Os Chineses não são invencíveis

‘OS CHINESES NÃO SÃO INVENCÍVEIS’
21/08 12:04

Uma questão foi altamente discutida durante os Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro. A naturalização de chineses, visto que as duas finais do torneio individual na competição foram disputados por atletas nascidos na China.

Uma imagem que é símbolo desta naturalização desenfreada é o pódio dos Jogos Pan Americanos de Santo Domingo em 2003, quando o campeão o chinês naturalizado dominicano Lin Ju, que havia sido naturalizado poucas semanas antes do evento, levantou a bandeira do país ao contrário, além disto, Ju não sabia falar uma palavra em espanhol, quiçá cantar o hino.

O coordenador técnico da seleção brasileira, o chinês naturalizado brasileiro Wei Jianren tem uma posição bem clara sobre a naturalização.

  • Acho que esses tipos de intercâmbio, se for bom para ambos os países,
    precisamos apoiá-lo. Mas não se pode apenas comprar atletas para ganharem medalhas nos campeonatos, e sim precisamos aproveitar as técnicas de alto nível de alguns países para incorporarmos nos nossos treinamentos e aumentar o nosso nível de treinamento. Acho que a ITTF precisar tomar algumas providencias como naturalizar apenas atletas que já moraram no pais por um bom tempo, etc. - disse Wei

O coordenador ainda acrescenta que há tipos de naturalização que não tem motivo para serem rechaçadas.

  • Na minha opinião, os tipos de naturalização que devem ser permitidas são aqueles que se naturalizam normalmente, aqueles que já moram no país por um bom tempo e que mostra que pode contribuir para as sociedades do países, cumprir seu papel de cidadão, e aqueles atletas juvenis que ainda não representaram outros paises.

Wei se mostra confiante em retomar a hegemonia brasileira no individual muito em breve.

  • Estou confiante que em pouco tempo conseguiremos retomar o domínio individual Latino Americano, e ao mesmo tempo, confiante de que não seria tão difícil derrotar Liu Song e Lin Ju, pois já possuímos experiências e já ganhamos deles algumas vezes em campeonatos. O que realmente precisamos é poder aumentar o nível e a qualidade de treinamentos e para isso os intercâmbios são muito importantes, pois dão a chance ao atleta conhecer diferentes adversários de diferentes paises. Neste ponto já estamos melhorando, pois nos centros de treinamento na Europa já possuímos atletas de diferentes tipos para jogarem com atletas brasileiros.

Wei continua apostando na formação de atletas brasileiros.

  • Eu sempre me optei pela formação de atletas, para poder cada vez mais integrar brasileiros ao Tênis de Mesa. A nossa vitória de equipes no Pan foi uma prova da união da nossa equipe, e ao mesmo tempo provou o nível de treinamento e técnica dos atletas. - Wei ainda ressalta que os brasileiros tem de acreditar neles mesmos.

  • Acho que primeiro teremos que ter em nossa mente, atletas e técnicos, de que os chineses não são invencíveis, pois temos vários exemplos de que podemos vencê-los. Como exemplo, Hugo Hoyama já ganhou do campeão mundial, o chinês Kong Ling Hui e Thiago Monteiro ganhou do campeão olímpico Liu Chen Ming, da Coréia do Sul, alem de derrotar varias vezes em campeonatos o Liu Song e Lin Ju. Todos esses exemplos provaram que temos toda capacidade de enfrentar esses jogadores, mesmo precisando aperfeiçoar alguns problemas técnicos.

Rodrigo Stafford
CBTM

Agradecimento ao usuário schmidt88 que me mandou por email…

P.s: Como foi comentado em outro tópico a naturalização de atletas no nosso esporte ia favorecer em muito a imagem e a técnica dele, porém como citado acima, acredito ser melhor naturalizar quem já mora aqui a algum tempo.

É isso ai…

Mesmo sendo novo no esporte, eu acredito que o ídeal não é importar jogadores, mas sim TÉCNICOS (chineses por exemplo) para que eles tragam sua experiência e seus métodos de treinamento, aperfeiçoando assim, os atletas brasileiros e para que seja criada uma cultura do esporte no Brasil.
Eu não ficaria tão feliz com uma medalha Olímpica ganha por um jogador chinês (mesmo que representando o Brasil) quanto com uma medalha ganha por um atleta BRASILEIRO.
Para essa CULTURA do TM ser criada, precisamos de jogadores “genuinamente” BRASILEIROS, assim nós poderemos ter um ídolo que se pareça com a nossa gente (independente da etnia), como em outros esportes, quem nunca sonhou em ser um piloto de F1 (mesmo sendo um esporte para pouquíssimas pessoas) como foi Ayrton Senna?
Acredito que neste sentido estamos caminhando, o Hugo Hoyama por exemplo já é um ídolo para muitas pessoas e despertou o interesse de muita gente para o esporte, se tivermos mais jogadores brasileiros de alto nível como o Hugo e o Thiago Monteiro melhorará mais ainda, as pessoas começarão a ver o TM com o esporte sério que é e não como uma brincadeira de “PING-PONG”.

É isso aí.

Grande abraço a todos
Rafael

bom texto, tb acho q chinês não eh imbatível (eles são os melhores, pq treinam dia e noite, feriado ou não), aliás, ninguem eh imbátivel. ex: federer já perdeu em quadra rapida e nadal no saibro, botafogo já perdeu no futebol. a unica atleta q eu acho q hj ninguem nem sonha em ganhar eh yelena insibayeva do salto com vara.

correção: não eh liu chen ming e sim RYU SEUNG MIN

botafogo já perdeu no futebol
Amigo MesaTM, vc é uma excelente pessoa, já até treinamos juntos e vc me pareceu um jovem inteligente e com futuro no TM, mas citar o Botafogo na condição de invencível...

[quote=“MesaTM”:2u8ovthy]bom texto, tb acho q chinês não eh imbatível (eles são os melhores, pq treinam dia e noite, feriado ou não), aliás, ninguem eh imbátivel. ex: federer já perdeu em quadra rapida e nadal no saibro, botafogo já perdeu no futebol. a unica atleta q eu acho q hj ninguem nem sonha em ganhar eh yelena insibayeva do salto com vara.

correção: não eh liu chen ming e sim RYU SEUNG MIN[/quote]
Eu fiquei um bom tempo pensando em quem seria este cara e qual olimpíada ele tinha ganho heauhauae.

Ouça a gravação da “rádio” CBTM (deve ter sido feita num daqueles mp3 com gravador de voz):
http://www.cbtm.org.br/scripts/arquivos … naturalizaçao.wav

O Hugo também já venceu o Person em Atlanta 96.

Bem, como eu já sou casado fico fora da questão. Mas se fosse solteiro é claro que eu sonharia em “ganhar” uma gata daquelas: sarada, linda e milionária. :smiley:

botafogo já perdeu no futebol.
No coments.

Pra quem não sabe, essa é a yelena isinbayeva