Percepções/Opiniões - Madeiras e Borrachas

Pessoal, quando comecei a jogar infelizmente não havia a facilidade de acesso a materiais que há hoje. Além disso, a internet ainda não era algo popular. Sendo assim, só agora, retornando à prática do TM, estou estudando o assunto e tentando recuperar o tempo perdido, ao menos no que se refere à teoria. Na prática, experimentei pouquíssimas combinações de madeiras e borrachas até agora.

Tenho lido muitos tópicos aqui no fórum e algumas vezes vi colegas comentando sobre suas percepções acerca de raquetes (madeiras).

Em um dos posts que li, pedia-se opinião sobre uma madeira X. Vi então colegas respondendo com comentários sobre essa madeira X, tomando por base um jogo no qual usaram a raquete X emprestada (sem citar se essa estava ou não com borrachas iguais às suas). Fiquei “encucado” com isso.

Pergunto:

Considerando o meu exemplo, a menos que o “testador” conheça muito bem uma gama de madeiras, borrachas e combinações, seria realmente possível descrever características de uma madeira X isoladamente com base em apenas um jogo, especialmente se a madeira testada não está com borrachas iguais às dele (do testador)?

Como acho que essas comparações são complexas (a menos que se fixe uma ou duas “variáveis”), pergunto isso com a intenção de saber se em algum momento é realmente possível adquirir esse feeling de outra forma que não através de muita experimentação de diversos materiais e suas combinações.

Um abraço.

Bom dia Gentil!
Inicialmente, desejo muito sucesso para vc neste retorno ao esporte. Me encontrei na mesma situação em 2004 e imagino como as coisas estão ainda mais difíceis de entender para vc hehehehehehehe. Isso pq vc voltou depois da proibição da cola rápida, novas tecnologias, etc. Deve estar até tonto com tantas mudanças hahahahahahahh.
Quanto à sua análise, vc foi muito coerente na sua linha de pensamento. E pensando em termos de “metodologia científica”, vc tem razão sim. Mas acontece que isto excluiria as opiniões de uma esmagadora maioria de usuários (onde me insiro hahahhahahah), acho até que posso dizer que seria uma dúzia de gatos pingados que poderiam ser ouvidos.
Entretanto, pelo menos na minha opinião, quando vc adquire uma experiência básica em termos de material e sensibilidade de jogo, não precisa de um contato tão grande com uma amostra para poder dar alguma opinião, e o mesmo vale para diferentes combinações. E até por isso, geralmente antes de darmos alguma impressão, deixamos o cenário bem claro, como por exemplo: “usei tal borracha no forehand com tal madeira” ou “bati umas bolas com tal madeira só por alguns minutos”. Isso é o que eu vejo na maioria dos casos, e acho que ajuda bastante, pois aí cabe ao leitor da avaliação considerar a posição como confiável ou não. Como experiência prática, eu te digo que comprei meu último material TOTALMENTE baseado nas opiniões contidas no fórum (pq não tinha como experimentar o material) e fiquei satisfeito com o resultado. Ou seja, o que eu esperava de acordo com o que recolhi aqui se confirmou. É claro que temos alguns desvios, como opiniões tendenciosas, etc., mas isso é normal (apesar de errado dentro de um fórum) e cabe ao leitor o cuidado de observar estas coisas.
Uma coisa é óbvia: como vc disse, a experimentação exaustiva é a melhor forma de adquirir este conhecimento. O problema é que isto é uma situação ideal, que não é fácil de se atingir e por isso eu disse que tem tão poucos aqui qualificados desta forma. Mas se o leitor for capaz de captar as informações e ligar os pontos, acho que dá para chegar a um bom resultado, e eu sou testemunha disso.
Resumindo: vc não está errado, mas é perfeitamente possível confiar nos “recursos que temos”, guardados os devidos cuidados.
Espero que tenha conseguido te ajudar!!!
Abraços!!!

Alcir, muito obrigado.

