Pedido de Sugestões para trabalhar com Tênis de Mesa

Olá, estou com a intenção de abrir uma academia de Tênis de Mesa na cidade onde moro (Uberaba-MG). Inicialmente quero começar com três mesas, duas de 25mm e uma de 18mm. Quero dar aulas e abrir para mensalistas inicialmente no sábado e domingo. Gostaria de que me dessem sugestões para conseguir, com o tempo, deixar a academia auto-suficiente. E também opiniões sobre o modelo de mesa Automat 25mm MDF cavalete de FERRO da Hobby, que pretendo comprar duas. Obrigado por enquanto.

Primeiramente espero que vc seja um profissional formado em educaçao fisica ( se vc deseja dar as aulas),
Eu Vejo alguns pontos que podem lhe ajudar, que sao:

Divulgação- Divulgue o massimo que puder, como? va em escolas, na praca , em clubes, faca demostracoes com quem ja joga, publique em jornais, revistas, televisao o maximo de visibilidade que conseguir.

Projetos - vc pode fazer projetos e utilizar a lei de incentivo ao esporte, estadual ou municipal e utilizar o seu espaco para projetos socio educativos e de treinamentos.

Olha essa jornada de uma academia particular e dura e longa 100% das que conheco tem sempre algum contato com prefeituras.

So por curiosidade, joguei o JIMI e tinha uma equipe de uberaba, ai ja nao tem lugar pra treinar?

Tem um espaço particular com duas mesas 25mm mas não está sempre disponível e não é para iniciantes. No momento a prefeitura sedeu um espaço para a prática do esporte. Quanto as aulas, sou formado em outra licenciatura, já dou aulas em residências informalmente e tenho pedidos para abrir uma academia. A formação em Educação Física é pretensão futura.

[quote=“manofan”:18ynqmpx]Primeiramente espero que vc seja um profissional formado em educaçao fisica ( se vc deseja dar as aulas),
Eu Vejo alguns pontos que podem lhe ajudar, que sao:

Divulgação- Divulgue o massimo que puder, como? va em escolas, na praca , em clubes, faca demostracoes com quem ja joga, publique em jornais, revistas, televisao o maximo de visibilidade que conseguir.

Projetos - vc pode fazer projetos e utilizar a lei de incentivo ao esporte, estadual ou municipal e utilizar o seu espaco para projetos socio educativos e de treinamentos.

Olha essa jornada de uma academia particular e dura e longa 100% das que conheco tem sempre algum contato com prefeituras.

So por curiosidade, joguei o JIMI e tinha uma equipe de uberaba, ai ja nao tem lugar pra treinar?[/quote]

Bom dia AJPKAZINSKI.
A sugestão mais importante que eu tenho a te dar é que vc se preocupe, neste primeiro momento, com o NEGÓCIO e não com a ATIVIDADE. Isso significa que a sustentação do negócio é que vai dar condições para vc desempenhar a atividade, que pela sua experiência e pela demanda que vc cita ter, não será nenhum problema para vc. Ou seja, se o negócio não funcionar, a atividade não tem condições de prosseguir e ambos morrem na praia. Afinal, por mais boa vontade e amor ao esporte que vc tenha, isto não vai pagar as suas contas e tenho certeza que vc as tem como eu e boa parte dos nossos colegas. E sendo assim, a partir do momento que a atividade não ajude o negócio, vc se verá numa situação onde vai precisar abandonar a atividade. É triste, mas é assim.
É claro que existe uma série de coisas que eu precisaria te alertar na estruturação do seu negócio, mas isso daria um livro de uns oito volumes heheheheheheheheh. Então, o que eu sugiro basicamente, é:

1. JAMAIS utilize o coração neste momento: substitua-o pelo Excel, lápis, borracha e papel.
  2. PLANEJE MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO (mas muito mesmo) antes de começar, principalmente para saber se vale a pena começar.
  3. Tenha idéia exata da capacidade do seu negócio: quanta gente está interessada e quanta gente vc pode atender. Além disso conheça exatamente as características deste público que possam influenciar o seu negócio.
  4. Como disse o colega acima, busque parcerias (além das prefeituras) com entidades privadas, pessoas e empresas CONFIÁVEIS: são determinantes para o sucesso ou fracasso dependendo deste “confiáveis”. Qualquer pequena ajuda é bem vinda nesta hora.
  5. Tenha a humildade de buscar ajuda (conhecimento) para montar sua estrutura: os cursos do SEBRAE por exemplo são gratuitos, se não me engano, e se precisar de consultoria deles tb, é bem baratinho.

