para qual jogo é direcionado raquetes carbonadas

Olá amigos, pegando carona num assunto que terminou como off-tópic de outro tópico, gostaria de perguntar a opnião do pessoal aqui para qual tipo de jogo são direcionadas as raquetes carbonadas como a Primorac Carbon por exemplo. Minha opnião é que visa o jogo a meia distancia da mesa (lógico que devem haver exceções), pois como um usuário havia dito num outro tópico, as bolas ficam mais razantes. E assistindo atentamente o jogo de Schlager, que usa raquete carbonada, pude verificar que ele joga a meia distancia da mesa, diferentemente de outros europeus (me corrijam se eu estiver errado). E pude constatar tambem que algumas madeiras all wood (como a P700) são mais direcionadas àqueles que preferem um jogo mais longe da mesa, pois a bola faz uma trajetória mais parabólica. Agradeço desde já

Falar da madeira.

O importante é o conjunto.

Se vc apenas comparar uma Primorac Carbon com uma Avalox P700, a primeira coisa que vc irá perceber é que a Avalox (na mao ) é bem mais pesada.

Assim sendo, os golpes serao mais potentes, mas vc irá se cansar mais rapidamente.

Mas tb se vc usar borrachas lentas na Avalox, tb nao irá tirar o maior proveito dela.

De qq forma, poucos jogadores top (masculino) usam madeiras carbonadas, seja fibra de carbono, de vidro ou mesmo Kevlar ou as mistas (arylate carbon).

Olha Peloco, algumas pessoas vêem a raquete carbonada tipo Primo.C. direcionadas a quem joga de longe. Eu prefiro enxergar sob uma outra ótica, cujo direcionamento é para jogadores que buscam:

  • velocidade sem acréscimo de peso
  • amplitude no sweet spot
  • menor tempo de contato entre a raquete e a bola
  • maior profundidade no ataques
  • menor reação ao efeito

Eu penso q as características intrínsecas desse tipo de raquete favorecem em geral os jogadores de média e longa distância. Mas, não vejo isto como uma regra. Pq jogadores q jogam em cima da mesa podem se beneficiar de uma raquete destas também. É verdade q tem q se treinar mto, mas dá. O Tsuboi joga predominantemente em curta e média distância.

Joguei mto tempo c/ carbono e em curta distância. (1 ano de PC e 5 anos de Kong Linghui Special). Qdo vc bate c/ carbono a tendência é q a bola volte em ritmo mais rápido (freqüência= x vezes/min). Então, o segredo p/ minha melhora foi treinar:

  • perna p/ chegar antes
  • velocidade de preparação e peso predominante nas pontas do pés pq o ritmo é mais rápido (freqüência)
  • explosão no pulso e antebraço p/ gerar efeito e curva nos ataques, já que as bolas saem mais previamente da raquete e vão c/ menos “peso” e mais retas.
  • p/ defender, um melhor posicionamento pq defender fora da área ótima = erro na certa.
  • impacto c/ foco na raspagem e no timing (p/ nunca atrasar e nunca deixar de colocar curva) já q a bola vai mesmo não pegando no centro da raquete só q c/ menos “peso” pro adversário, eu poderia e deveria me preocupar em compensar estas deficiências.

Reparei que p/ jogar de madeira o que muda mais é o impacto pq senão a bola não vai. É fundamental

  • priorizar sempre o melhor impacto possível
  • mirar todas bolas no meio da raquete devido ao sweet spot menor.
  • melhorar o balanço e equilíbrio p/ a transferência de peso.
  • firmar, endurecer no momento exato do impacto.

Resumindo (pesquisei um post antigo)

"Realmente, somente madeira dá a melhor combinação entre velocidade, controle e feeling.

Mas os materiais extras vem p/ compensar aqueles que não tem (ou não querem usar) a força explosiva necessária para jogar

  • da forma desejada
  • e no nível requerido pelo adversário

…preocupando menos com o impacto (tempo e ponto da raquete) para dar mais atenção a outras questões."

Resumindo,
Acredito que tenha mais a ver com a sua opção pessoal, sua capacidade física ou características que o adversário exige de vc do que a distância na qual vc joga.

[quote=“Kyo”:3axve2vv]Joguei mto tempo c/ carbono e em curta distância. (1 ano de PC e 5 anos de Kong Linghui Special). Qdo vc bate c/ carbono a tendência é q a bola volte em ritmo mais rápido (freqüência= x vezes/min). Então, o segredo p/ minha melhora foi treinar:

  • perna p/ chegar antes
  • velocidade de preparação e peso predominante nas pontas do pés pq o ritmo é mais rápido (freqüência)
  • explosão no pulso e antebraço p/ gerar efeito e curva nos ataques, já que as bolas saem mais previamente da raquete e vão c/ menos “peso” e mais retas.[/quote]

Mais um excelente post Daniel. Se importaria em detalhar como treinava estes 3 itens que você citou?

