Tênis de mesa do Brasil estréia com uma vitória e três derrotas
Fonte:UOL Esporte
18/09/2004 - 14h26
[i][b]A participação do Brasil no tênis de mesa nas Paraolimpíadas de Atenas começou com saldo negativo. Quatro atletas do país estrearam neste sábado, mas apenas um venceu. Sexto colocado do ranking mundial, o curitibano Luiz Algacir (classe 3) bateu o coreano Heung Sik Yang por 3 sets a 2, parciais de 9-11, 11-9, 13-15, 13-11 e 11- 6.
Roberto Alves (5) enfrentou o japonês Toshiniko Oka, oitavo do ranking mundial, e perdeu por 3 a 0. Ivanildo Freitas (4) foi superado pelo mesmo placar pelo chinês Yang Zhang, nono do mundo. Iranildo Conceição (2) só venceu um set do alemão Otto Vismaier, perdendo por 3 a 1.
O tênis de mesa é um dos esportes mais tradicionais das Paraolimpíadas, disputado desde a primeira edição do evento, em Roma-1960. Em Atenas, os mesa-tenistas estão divididos em dez categorias. As classes de 1 a 5 são disputadas em cadeiras de rodas, entre atletas paraplégicos e tetraplégicos.
Apenas duas pequenas modificações diferenciam o tênis de mesa das Paraolimpíadas do disputado nas Olimpíadas. Nas disputas em cadeiras de rodas, o atleta pode segurar na mesa para manter o equilíbrio e os saques devem ser realizados no fundo da mesa.[/b][/i]