Ovtcharov testa positivo no antidoping

O teste foi realizado 23 de Agosto pela Agência Nacional Antidoping (NADA) na residência do atleta em Hameln e a análise feita no Instituto de Bioquímica da Universidade de Colônia e apontou, na Amostra A, a presença de clenbuterol. Em uma semana será feita a análise da amostra B.

Nos últimos três meses o Timo Boll foi testado 6 vezes pela NADA.

Muito interessante vc trazer esse tipo de informação. Sempre ouvimos falar de doping em atletismo, tênis de quadra, tiro ao alvo, natação, e outras modalidades, mas tênis de mesa eu realmente desconhecia qualquer comentário.

Sobre o clenbuterol, não é nenhuma fonte científica mas seguem informações retiradas do wikipedia

[b]Clenbuterol é uma substância simpaticomimética que atua principalmente em receptores beta-adrenérgicos.É uma droga prescrita geralmente para tratamento de sintomas com comprometimento respiratório, como um descongestionante e broncodilatador. Pessoas com doenças crônicas como a asma usam essa substância para produzir um efeito broncodilatador para tornar a respiração mais “fácil”. É mais comumente disponível como um sal, o Cloridrato de Clenbuterol.

O Clenbuterol é um β2 agonista adrenérgico, com algumas semelhanças à adrenalina. A substância estimula quase especificamente Receptores adrenérgicos β2 provocando relaxamento bronquiolar, aumento da motilidade do epitélio respiratório, aumento da secreção de fluido do trato respiratório, estabilização dos mastócitos, inibição da liberação de histamina, dilatação vascular, aumento da liberação de neurotransmissores adrenérgicos e ativação miocárdica.Também possui um efeito mínimo na ativação de Receptores adrenérgicos β1. Sua atuação mais específica nos receptores beta origina um efeito mais potente, porém mais sujeito a platôs que a adrenalina, devido a facilidade do organismo se adaptar a droga.

O clenbuterol é prescrito para pacientes com transtornos respiratórios principalmente a asma e como broncodilatador pelo seu capacidade de ação em receptores simpáticos β2, causando broncodilatação e aumento de secreção de fluido respiratório.O clenbuterol é também é considerada uma droga anorexígena, isto é, capaz de induzir o emagrecimento pelo seu efeito termogênico,devido ao aumento da secreção de norepinefrina e outros hormônios catabólicos da região adrenal,aumentando a pressão sanguínea através da musculatura cardíaca e aumentando a temperatura corporal.O aumento da temperatura corporal do organismo aumenta o gasto de calorias para a homeostasia, desta forma há o aumento do gasto calórico diário. Por isso, em alguns países, seu uso é controlado pelas autoridades de saúde local. No Brasil, o clenbuterol só é prescrito para uso veterinário.Os principais efeitos colaterais em humanos são mal-estar e taquicardias, mas também são muito comuns: nervosismo, dores de cabeça, tremores, insônia, hipertensão, patologias morfológicas e funcionais no coração.[/b]

Não tenho muito conhecimento em bioquímica, mas pelo texto, ele pode ter tomado por motivos de comprometimentos respiratórios ou pra emagrecimento. Pra potencializar o desempenho teria que ser prescrito por alguém que compreenda os efeitos. Talvez alguém aqui do site possa contribuir mais com informações sobre o clenbuterol no desempenho.

E os testes do T.Boll não acusaram nenhuma substância?

Ocorre teste anti-doping com alguma frequência no circuito de pro-tours , copa do mundo, mundial no tênis de mesa?

Abraço.

Então Jorge, esses testes foram feitos de surpresa lá na Alemanha mesmo.

O Thiago, por exemplo, nunca foi testado em eventos de tênis de mesa, somente em Olimpíadas, Jogos Pan e Sul Americanos.

Os do Boll todos deram negativo.

O Thiago está na Alemanha com o clube dele para um jogo da ECL contra o Borussia e ele me disse que saiu até na TV. Todo o pessoal do Borussia comentando lá quando eles foram reconhecer o local de jogo, está todo mundo surpreso.

O Dimitri soltou uma nota oficial explicando, falou que foi provavelmente algo que comeu lá na China (essa substância é de uso veterinario também), mas o próprio Boll comeu as mesmas coisas que ele na China e não acusou nada e comentaram lá na Alemanha que teria que ser ingerido muito dessa comida para acusar no doping, caso seja mesmo essa hipótese.

Enfim, tem que aguardar a segunda amostra.

