Para Kateros

Até 1972 quando parei de jogar gostava muito de " Katar “, apesar de ser atacante, hoje estou com 52 anos não tenho mais pernas ´para isso.
Mas mesmo assim eu brinco de " Katar” , só que nw tenho raquete lenta montei uma raquete para brincar com 2 borrachas de Pino Longo , 1 FEINT LONG 2 OX e 1 FEINT LONG 3 tambem OX numa madeira ANDRO SUPER KORE Carbon que é OFF.

Comecei a Katar com ela, era muuuiiito dífícil eu colocar uma bola na mesa no início, agora brinco muito bem com ela.

Neste fim de semana um dos raríssimos dias de folga que eu tive , nos últimos 3 meses ( foram 4 dias ), nw deu para ir para o SESC da Vila Mariana pois a folga foi de última hora.
Fui numa Escola Familia daqui de onde moro para brincar ninguem joga TM lá, mas para minha sorte tinha um Mesatenista de visita a casa de um primo e estava lá, ele é atacante usa Korbel com 2 SRIVER e tinha com ele uma madeira DEFENSE ALFA da BTY BEM VELHINHA com ele , peguei emprestado e colei minhas borrachas , óbvio ficaram pequenas naquela " PÁ DE PEGAR PIZZAS NO FORNO " , e comecei a KATAR .
Aí veio a surpresa !!! os Katos estavam MUUUUUUUUUIIIIIITO mais faceis de executar, já estava acertando com facilidade na ANDRO, mas na DEFENSE ficou muito mais fácil.

Ai me ocorreu uma idéia e ai não sei se terá fundamento:

O uso de madeira rápida para KATO em treinamento foi dificil, mas não impossivel e quando usei a madeira lenta facilitou muito, será que se os Kateros treinassem com madeira rapida e jogassem com madeira de defesa melhorariam seu jogo???
Comigo afirmo que deu muito certo.

E será que se atacantes treinassem com madeira super rápida e jogassem com madeira mais lenta não acertariam mais??? esse teste é fácil de fazer basta pegar emprestado uma raquete mais lenta de um companheiro.

Abraço a todos

Sr. Kid, saudações!
O que vc descreveu, aconteceu exatamente comigo.
Fazia um tempinho que tentava jogar com pino longo, mas fazer isso sozinho, sem orientação, eh quase masoquismo. Comecei então a ter umas aulas com o Salatiel, em Americana e o jogo mudou.
Eu treinava com uma madeira que achava que era lenta, mas na ultima aula eu experimentei uma extremamente mais lenta e as bolas começaram a entrar com MUITO MAIS facilidade.
Eu apenas acredito que treinar com um material e jogar com outro não seja bom. Entendi o que vc disse sobre ser um estilo mais para brincar um pouco, mas para jogar serio temos que ter o maximo de controle sobre o material, principalmente na sensibilidade do toque da bola, e isso eh extremamente diferente de uma madeira para outra.
So não sei dizer se tecnicamente existe algum fundamento em treinar assim.

Eu creio que se vc treinar com um material e jogar com outro, vc terá benefícios, mas também malefícios.

Se vc treinar c/ um material rápido e jogar c/ um lento, vc ganhará em controle, defesa e jogo curto, mas perderá em poder ofensivo e outras técnicas q não entram da mesma forma pq se necessita menor tempo de contato c/ a raqt ou pelos movimentos estarem condicionados mais curtos ou mais suaves.

Se vc treinar c/ lento e jogar c/ rápido ganhará em poder de ataque e contra-ataque, mas perderá em curva, jogo curto, defesa (relativo) e outras técnicas q não entram da mesma forma pq se necessita um maior tempo de contato c/ a raqt ou pelos movimentos estar pré-condicionados mais longos ou c/ demasia firmeza.