Como vc vê, apenas falei de negócio aqui, mas sabe o motivo? Percebo que todo mundo que começa uma iniciativa destas não precisa de orientação técnica, e pelo que diz, vc aparenta ter uma ótima reputação como treinador na sua região. Todo mundo sabe como conduzir a atividade, mas pelo enfraquecimento do negócio, todo mundo acaba tendo que parar.
Me resta dizer que fico torcendo por vc, porque são iniciativas assim que precisamos para fazer nosso esporte crescer: trazendo mais gente para dentro. Te desejo muito sucesso e em caso de mais alguma coisa que eu possa ajudar, estamos aí. E fique tranquilo pq nisto um sou bem melhor do que no tênis de mesa, já que este é o meu trabalho hahahahahahahahahah.

Abraços!!!

[quote=“Alcir”:22n8d5xe]Bom dia AJPKAZINSKI.
A sugestão mais importante que eu tenho a te dar é que vc se preocupe, neste primeiro momento, com o NEGÓCIO e não com a ATIVIDADE. Isso significa que a sustentação do negócio é que vai dar condições para vc desempenhar a atividade, que pela sua experiência e pela demanda que vc cita ter, não será nenhum problema para vc. Ou seja, se o negócio não funcionar, a atividade não tem condições de prosseguir e ambos morrem na praia. Afinal, por mais boa vontade e amor ao esporte que vc tenha, isto não vai pagar as suas contas e tenho certeza que vc as tem como eu e boa parte dos nossos colegas. E sendo assim, a partir do momento que a atividade não ajude o negócio, vc se verá numa situação onde vai precisar abandonar a atividade. É triste, mas é assim.
É claro que existe uma série de coisas que eu precisaria te alertar na estruturação do seu negócio, mas isso daria um livro de uns oito volumes heheheheheheheheh. Então, o que eu sugiro basicamente, é:

1. JAMAIS utilize o coração neste momento: substitua-o pelo Excel, lápis, borracha e papel.
  2. PLANEJE MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO (mas muito mesmo) antes de começar, principalmente para saber se vale a pena começar.
  3. Tenha idéia exata da capacidade do seu negócio: quanta gente está interessada e quanta gente vc pode atender. Além disso conheça exatamente as características deste público que possam influenciar o seu negócio.
  4. Como disse o colega acima, busque parcerias (além das prefeituras) com entidades privadas, pessoas e empresas CONFIÁVEIS: são determinantes para o sucesso ou fracasso dependendo deste “confiáveis”. Qualquer pequena ajuda é bem vinda nesta hora.
  5. Tenha a humildade de buscar ajuda (conhecimento) para montar sua estrutura: os cursos do SEBRAE por exemplo são gratuitos, se não me engano, e se precisar de consultoria deles tb, é bem baratinho.

Como vc vê, apenas falei de negócio aqui, mas sabe o motivo? Percebo que todo mundo que começa uma iniciativa destas não precisa de orientação técnica, e pelo que diz, vc aparenta ter uma ótima reputação como treinador na sua região. Todo mundo sabe como conduzir a atividade, mas pelo enfraquecimento do negócio, todo mundo acaba tendo que parar.
Me resta dizer que fico torcendo por vc, porque são iniciativas assim que precisamos para fazer nosso esporte crescer: trazendo mais gente para dentro. Te desejo muito sucesso e em caso de mais alguma coisa que eu possa ajudar, estamos aí. E fique tranquilo pq nisto um sou bem melhor do que no tênis de mesa, já que este é o meu trabalho hahahahahahahahahah.

Abraços!!![/quote]

Alcir, obrigado pelas dicas. Eu já trabalho em um negócio próprio e quero pararelamente nos finais de semana colocar em prática esta ideia da academia com muito carinho, com a intenção de, futuramente, se tornar um centro de treinamento (já pensando grande aqui!! rsrsr). Gostaria de saber a sua sugestão quanto a mesa escolhida que comentei (Automat 25mm MDF cavalete de FERRO da Hobby). Abraços.

Me desculpe se fui redundante com vc então. A intenção era das melhores, apesar do inferno estar cheio delas hahahhahhahah.
Mas quanto à mesa, esta é ótima. Diria até que talvez fosse melhor fazer o contrário do que vc pretende (principalmente por vc ter um foco maior na iniciação): 2 mesas 18mm e 1 mesa 25mm, já que a Automat 18mm tb é ótima.

Abraços!!!

[quote=“Alcir”:3vvcvokp]Me desculpe se fui redundante com vc então. A intenção era das melhores, apesar do inferno estar cheio delas hahahhahhahah. Mas quanto à mesa, esta é ótima. Diria até que talvez fosse melhor fazer o contrário do que vc pretende (principalmente por vc ter um foco maior na iniciação): 2 mesas 18mm e 1 mesa 25mm, já que a Automat 18mm tb é ótima.

Abraços!!![/quote]

Alcir, me perdoe se passei a impressão de menosprezo das suas instruções, não era a intenção. As suas sugestões são valiosíssimas e estão anotadas para por em prática, inclusive a ideia das mesas. Abraços e obrigado por enquanto.

De maneira alguma interpretei desta maneira, fique tranquilo.
Mas em relação às mesas, o que vc decidir está bem decidido, pois ambas são muito boas.

Abraços!!!