Caros Amigos

O Clenbuterol é uma Substância proibida permanentemente
(em competição e fora de competição)
S1. AGENT ES ANABÓLICOS
Agentes anabólicos são proibidos.

  1. Esteróides Anabólicos Androgênicos (EAA)
    a. EAA exógenos*,
    b. EAA endógenos**

  2. Hormônios peptídicos, fatores de crescimento e substâncias afins:
    Clembuterol, moduladores seletivos de receptores androgênicos (SARMs), tibolona, zeranol, zilpaterol.
    Para compreensão desta seção:

  • “exógeno” se refere a uma substância que não é capaz de ser produzida pelo corpo naturalmente.
    ** “endógeno” se refere a uma substância que pode ser produzida naturalmente pelo corpo.

Ninguém admite que tomou esteróides, pois a admissão pode gerar banimento do esporte.

Paulo

Tenho uma pergunta, esta substância não é encontrada em medicamentos para algum tipo de problema respiratório? Tipo asma? Não poderia acontecer dele ter feito uso deste tipo de medicamento para ““inocentemente”” se beneficiar dos efeitos que a substância produz?

Legal tá a discussão no MyTT.net onde alguns afirmam que o doping não ajudaria no tênis de mesa :smiley:

Esperei até hoje, para pegar bastante conteúdo e escrever a matéria. Tem muita coisa interessante nos jornais alemães. Tem até um já inocentando o “Dima”. 8O

A repercussão na Alemanha foi enorme, diria devastadora.

Hoje foram publicadas novas declarações de Ovtcharov e do seu advogado e até de médicos especialistas (todos alemães) e eles estão afirmando que o doping pode ter ocorrido sim por ingestão de carne de porco contaminada.

Ainda hoje devo publicar a matéria.

Abraços,

Mazinho

Tem uma matéria nesse link: http://www.n24.de/news/newsitem_4850443.html que fala da contaminação de pessoas com essa substância lá na China. 70 pessoas em 2009 e mais de 300 em 2006 contaminados com a mesma substância que o Ovtcharov.

Ele tem tudo para escapar de uma punição grave.

[quote=“AlexandreMonteiro”:292mur1o]Tem uma matéria nesse link: http://www.n24.de/news/newsitem_4850443.html que fala da contaminação de pessoas com essa substância lá na China. 70 pessoas em 2009 e mais de 300 em 2006 contaminados com a mesma substância que o Ovtcharov.

Ele tem tudo para escapar de uma punição grave.[/quote]
É exatamente isso que o advogado de “Dima” está alegando. Se pegar algum “gancho”, acho que será mínimo.

Abraços,

Mazinho

Eu tb, em 10 anos q acompanho o TM, nunca havia ouvido nada sobre doping no TM, isso foi a 1a. vez !

O dopante vem da China é? Manda testar logo o Ma Long rsrs

Brincadeira a parte, que não tomemos esse fato lamentável como uma “evolução do esporte”

abçs

Não acredito que o doping tenha sido intencional. Até pq acredito que existam meios mais efetivos, se fosse esta a intenção.
Abraços!!!

O ciclista Alberto Contador, tricampeão da Volta da França foi pego no antidoping também por clembuterol. Também foi um laboratório alemão que fez sua análise.

Foi dada a mesma justificativa: doping acidental por ingestão de alimentos.

Tá começando a ficar estranha esta conversa…

[b][i]A associação responsável pela organização do ciclismo internacional anunciou a presença de um estimulante proibido em um exame antidoping realizado pelo espanhol Alberto Contador, três vezes campeão da Volta da França, durante a competição que ganhou neste ano. Por isso, o atleta foi suspenso.

Um laboratório alemão reconhecido pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) encontrou uma “muito pequena concentração” de clembuterol na mostra de urina de Contador do dia 21 de julho na Volta da França, de acordo com um comunicado da União Ciclística Internacional (UCI).

Porém, a quantidade foi “400 vezes menor do que os laboratórios antidoping reconhecidos pela Wada devem ser capazes de detectar”, indicou a UCI. Tanto a mostra A como a B de Contador deram positivo e o ciclista foi “formal e provisoriamente suspenso”, disse a entidade.

O comunicado da UCI não indicava se Contador poderia perder o título da última Volta da França. “A UCI continua trabalhando com o apoio científico da Wada para analisar todos os elementos relevantes no caso. Esta investigação mais profunda poderia tomar mais tempo”, manifestou o comunicado.