Concordo com o que o Kyo disse. Eu particularmente to perdido, pois não gosto do toque do carbono, além da saída precosse da bola da raquete. Uso uma Primorac FL (all wood) com uma tg2 no for com cola rápida, e não me vejo jogando com outro material. A bola dispara bastante e no final faz bastante curva, alem de dar mto controle, mas com a proibição da cola rápida, n sei oq fazer :frowning:

Será que a DHS vai ter alguma inovação em relação as borrachas?? ñ consigo me adaptar a borrachas japonesas no For… quero só ver oq os atletas top chineses vão fazer com essa proibição :lol:

Creio que seria mais interessante, vc dizer pq nao se adapta às borrachas japonesas no forhand.
Diga o que acontece, se possível pq.
Qual tipo de jogada mais gosta, mais erra ( de preferência usando o for)
Se quando saca, muda de borracha e por ai vai.

[quote=“Nakata”:2dfpa6py][quote=“Kyo”:2dfpa6py]Joguei mto tempo c/ carbono e em curta distância. (1 ano de PC e 5 anos de Kong Linghui Special). Qdo vc bate c/ carbono a tendência é q a bola volte em ritmo mais rápido (freqüência= x vezes/min). Então, o segredo p/ minha melhora foi treinar:

  • perna p/ chegar antes
  • velocidade de preparação e peso predominante nas pontas do pés pq o ritmo é mais rápido (freqüência)
  • explosão no pulso e antebraço p/ gerar efeito e curva nos ataques, já que as bolas saem mais previamente da raquete e vão c/ menos “peso” e mais retas.[/quote]

Mais um excelente post Daniel. Se importaria em detalhar como treinava estes 3 itens que você citou?[/quote]

Não há nenhum segredo. Mas, de qualquer forma;

  1. Perna: Treinos de perna e academia. Dedicação mental p/ auto vigilância insistindo em mexer qdo a perna tava queimando ou c/ aquela sensação q tem um “aço na coxa”.

  2. Veloc de prepara: Além do treino de fortalecimento de quadril normal no treino do Itaim, MUITO espelho. Aliás, eu era um dos únicos q utilizava aquele espelhão q tem no salão e tds me chamavam de loco, rs… O peso nas pontas dos pés é dedicação mental p/ auto-vigilância.

  3. Explosão no pulso e antebraço: Observação do Duan treinando/jogando, exercícios c/ pesos levinhos e dedicação mental p/ auto-vigilância.

PS: Eu cito dedicação mental p/ auto-vigilância em tds pq o corpo praticamente só faz o q o cérebro manda. Para qualquer movimento fluir automaticamente, é necessário viciar o cérebro primeiro. Isso só é possível através da dedicação mental de se vigiar. Além disso, há milhões de coisas q passam na nossa cabeça enquanto treinamos fundamentos. Então, para não esquecer qual o foco vc prioriza em tal treino esta dedicação se torna primordial.
Aliás, essa parada de cérebro é para o bem e para o mal. No treino, qdo não se pensa em nada, não há mudança relevante apenas aprimoramento. No jogo, quando se pensa besteira, faz-se muita besteira.

eu jogo ensima da mesa…usava uma ofensive da yasaka… ela possui uma fibra grossa no meio…ela tem bom controle e uma velocidade razoavel pra cima… e com duas borrachas de nem tanta velocidade…deu pra abuzar de efeito…e colocar bastante velocidade(falo bastante por jogar na mesa…ja fora nao era tao diferente…mas nao mesa ela era exelente…

mas as vezes é por causa da combinaçao de borracas…era uma extreme speed e uma markV

[quote=“reidoclassico”:1d4g82on]eu jogo ensima da mesa…usava uma ofensive da yasaka… ela possui uma fibra grossa no meio…ela tem bom controle e uma velocidade razoavel pra cima… e com duas borrachas de nem tanta velocidade…deu pra abuzar de efeito…e colocar bastante velocidade(falo bastante por jogar na mesa…ja fora nao era tao diferente…mas nao mesa ela era exelente…

mas as vezes é por causa da combinaçao de borracas…era uma extreme speed e uma markV[/quote]

Hey amigo, será q vc postou no tópico correto?