Pagamento para jogar e treinar

Bom dia pessoal, estou iniciando esse tópico para saber algumas informações dos clubes de vocês.

Se vocês defendem um clube, é justo pagar para treinar nele e ainda para jogar?
Aqui, pagamos 100 R$ por 2 horas por semana e 60 R$ para jogar durante o mês
E meio que a galera não aceita muito, não si para vocês, mas eu acho caro! Você defende um clube e mesmo assim tem que pagar 10 R$ por dia que jogar ou 60 R$ por mês, fora as apostas! E se quiser treinar lá tem que ser com o responsável do clube, apenas ele, outras pessoas não podem dar treino…
Queria que comentassem como funciona no clube de vocês, desde já agradeço!

Abraços!!!

Aqui na minha região os treinos são gratuitos.
E existem bons clubes, inclusive um centro de treinamento homologado pela cbtm.
Creio que os clubes mais famosos, principalmente de SP, devem cobrar mensalidade a fim de evitar a superlotação de atletas. Imagine, por exemplo, se os treinos no Itaim Keiko fossem gratuitos? Metade dos jogadores da cidade poderiam querer treinar lá, o que seria fisicamente impossível.
Sobre defender o clube eu não sei dizer, pois não participo de ligas oficiais, apenas de torneios abertos.

[quote=“IlanLucas23” post=105090]Se vocês defendem um clube, é justo pagar para treinar nele e ainda para jogar?

Queria que comentassem como funciona no clube de vocês, desde já agradeço! [/quote]

Ilan,

Assim como o Nakata, aqui em Ribeirão Preto, existem lugares onde se dá para treinar de graça e lugares onde cobra-se mensalidades. Aqui paga-se a mensalidade para quitar as despesas do clube com luz, limpeza, bolinhas, manutenção das mesas, aparadores e, claro, a remuneração dos professores.

Para a sua pergunta se é justo pagar para treinar no clube mesmo defendendo o mesmo, eu digo que depende. Vou dar minha opinião baseada em dois cenários:

1. O clube recebe recursos financeiros da lei de incentivo aos esportes, tem vários patrocínios e o espaço físico e material de treinamento são cedidos pela prefeitura/estado. Neste caso, acho que o clube não precisaria cobrar uma mensalidade para os atletas que o representassem. Os recursos de outras fontes seriam suficientes para sustentar os gastos do clube e poderia-se investir mais no lado da inclusão social do esporte, inclusive pensando em uma bolsa para os atletas.
  2. O clube não recebe ajuda financeira constante, no máximo para participação de eventos, e apenas o espaço físico é cedido pela prefeitura/estado. Neste caso, o clube tem diversos gastos como a reposição e conserto de material (mesas, aparadores, bebedouros, cadeiras, placares, material de limpeza, bolinhas etc.), água, luz, impostos, contribuição social, contador, advogado etc. E, ainda deve-se pensar na remuneração do técnico/professor. Com todos estes gastos, acho que é justo cobrar sim pela mensalidade de todos os praticantes, mesmo atletas do clube, pois, sem essa contribuição o clube poderia deixar de existir.

Tentei dar minha opinião em dois cenários bem distintos e, certamente, estes não representam todos os cenários existentes.

Pensando no tênis de mesa como um negócio, o mesmo deve dar lucro ou no mínimo manter as contas equilibradas, ou seja as receitas (mensalidades, patrocínios, ajuda de custo, direitos de imagem etc.) deve ser maior ou igual as despesas. Em toda situação deve se observar essa regra, se não uma hora o clube não terá condições de se sustentar.

Abraços,

Valeu Júlio, aqui o treinador vive disso, ele pega o dinheiro da mensalidade como sua forma de sobrevivência… E a AABB fornece o pagamento de tudo, luz, impostos e etc… Menos material… Ou seja, temos que comprar bolinhas e pagar pelas mesas, pois o treinador é humilde e vive disso, mas é meio que 160,00 R$ por mês com 2 treinos de 1h por semana, quantas horas vcs treinam? Valeu Júlio, abçs!