O diretor geral da Wada, David Howman, disse que um teste positivo, ainda que por uma pequena quantidade de clembuterol, seria suficiente para que um atleta seja punido, ainda que tenha se negado a comentar especificamente o caso de Contador. “A questão é que o laboratório detectou. Eles têm a responsabilidade de acompanhar o caso. Não existe algo parecido a um limite que defina casos que devem ser investigados e quais não. Esta não é uma substância que tem um limite”, afirmou.

Contador ganhou a Volta da França em julho, pela terceira vez em quatro anos, com uma vantagem de 39 segundos para Andy Schleck, de Luxemburgo. Além das conquistas da Volta da França, ele acumula um título do Giro d’'Itália e um da Volta da Espanha, ambos em 2008. O clembuterol é usado para perder peso, porque ajuda a construir músculos e queimar gordura. É comumente utilizado em cavalos para tratar problemas respiratórios.[/i] [/b]

Contador culpa carne contaminada e reclama de punição

[b]Três vezes campeão da Volta da França, Alberto Contador culpou nesta quinta-feira uma carne contaminada pelo resultado positivo em teste antidoping realizado durante a edição de 2010 da competição, no mais recente escândalo envolvendo substâncias proibidas no ciclismo. “É um caso claro de contaminação alimentar”, afirmou.

O espanhol foi suspenso provisoriamente após um laboratório alemão reconhecido pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) encontrar uma “muito pequena concentração” de clembuterol na mostra de urina de Contador do dia 21 de julho na Volta da França, de acordo com um comunicado da União Ciclística Internacional (UCI).

Contador afirmou que a carne foi levada para a França durante um dia de descanso da competição, a pedido do cozinheiro da equipe Astana. Ele disse que o espanhol José Luis Lopez Cerron, organizador da Volta de Castilla e León, transportou o alimento. Mais cedo, Cerron disse em uma entrevista que ele era um amigo do chefe da equipe, que tinha se queixado da má qualidade da carne do hotel onde a equipe se hospedou.

Contador afirmou que comeu a carne em 20 de julho e novamente em 21 de julho. Chateado com a punição, ele classificou a suspensão da UCI foi um “verdadeiro erro”. Ele revelou que soube do resultado positivo em 24 de agosto e reuniu-se com os médicos da UCI dois dias depois.

“No dia 26 nós conversamos longamente sobre como tudo isso tinha acontecido. A própria UCI me disse na minha cara que era um caso de contaminação alimentar”, disse Contador.

Ele disse que esteve em conversações com a UCI desde então “para lidar com isso da forma mais adequada possível e analisá-la e ver claramente que é um caso de contaminação alimentar em que eu sou a vítima”. [/b]

isso dai eh oq todo atleta usa de defesa.
ingestão acidental pode ateh acontecer, mas com atleta de altissimo nivel, tem q se desconfiar e muito.
tirando xadrez, nao tem nenhum esporte que o doping nao seja benefico, deixa o ciclista incansavel e com uma recuperação aceleradissima, no caso do mesa tenista aumenta a força muscular, deixa o cara mais rapido e com a bola mais forte, como não eh um beneficio?

ao meu ver se o cara nao conseguir provar a defesa, tem q ser punido rigidamente

A nadadora americana Jessica Hardy pegou um ano de suspensão em 2008 pelo teste positivo para essa mesma substância, ficando fora das Olimpíadas de Pequim. Na época ela alegou contaminação de suplementos alimentares que tomava. Uma outra nadadora, Kicker Vencill, até ganhou um caso na justiça contra uma fabricante de suplementos alimentares em um caso de doping.

Neste caso do Contador é bem emblemático. Esses ciclistas tops estão muito a frente dos controles anti-dopagem, usando ciclos e mais ciclos de transfusão de sangue e raramente são pegos, aí o cara “cai” em uma sustância que pouco trás benefício para a atividade dele.

como assim traz pouco beneficio?
o clebuterol faz o cara respirar melhor, pra um cara normal e ateh msm a maioria dos atletas, isso realmente seria pouco efetivo, mas no caso do contador eh um beneficio absurdo.
explicando melhor porque, no inicio um atleta de resistencia eh limitado pela capacidade muscular, depois de treino oq acontece eh q existe limitação do sistema cardiovascular, a maioria dos atletas para por ai eh a barreira insuperavel, porém caras como o contador e armstrong chegam na barreira respiratoria, o sistema cardiovascular deles eh tao eficiente que eles batem no ponto de conseguir transportar mais oxigenio que o pulmao a plena consegue absorver, dai chega numa limitaçao q nao tem mais pra onde fugir, ai o clenbuterol pode ajudar a expandir os minimos bronquios fechados do pulmao e dar um pouco mais de performance pro cara.