Olha, nessas horas é complicado morar em uma cidade pequena do interior. Tenho uma boa mesa, um tempinho à noite, disposição e interesse. Infelizmente falta achar mais gente na mesma situação. No momento há apenas um amigo que nem sempre pode jogar. Vou canalizar o seu desejo de sucesso para esse quesito aí. :slight_smile:

Sobre o retorno, realmente levei alguns dias para começar a me ambientar novamente. Muitas informações. Mas vi que eu não estava totalmente perdido quando li alguns colegas falando sobre bolas Krolon e Kadent em um desses tópicos. Aliás, ainda tenho uma Krolon guardada - para fins de segurança. *RS

Sobre os testes, você tem razão. O fato de um jogador ter grande experiência com materiais dá mais confiabilidade às suas avaliações. Por outro lado, pouca experiência não invalida uma opinião.

O que vejo como o mais difícil é “isolar” o item, ou seja, ter consciência de que determinada percepção que você teve se deve realmente e somente à madeira, e não à borracha ou ao conjunto. Espero obter essa consciência em algum momento.

Abraço!

Grande Gentil!
Cara, nunca vivi esta sua realidade (morar em uma cidade pequena ou longe de grandes centros), mas imagino que é mesmo complicado. Isso pq, se por aqui as coisas já não são muito fáceis, considerando sua situação, quanto pior deve ser? Mas espero que vc consiga se divertir muito quando tiver oportunidade.
Fico contente por vc ter entendido minha opinião. É por aí mesmo, tb depende muito da interpretação do leitor, inclusive quanto à sua dúvida em separar o que é influenciado por cada varíável. Nós procuramos fazer o possível para facilitar este processo, mas mesmo assim ainda é complicado, pq hoje em dia a gama de materiais diferentes é enorme e se observam inúmeras variáveis.
De qualquer forma, estamos aqui para ajudar, então conte comigo quando precisar!!!
Abraços!

Eu, acrescentaria mais alguns “poréns” nas conclusoes.
A percepçao tb muda conforme o nível de jogo que cada pessoa tem.
Vamos colocar como exemplo um atleta que desde a categoria de base (pré mirim/mirim) usou determinado material, e à medida que vai crescendo, mudando de material.
Se por acaso, “algum dia” ele resolver voltar ao material anterior, vai perceber que “ele nao funciona da mesma forma que antes”.

A sua percepção irá mudar, pq o seu nível de jogo ( teórico) tb mudou.

Tudo isto, sem contar “mudanças a contra-gosto” , como bolinha que aumentou de tamanho, colas e borrachas proibidas etc…

Realmente é complicado.

Acho que se vc tiver paciência pra juntar peças de quebra-cabeça de informações já passadas, já se consegue ao menos ter idéia se vc terá sucesso ou nao. Outro lance é o famigerado “gosto pessoal” que sempre está exposto nas respostas.Exemplificando:

-Vc ta interessado na madeira A;
-Fulando testou A com borracha X e achou rapida com controle, com batida xoxa;
-Beltrano testou A com borraha Y e achou que é rapida e nao é tao xoxa assim.
Com base nisso, ja se sabe q a madeira A nao é lenta (ao menos até agora…ate aparecer um louco frenetico que jogue de puro carbono power insano e ache madeira A uma carroça).

Sacou?..rs…

[]´s

Doc_SP, de fato.

Quando li seu post lembrei de outro onde vi um colega iniciante comentando que a borracha X lhe pareceu rápida demais e incontrolável. Depois, em comentários de colegas mais experientes sobre a mesma borracha, essa simplesmente passou a ser “não tão rápida assim e com ótimo controle”.

Mutley-BR, já deu para pegar o espírito. E isso que no seu exemplo talvez nem estejamos considerando a variável que o Doc_SP citou… :slight_smile:

Olha, claro que faz diferença, isso nem questiono.
No entanto tem gente aqui que é ótimo experimentador de materiais e que se soubesse aplicar esse conhecimento em jogo, seriam seleção…rsss

A raridade mesmo é encontrar gente com esse tato e com nível de seleção, o mais normal é que os bons jogadores testam pouca coisa até gostarem e daí sossegam e treinam.