Aqui no meu clube, ele nao tem patrocinio de ninguem, é um clube particular. Todas as contas sao pagas pelo proprio clube. Tem uns 30 atletas treinando em media [nao tenho uma ideia exata, pq nao treino no horario q tem mais gente: final da tarde/noite] e sempre sai e entra gente, ai esse numero oscila. É 90,00 para 2 dias de treino por semana e pode ir ao sabado jogar, mas pode jogar depois do treino tb [durante a semana], nao tem um “valor extra” para isso. A duracao do treino, aqui no meu clube, é uns 1,5/2h, nao sei com certeza, pq eu chego depois do treino, só pra jogar, pois nao tenho tempo disponivel pra fazer as 2 coisas [treinar e jogar]. E 100,00 para 3 dias de treino/semana e com o sabado livre para jogar tb [podendo jogar apos os treinos tb].

Dependendo de quantas pessoas treinam no seu clube, esse valor, q vc paga, pode ser alto, ou pode ser baixo… Isso tb vai depender do q o seu treinador acha q “merece ganhar” ou “precisa pra viver” ou combinacao de ambos. Por exemplo, se ele achar q merece/precisa só de 1 salario minimo por mes é uma coisa, se ele acha q merece/precisa de uns 10 salarios minimos, é outra coisa…

Para não ser muito repetitivo, basicamente tenho a mesma opinião que o Julio.

Princípio número 1 da existência: nada é de graça. A partir de então, o que entra em questão é “quem paga a conta”.

O que define a longevidade dos clubes não é o quanto eles custam para vc, mas sim o quanto vc custa para eles. Prejuízos são uma constante no tênis de mesa em todos os níveis, e geralmente são equilibrados colocando mais paixão do outro lado da balança, mas uma hora a fome aperta, e ela é bem mais poderosa que o amor (sim, Hollywood te enganou a vida toda hahahahhahaah). E se isso é seríssimo no ambiente semi-profissional ou profissional, no amador é um câncer terminal.

Sendo assim, a pergunta muda um pouco de direção, de certa forma como tb tratou o Julio: quanto (ou qual o benefício) o clube recebe para que vc o represente? Se nada (ou nenhum), cabe a ele decidir quem paga a conta, e não seria injusto que ele decidisse que seja vc. Se ele recebe auxílio de alguma entidade (pública ou privada), é justo que ele o repasse aos seus gastos, e se isso não cobrí-los integralmente, voltamos ao caso anterior para tratar a parcela restante. Em último caso, se a sua atuação gerar ao clube algum benefício desproporcional ao que o mesmo te ofereça, é cabível receber algo para jogar. Tudo é uma relação de custo vs. benefício. Em relação ao quanto te cobram, vale o mesmo princípio: o clube cobra o que julga ser proporcional ao benefício oferecido, adaptando para cima ou para baixo conforme seus interesses. Se o seu clube tem poucos atletas, provavelmente precisa cobrar um valor maior para sobreviver, principalmente se não tiver concorrência.

Ainda vale lembrar: apostas não têm nada a ver com isso. Ninguém é obrigado a apostar, e se vc o faz, está assumindo o risco de perder, portanto não pode incluí-las no custo. A proibição de receber treinos de terceiros é cabível se os mesmos não o fazem nas mesmas condições que o técnico local, ou em condições acordadas por todos os técnicos.

Sua carga de treinos não está muito abaixo da média dos clubes que eu conheço, geralmente de 3 a 4h semanais mais treinos livres. Mas quanto ao valor, pelos aspectos acima, não posso dizer se é justo ou não, pois há muitas variáveis que podem influenciar o preço. Entretanto, o importante é o quanto vale para vc e as opções que vc tem.

Abraços!!!