Ainda bem que eu ainda estou me preocupando se o saque vai entrar hahahahahaahah.
Abraços.

Trás pouco benefício porque a quantidade foi irrisória segundo as matérias na imprensa internacional. (L’Equipe, Gazzetta, Marca…) Não expliquei bem no post acima.

Abraço,

Caros Amigos

O Clenbuterol não é só usado para tratamento de asma, devido a sua ação bronco dilatadora. Ele é também é usado para perda de massa gordurosa, principalmente em muitas academias do leste europeu. Existem vários trabalhos, inclusive de distribuidores do medicamento, referindo vantagens na conversão de massa gordurosa em massa muscular. Muitos praticantes de academias utilizam essa susbstância para melhorar o ganho de massa muscular.
O COB, COI e WADA, condenam o uso, devido o efeitos esteroide que provocam no atleta, além dos sérios efeitos colaterais.
Alguns Países do leste europeu, china entre outros utilizam em boi para ganho de massa proteica. Porém é fortemente condenada pela CEE e EUA.
Atualmente, existem vários meios para tentar evitar a detecção dessas drogas (doping), por exemplo: uso de diuréticos, diálise, hiperhidratação, etc, para aumentar o tempo de eliminação da droga e evitar a detecção. Porém é praticamente impossivel a eliminação de 100% dos residuos e os métodos de detecção estão evoluindo permitindo a detecção de quantidades muito pequenas.
Portanto não é de estranhar que as dosagens detectadas sejam baixas, pois o usuários de doping esportivos profissionais tentam de tudo para baixar os níveis da droga no sangue ou urina. Dificilmente encontraremos casos de doping com níveis elevados na atualidade.

Paulo

Repercussão no Tênis de Mesa

Com este caso, teremos muitas surpresas no cenários internacional. Pois é comum, vários atletas inventarem contusões e ausentarem de campeonatos importantes, para evitar ser pego pela testagem. Na Alemanha estão fazendo testagem fora do periodo de campeonatos, é surpresa para todos acontecer no Tênis de Mesa. Mas essa prática já é seguida nos outros esportes Olimpicos pelo COI ou Federações internacionais.
A modernização dos métodos de detecção de esteroides e drogas dopantes, muitos países, principalmente do leste europeu e na antiga Alemanha Oriental, sumiram do cenário olímpico ou destaques mundiais.

Como será no Tênis de Mesa ???

[quote=“Paulo Vatar”:329w3630]Caros Amigos

O Clenbuterol não é só usado para tratamento de asma, devido a sua ação bronco dilatadora. Ele é também é usado para perda de massa gordurosa, principalmente em muitas academias do leste europeu. Existem vários trabalhos, inclusive de distribuidores do medicamento, referindo vantagens na conversão de massa gordurosa em massa muscular. Muitos praticantes de academias utilizam essa susbstância para melhorar o ganho de massa muscular.
O COB, COI e WADA, condenam o uso, devido o efeitos esteroide que provocam no atleta, além dos sérios efeitos colaterais.
Alguns Países do leste europeu, china entre outros utilizam em boi para ganho de massa proteica. Porém é fortemente condenada pela CEE e EUA.
Atualmente, existem vários meios para tentar evitar a detecção dessas drogas (doping), por exemplo: uso de diuréticos, diálise, hiperhidratação, etc, para aumentar o tempo de eliminação da droga e evitar a detecção. Porém é praticamente impossivel a eliminação de 100% dos residuos e os métodos de detecção estão evoluindo permitindo a detecção de quantidades muito pequenas.
Portanto não é de estranhar que as dosagens detectadas sejam baixas, pois o usuários de doping esportivos profissionais tentam de tudo para baixar os níveis da droga no sangue ou urina. Dificilmente encontraremos casos de doping com níveis elevados na atualidade.

Paulo[/quote]
grande explicação paulo!
as vezes a gente fica com dó de alguem pq falam q detectou apenas traços, mas tem q lembrar q o cara tah tentando passar batido, entao ele fez de td pra eliminar oq usou, seja por meio de usar em periodos de pouco controle, ou taticas como diureticos, dai qdo eh pego normalmente sao soh residuos msm.
atualmente a WADA proibe inclusive o uso de diureticos, q se detectados sao considerados doping, pq alem de ajudar na eliminação eles podem mascarar algumas substancias.