Organização de campeonato.

Após uma breve insistência, resolveram fazer o primeiro campeonato de tênis de mesa aquí no clube.
Na falta de alguém mais gabaritado, sobrou para mim organizar as chaves e cuidar da arbitragem.

Tenho duas dúvidas, e agradeceria se alguém pudesse ajudar-me:

Numa chave de 4 atletas, onde classificam-se dois, acontece um empate entre o 2º colocado. Como é feito o desempate?

Na ocorrência de um mau comportamento, como é feito a punicão do atleta indisciplinado?

Abraços!

normalmente quando dois cara empatam em 2. lugar o critério é o de confronto direto, mas se 3 cara empatar vc tem q ver o saldo de sets.
aqui no nosso campeonato interno é feito tipo um ranking anual, cada vitória na 1. fase vale 0,5 pts e eh somado com o n. de pontos no final de cada torneio. Ano passado tivemos um caso de indisciplina, muito grave entre 3 caras, tivemos que fazer uma reunião e foi decidido os 2 culpados perderam 5 pts no ranking. Mas havia também a hipotese de eles ficarem fora de um torneio.
em campeonatos oficiais em que não há esse tipo de pontuaçao, normalmente a decisão fica por conta do arbitro geral, que pode excui-lo do campeonato e tomar outras atitudes.

Se o empate for apenas entre dois atletas, o desempate é pelo “confronto direto”, ou seja, quem ganhou o jogo quando eles se enfrentaram. Mas atente para um detalhe: se, por exemplo, 3 atletas empatarem com o mesmo número de vitórias (e derrotas), caberá apenas o desempate por saldo de sets e posteriormente, se persistir o empate, por saldo (ou média) de pontos. Neste caso exemplificado não poderá ser usado o desempate por confronto direto, pois este é o primeiro critério. A partir do momento que foi usado o saldo de sets, não se pode usar o “confronto direto” para o desempate. Outra coisa importante é que serão levados em conta apenas os sets ou pontos, vencidos ou perdidos, disputados entre os atletas que terminaram empatados. Continuando a esmiuçar o exemplo: Numa chave com 4 atletas, A, B e C terminam cada um com 2 vitórias e uma derrota. Se “C” teve melhor saldo de sets, então estará classificado. No desempate entre “A” e “B” não poderemos utilizar o “confronto direto”, pois este é o primeiro critério. Continuaríamos pelo saldo de sets. Se “B” tem melhor saldo que “A”, então estará classificado. Se continuam empatados, vamos ao saldo (ou média) de pontos.

Uma dica é dá uma olhada no Regulamento Geral de Competições de Federações ou da CBTM. O da Federação Paulista está disponível no endereço: www.fptm.com.br/fptm/secao.asp?secao=6 , enquanto o da CBTM pode ser acessado em: www.cbtm.org.br/download/03-03-CBTM-REG … ODECOMPETIÇÕES2003(00).zip

Na questão sobre o mau comportamento:

Primeiro adverte-se o atleta com um cartão amarelo. Se ele volta a praticar alguma infração disciplinar aplicam-se o cartão amarelo e o vermelho juntos, o que significa que ele perde um ponto. Voltando a praticar ato de indisciplina no mesmo jogo, é novamente punido com o “amarelo e vermelho” só que agora perdem-se 2 pontos. Se um atleta que perder 3 pontos continuar a comportar-se mau, o árbitro suspenderá o jogo e se reportará imediatamente ao Árbitro Geral.

Regras completas do Tênis de Mesa: www.cbtm.org.br/download/02-08-CBTM-LIV … SEMPORTUGUÊS(00).zip

Abraços,

Mazinho

Na questâo da infração, posso expulsar direto o atleta do evento, dependendo da gravidade?

Sugiro que vc faça o regulamento, tire uma cópia e deixe afixado em qualquer área visivel do torneio pra todos terem conhecimento. É uma medida preventiva que evita problemas.