ORGANIZAÇÃO DE COMPETIÇÕES

TENHO ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE ORGANIZAÇÃO DE COMPETIÇÕES:

PARA COMPETIÇÃO ESCOLAR (TIPO TORNEIO ENTRE ESCOLAS, OLIMPÍADA ESCOLAR, ETC.), ALGUÉM TEM SUGESTOES DE COMO DISTRIBUIR OS ATLETAS DENTRO DAS CHAVES ? QUANTOS JOGADORES POR COLÉGIO? JOGADORES DO MESMO COLÉGIO DISPUTAM ENTRE SI NA FASE CLASSIFICATÓRIA ? DEVE SER DIVIDIDO APENAS POR CATEGORIA (IDADE) POR NÃO SABERMOS O NIVEL TÉCNICO DOS JOGADORES ?, DEVEM PARTICIPAR ATLETAS FEDERADOS ? COMO FICAM AS MENINAS, QUE GERALMENTE SÃO POUCAS (DEVEMOS CRIAR UMA COMPETIÇAO FEMININA OU DEVE FICAR UM TORNEIO MISTO ?)
ESTAMOS ANALISANDO A POSSIBILIDADE DE ORGANIZAR UM TORNEIO ESCOLAR EM SALVADOR CONVIDANDO ALGUMAS ESCOLAS E GOSTARÍAMOS DAS “DICAS” DOS COLEGAS MESATENISTAS.

OUTRA DÚVIDA: COMO É FEITO NORMALMENTE TORNEIO DE REPESCAGEM DURANTE UMA COMPETIÇÃO?

Eu gostei do torneio que o Marcos Yamada organizou no Pira no ano passado, era um torneio por equipes (cada uma com três atletas) dividido em quatro “níveis”. Além disso tinha uma competição de bate-bola, onde ganhava quem batia mais vezes sem errar.
Deu pra jogar bastante, foi bem legal !! Acho que o mais interessante era ver jogos de homem x mulher, novos x veteranos, etc e sem perder o interesse.
Acho que o básico quando se vai organizar o torneio é separar federados de não federados, porque senão você desanima os pangas como eu…
Também acho legal evitar os cruzamentos entre atletas do mesmo clube no começo da competição.

Eu ja me ferrei bonito em torneios escolares. ano passado na etapa estadual dos Jogos Escolares do Paraná, torneio foi feito apenas usando eliminatórias diretas oq causou na minha opinião certas injustiças: Eu peguei na primeira rodada do individual o jogador q ficou em segundo lugar do torneio, ele certamente era mais forte q eu e mereceu passar por mim, mas da mesma forma, muitos ping-pongueiros q nem sacar sabiam chegaram até a terceira rodada ja q pegaram apenas gente mais fraca q eles.

Este tipo de injustiça sempre acontece em torneios desse tipo, não tem como eliminar mas deve-se tentar reduzí-las ao minimo possivel.

Quanto às meninas, acho q deve haver uma categoria propria pra elas, mas deve-se dar a elas a chance de jogar no masculino, pois geralmente nesse tipo de competição qq noção basica ja te torna campeão e num tem nem graça pra qm venceu, então seria melhor elas poderem optar onde querem jogar.

Já me dei mal em torneios mal organizados, causa uma revolta muito grande.

Os atletas devem ser distribuidos em chaves de 3 a 5 pessoas.

Seria bom numerar cabeças de chave por algum ranking. Se esse ranking nao existir, faça um torneio 1 semana antes com todos os jogadores, e faça o campeao,vice,3 lugar,4 lugar, e assim por diante, como cabeças de chave. Após colocar os cabeças de chave, sorteia o resto e distribui com numero de jogadores iguais por chave.
O numero de jogadores por colegio depende da estrutura do torneio , do tempo de duração, da categoria. Faça duas competições se possível, por idade e por nível técnico. para estabelecer o nivel tecnico, faça aquele torneio 1 semana antes que citei, aí os 10 primeiros colocados do torneio que vc pode fazer antes jogam nível A no torneio que realmente importa. Os outros 10 no nivel B, e etc. Acredito que atletas federados possam participar. Faça uma categoria para as garotas, até 17 anos, e acima de 17 anos, com cabeças de chave e etc. Se nao existir 1 critério pra criar as chaves, faça um pequeno torneio, só pra classificar os atletas.

A repescagem, varia. Se uma chave de 4 pessoas, passam dois pro mata mata, os outros 2 atletas podem ir para a repescagem, mas quem passa pela repescagem deve jogar mais jogos para ser campeão.