Ordem de importância dos golpes - Saque e recepção

Classifiquem através de números, a ordem de importância dos fundamentos abaixo, e coloquem os 3 fundamentos que vcs mais treinam.
Coloquei alguns fundamentos, se quiserem , adicionem outro.

Saque - Recepção - Drive de FH - Drive de BH -
Topspin (drive lento de efeito) - Contra-ataque perto da mesa de FH
Contra-ataque perto da mesa de BH - Cavada/cozinhada de fh
Cavada/cozinhada de bh - Treino físico pra movimentação
Treino psicológico -Bloqueio passivo de FH - Bloqueio passivo de BH

Na minha opinião, os mais importantes nessa ordem são:
1-Saque
2-Recepção
3-Treino fisico
4-Treino Psicologico
5-Topspin
6-Cavadas
7-Bloqueios
8-Drive
9-Contra-ataque

Eu treino bastante drive, topspin e contra-ataque nessa ordem de importância, estou querendo prevalecer em saque e recepção, e to adaptando aos poucos.

Quando vcs vão treinar saque, o que fazem pra que o treino tenha rendimento máximo? Que dicas cada um de vcs dá pra treinar saque da forma correta?

E sobre a recepção, eu estava vendo alguns jogos, e Timo Boll e Korbel, batem muito na mesa na hora da recepção, pra neutralizar o efeito, pra dar continuidade na jogada. Alguém poderia comentar sobre esse tipo de recepção? Ela é feita pra baixo, acho que em saques laterais, em que a bola vai em linha reta pro sacador, vai bem baixa, considero bem eficiente e estou querendo adicioná-la ao meu jogo.
E por último, pra vcs:
quem é o melhor sacador?
e quem recepciona melhor?

Pra mim,
sacador destro classista: schlager
sacador classista canhoto: timo boll
sacador classineta: ma lin
sacador caneta: ryu

recepção classista: timo boll (tem uma boa variedade técnica na recepção) e waldner com uma antecipação que facilita tudo
recepção classineta/caneta: ma lin, tem uma sensibilidade boa, consegue encurtar muito bem.

Pronto Mola, já editei :smiley: hehehe

Primeiro falarei quanto aos fundamentos. Eu treino como jogada primordial forehand e variações dele, como loop drives. Acredito que a única diferença neste ponto em relação a um classista ofensivo deve ser o fato de que treino MUITO mais o pivô e o retorno à mesa.

O próximo fundamento seria o saque. Como meu jogo é extremamente ofensivo procuro facilitar a terceira bola através do saque. Antigamente procurava sacar muito pesado tendo como objetivo fazer meu oponente comer o efeito. Hoje já procuro fazer variações do mesmo efeito sucessivas vezes e variando o comprimento(mesmo sendo todos curtos o suficiente para imposibilitar o ataque). Passei a ganhar menos pontos no saque em sim, mas ganhei consistencia no geral.

Recepção eu admito que treino pouco, mas neste ponto até que não erro com muita facilidade, talvez pelo fato de meu tecnico sacar muito bem então jogar com ele é um treino intensivo nesse ponto.

Um fundamento que seria importante focar mais seria o meu bloqueio de backhand, que beira o mediocre, mas até que dá pra levar até eu passar a treinar serio novamente.

Pushes e batidas de revés minhas já foram uma completa piada, mas hoje estão num patamar aceitavel, consigo bater bolas profundas no meu backhand com certa facilidade apesar de ainda confiar muito mais no meu pivô. Este fundamento treinava de forma meio inconstante. Comecei fazendo algumas tentativas em dias de jogo apenas, e com o tmepo que comecei a usar nos treinos sérios.

A jogada que eu deveria treinar muito mais seria o meu harau. Ele ainda é uma enorme piada, eu consigo no maximo empurrar algumas bolas com efeito lateral ou pra cima, preciso me dedicar muito aqui.

Quanto ao Korbel e Boll baterem a raquete na mesa, acho q isso se deve ao fato de eles não entrarem por baixo da bola e sim com a raquete quase perpendicular à mesa. Com isso pouca energia é aplicada na bola evitando que ela se alongue, mas pelo menos pra mim reduz a quantidade de efeito que pode ser imposta pelo receptor.

Agora sacadores: (agora finalmente eu descobri q Timo Boll é um destro canhoto :stuck_out_tongue: )

Melhor classista destro: Waldner( hoje Schlager)
Melhor classista canhoto: Timo Boll(menção honrosa à Chen Qi)
Melhor classineta: Liu Guoliang(hoje Ma Lin sem dúvida)
Melhor caneteiro: Ryu Seung Min

Aqui num tem muita margem pra tantas opções, quase todas se repetiram.

Na recepção me limito a eleger um: Ma Lin, como o j0rnal1sta falou o controle de bola dele é desumano.