Percepções/Opiniões - Madeiras e Borrachas

Pessoal, quando comecei a jogar infelizmente não havia a facilidade de acesso a materiais que há hoje. Além disso, a internet ainda não era algo popular. Sendo assim, só agora, retornando à prática do TM, estou estudando o assunto e tentando recuperar o tempo perdido, ao menos no que se refere à teoria. Na prática, experimentei pouquíssimas combinações de madeiras e borrachas até agora.

Tenho lido muitos tópicos aqui no fórum e algumas vezes vi colegas comentando sobre suas percepções acerca de raquetes (madeiras).

Em um dos posts que li, pedia-se opinião sobre uma madeira X. Vi então colegas respondendo com comentários sobre essa madeira X, tomando por base um jogo no qual usaram a raquete X emprestada (sem citar se essa estava ou não com borrachas iguais às suas). Fiquei “encucado” com isso.

Pergunto:

Considerando o meu exemplo, a menos que o “testador” conheça muito bem uma gama de madeiras, borrachas e combinações, seria realmente possível descrever características de uma madeira X isoladamente com base em apenas um jogo, especialmente se a madeira testada não está com borrachas iguais às dele (do testador)?

Como acho que essas comparações são complexas (a menos que se fixe uma ou duas “variáveis”), pergunto isso com a intenção de saber se em algum momento é realmente possível adquirir esse feeling de outra forma que não através de muita experimentação de diversos materiais e suas combinações.

Um abraço.

Bom dia Gentil!
Inicialmente, desejo muito sucesso para vc neste retorno ao esporte. Me encontrei na mesma situação em 2004 e imagino como as coisas estão ainda mais difíceis de entender para vc hehehehehehehe. Isso pq vc voltou depois da proibição da cola rápida, novas tecnologias, etc. Deve estar até tonto com tantas mudanças hahahahahahahh.