente possível adquirir esse feeling de outra forma que não através de muita experimentação de diversos materiais e suas combinações.
Um abraço.