A troca de materiais eu só acho indicada qdo provisoriamente para corrigir alguma falha. Por ex: se o camarada tem o vício de bater mto fechado só raspando p/ ouvir o barulhinho, temporariamente ele poderia bater um pouco c/ pino curto p/ o cérebro dele decorar q abrir a raqt é necessário.

deculpem eu sou portugues e li o topico e nao percebi nd pk n xei o significado da palavra katar
xe alguem me podesse responder agradecia

[quote=“azbcak”:mspl3kjc]deculpem eu sou portugues e li o topico e nao percebi nd pk n xei o significado da palavra katar
xe alguem me podesse responder agradecia[/quote]

Kato

Os japoneses chamam de kato o golpe defensivo pós-drive ou pós-batida c/ efeito para baixo (backspin) q vem do inglês cut.

Então katar é defender um drive ou batida cortando a bola com efeito para baixo.

Na linguagem mais globalizada do tm seria o “chop”.

mt obrigado

Para atacantes creio que não vai dar certo.
Mas para Katero pelo que vi será uma boa, pois não envolve velocidade, as minhas bolas foram devolvidas com muito mais facilidade e nem precisei treinar com a raquete lenta, foi só trocar a madeira e pronto.
Consegui mandar bolas com muito mais precisão ficou divertido brincar com ela.
Continuarei brincando com a raquete rapida e usarei uma madeira lenta ( que vou adquirir ainda ) .
Quem sabe volto a jogar KATO.
E como não tenho tempo para treinar vou apanhar dos meus colegas de todo jeito, então que seja pelo menos no estilo que gosto…

OLA NATIONAL KID!!a respeito da sua questao,creio que alguns "kateros"podem ate se adaptar a raquetes rapidas,porem,estas sao menores e feitas de material mais duro e pesado.No caso das raquetes para kato,por serem maiores para uma defesa mais solida e segura,os materiais sao mais leves e macios para amortecer o impacto;em algumas,como a MATSUSHITA PRO SPECIAL,e utilizado o arylate-carbon,mas os materiais sao todos calculados para que a raquete nao fique muito pesada e de dificil movimento,e mesmo esta,com carbon e tudo,ainda e considerada muito lenta,se comparada a uma TIMO BOLL SPIRIT po exemplo.Se for utilizado material muito rapido para se fabricar uma raquete para kato,esta se tornara pesadissima,ultrapassando os 105 gramas,que com duas borrachas grossas,se tornaria um "chumbo"na mao do katero.Se um katero jogar com uma madeira muito rapida,pode ficar mais facil de atacar,porem,possivel mas mais dificil de “katar”,porque a bolinha "espirra"muito mais longe.No caso dos "kateros"top players,eles utilizam muita cola mesmo nos pinos,para poder atacar com os dois lados qdo houver oportunidade e sem perder o controle qdo katar.

Como eu disse pretendo comprar uma raquete defensiva para jogar.
Vou continuar treinando com a ANDRO SUPER CORE.
A ANDRO SUPER CORE CARBON é dura e rapida sim , mas a madeira é SUPER LEVE.
A DEFENSE ALFA que usei é mais pesada que ela.

Amanhã se tudo der certo ( quer dizer errado , he,he,he ) terei um dia de folga, ai irei para o SESC da Vila Mariana encontar com meus amigos de TM e pretendo experimentar os Pinos Longos na minha TIMO BOLL pois ela é muito mais lenta que a ANDRO e talvez seja o meio termo entre a Rapida e a Lenta.

Tambem sou katero e gostaria de indicar a joo se hyuk que gostei muito por ser boa tanto para drive de longe, como para kato,no caso da defense alfa ou sua versao diminuida a defenseII,tem um toque mais macio,boa para katar,porem um pouco mais dificil de atacar de longe,o que precisaria de mais cola.No caso de pino longo,se vc quiser,experimente a curl P-1,que achei muito mais macia e estavel que a feint longII,que tambem ja usei bastante,mas para mim,ficou muito mais facil katar com curl,que com cola,ficou muito boa.Tenha um bom treino e boas descobertas.