No meu caso testo por gostar do esporte e por buscar ser um dos melhores técnicos (imagine nao saber aconselhar/discernir diferenças em materiais), e pq nao, como diz um amigo meu: “achar a onda perfeita” na combinação raquete+borracha…rs

(Observação realista: Nunca se esqueça que todo material tem prós e contras)
(Observação de quem busca a onda perfeita: Tô nem aí pra isso… ehauehauheauhauhe)

[]´s

[quote=“Mutley-BR”:2zm5w3bs](Observação realista: Nunca se esqueça que todo material tem prós e contras)
(Observação de quem busca a onda perfeita: Tô nem aí pra isso… ehauehauheauhauhe)[/quote]
É bem por aí hahahahahahaahahaha.
Mas estou mais para realista, enquanto eu não descobrir o negócio da China ou não ganhar nenhuma herança milionária (que é hipótese excluída tb) heheheheh. Mas se sobrasse eu torrava no TM hahahahahahahahaah.
Abraços!!!

A maioria dos jogadores de seleção, ao contrário do que muitos acham, “meio que se conformam” com algumas coisas.

Ótimo exemplo :

Cazuo Matsumoto, atualmente (domingo passado, 25/07/09), estava com Hasha Special e Tenergy 25.
Só que é patrocinado pela Tibhar, nao ganha material nem de um nem de outro.
Sobre Tenergy, disse preferir entre elas a 05.
Perguntei a ele o que ele gostaria (sem pensar no patrocinador, nem compra etc…)
O material que ele prefere é bem diferente, (nao publico por questoes óbvias)…
Quem tiver curiosidade que pergunte a ele.

A combinação escolhida por ele é rara e interessante.

[quote=“Gentil”:2ukrb6hz]Doc_SP, de fato.
Quando li seu post lembrei de outro onde vi um colega iniciante comentando que a borracha X lhe pareceu rápida demais e incontrolável. Depois, em comentários de colegas mais experientes sobre a mesma borracha, essa simplesmente passou a ser “não tão rápida assim e com ótimo controle”. )[/quote]
Outra coisa muito importante e deixada de lado é :

Nem todo mundo sabe que o movimento de batida é completamente diferente do drive, e com isto a grande maioria das vezes, a pessoa nao “consegue perceber” o que tal borracha pode oferecer de melhor, pois simplesmente a mecanica do movimento nao favorece tal bola.

Exemplos :

Alinhamento dos pinos (seja externo seja interno).

Pinos deitados (yokome) ou em pé (tateme)

Os deitados, favorecem a batida, smash…

Os em pé, favorecem drive, bolas com efeito (tsutsuki)…

Mas imagine uma pessoa que deixe a raquete (no momento da batida), caida 45 graus… nao irá aproveitar todo o potencial da borracha…

É, pessoal. Já deu para notar bem o que está envolvido.

Creio que para um “review” mais sério, tudo o que o Doc_SP expôs sem dúvida precisa ser levado em conta. E certamente há mais coisas a considerar.

Por outro lado, para uma avaliação, digamos, informal e sem compromisso, acho que dá para seguir bem o que o Alcir e Mutley-BR já disseram também, bastando manter o “filtro” ligado.

Doc_SP, apesar de eu não estar tão envolvido no meio como você demonstra estar, realmente não é difícil imaginar que jogadores patrocinados tenham que “engolir alguns sapos” no tocante aos materiais. Como dizem, infelizmente “não existe almoço grátis”.

Interessante a questão dos pinos. Eu ainda não sabia que, além da diferença de tamanho, havia também a diferença de orientação.

Digamos tamanho, altura, geometria (formato) e a orientação.

Sobre o orientaçao, dê uma procurada sobre :

Sriver - S (speed)
Sriver - L (Loop)

Existiram outras como Sriver SL, Sriver Killer, Sriver Kawatsuki (ainda existe)

Abraços

Doc_SP, agradeço pelas dicas. Darei uma olhada nelas durante meu “programa de estudos”.

Obrigado.

Abraço