pega europeia X pega japonesa

boas!jogo com pega europeia mas tnh andado a treinar com japonesa.a japonesa implica um desgaste fisico maior claro, mas e-me muito mais divertido devido a simplicidade da europeia.a minha pergunta é:acham k vale a pena reaprender?n tou a dizer k europeia n me da gozo, claro k me da, mas parece k a japonesa implica mas involvimento no jogo devido a movimentaçao e ao jogo super rapido.acham k vale a pena mudar pra japonesa ou os meus resultados n serao assim tao bons?
obrigadao e espero muitas respostas!

P.S.-mesmo k nao respondao postem as vossa opinioes sobre cada uma das pegas s.f.f.

Vou tentar te ajudar, mas prmeiro preciso saber se entendi o que vc disse. Deduzi pelo jeito como vc escreveu que vc é de Portugal não?

Bem, pra começar a falar sobre as empunhaduras(pegas eu acho…) vc tem que ver se vc tem fisico pra jogar como caneteiro japonês. Ela exige uma movimentação muito maior da sua parte. E considerando que vc está na europa acredito que devam haver muitos tecnicos capacitados a te ensinar a tecnica europeia enquanto seu aprendizado sobre a empunhadura japonesa pode ficar prejudicado.

Mas de qualquer jeito vc tem que jogar de um jeito que seja prazerozo tb. Pelo menos pra mim é muito importante me divertir enquanto jogo, apesar de certas vezes não conseguir.

Só entendi o que ele quis dizer pelo contexto, pois se não me engano alguns espanhois chamam borracha de pega também.

Resposta: se vc tem prazer em jogar como caneteiro, e não tem 1 objetivo de alcançar a seleção de seu país, somente praticar o TM como hobby ou mesmo por diversificar seu jogo, jogue algumas semanas com caneteiro japonês. Sobre o desgaste físico, realmente é maior, mas existem alguns, raros caneteiros, que conseguem jogar bloqueando e contra atacando, não se movimentando muito. Eu acredito que seus resultados após algumas semanas/meses de treino serão bons, pois acredito que há uma carência de caneteiros (pega japonesa) na Europa.