Opinião de quem já fez!

Boa tarde, nos últimos tempos estou um pouco confuso sobre troca de empunhadura, joguei caneta durante um bom tempo, porém, nos últimos tempos tenho me agradado do clássico, gostaria da opinião dos que já fizeram a troca de empunhadura para me ajudar a esclarecer, obrigado

Olha só, creio que todos nós um dia, em algum momento de um treino ou e uma brincadeira já trocamos o grip e acabamos nos empolgando com alguma facilidade que ele nos proporcionou em relação com o grip original. No meu caso, sou classineta, já joguei com madeira quadrada por um longo tempo até encontrar a raquete redonda o que já tem ai muita diferença na hora de jogar e passei um ano jogando só classico com uma firefly carbom. Lições que aprendi:
1º - Como já jogo a mais de vinte anos, naturalmente comecei com uma madeira caneta quadrada que possui um grip bom para for mais para back é uma tortura e devo dizer que adaptei uma madeira bty super senkok 95 S, para classineta e não fui, nem de longe, eficiênte (minha opinião)
2º - O grip classineta puro, madeira redonda, para mim é quase perfeito pois agrega o melhor do classico ao melhor do caneta. Quando digo quase perfeito é porque apesar dessa caracteristica de agregar o melhor de cada grip existente ele jamais podera substituir o grip classico.
3º Finalmente o classico, como já disse, passei um ano jogando só nesse estilo. é delicioso quando voce o domina, tanto os golpes de for quanto os de back são feitos com maior facilidade e precisão. Para mim só não é um grip perfeito pelo fato de ser dificíl seu total domínio, fato esse, que me levou a desistir mesmo já estando adaptado a ele.
Espero ter ajudado
Abraços
Speed


Tulpe carbom (taksin na cara dura)
For: a maravilhosa 999t3
Back: a destruidora Skyline tg3

[quote=“speed”:2v066a9s] Como já jogo a mais de vinte anos, naturalmente comecei com uma madeira caneta quadrada que possui um grip bom para for mais para back é uma tortura e devo dizer que adaptei uma madeira bty super senkok 95 S, para classineta e não fui, nem de longe, eficiênte (minha opinião)
[/quote]

olá

que coincidencia, jogo com uma senkoh 95 s e tó querendo mudar para classineta. Tô testando o back e gostaria de saber de ti se a diferença q vc sentiu não foi pelo fato de ainda não ter suficiente treino, ou se realmente a raquete tá fazendo diferença.
É complicado mudar de uma hora para outra pois vc já tem um estilo de jogo e começar praticamente do inicio é duro.

Ja passei de caneta quadrada pra classista…

Well, o q posso dizer é que comecei caneteiro devido ao meu inicio pingpongueiro, gostei e gosto mto do estilo, so que realmente como já citado, “perde” um pouco no back…(ou exige mais técnica que no fore, como queiram)

Dpois de uns meses, e de ver muitos vídeos de partidas, passei a admirar o back classista, perguntando aos experientes, me confirmaram que exigiria mais técnica, mas que me daria recursos pra “poupar as pernas”, visto que comecei so aos 28 anos.

Realmente o começo foi cruel…E estou ciente que tenho mto a desenvolver, mas realmente esse grip me deu mais recursos e me sinto melhor jogando do q antes.

Um dilema a ser vencido é: Jogar o estilo que se gosta ou o que o seu jogo rende melhor…
Estou nesse dilema não mais qto ao grip, mas qto à agressividade na mesa, mesmo gostando mto de ser OFF, NECESSITO do jogo de controle, mais lento, e nem sempre sai assim. Ex: Saco pesado, abro de back numa bola rápida mas não chego inteiro pro drive pq a bola voltou mais rápido que minhas pernas…rssssssss

Coisas do TM…

[]´s

Isaovet, se voce quis dizer: mudar para classineta usando a super senkoh, eu te digo que voce só irá estragar uma boa madeira pois terá que retirar a curiça de tras e ainda teré o desprazer de perceber que o cabo dela não te ajudará em nada no back, ao contrário, ira atrapalhar e muito.
Se voce quer mudar para classineta pegue uma madeira própria ou adapte uma classica mas dê preferência a própria.
Quanto a mim, eu usava a quadrada mas como era fâ do Liu Guoaliang, comprei a Stiga semelhante a que ele usava e a usava frequentemente. Quando fiz o teste com a senkoh eu ja dominava bem os golpes de back do classineta.
Abraço
Speed


Tulpe carbom : a cara de pau.
For: 999t3 (do meu coração)
back: Dhs Skyline (cada vez mais me apaixonando)

Bom! Tb em 3 anos joguei caneta mas na brincadeira fui experimentar o estilo clássico e no momento independente de muitos erros achei muito gostoso, apanhei bastante no beck no início sem técnica mas continuei e hoje é só clássico.

ola´

diferentemente do q alguns pensam o clássico parece ser um estilo mais fácil de aprender q o caneta, não lembro quem disse isso mas acho q foi um técnico chines ou coisa parecida( acho q falava q de 3 a 4 anos para o clássico e de 4 a 5 anos para o caneta).
Eu também acho q para dominar todos os fundamentos de um caneta realmente não é fácil. Além do mais tem q ter muito mais perna, e o meu tá meio fraco e o joelho também não ajuda muito, então o fato de tentar mudar para o classineta.
O ruim desta história é q além de comprar uma raquete nova, tenho de comprar duas borrachas novas… tava bom gastar só uma borracha por vez…

Eu vivo um dilema parecido. Vivo mudando de classineta para clássico e vice-versa. Gosto muito mais de treinar como classista, mas na hora do jogo como caneteiro eu tenho melhores resultados. Claro que treinando apenas num estilo eu me desenvolveria mais e não ficaria nessa perda de tempo desnecessária e burra. Mas um dos defeitos que eu reconheço que tenho é a teimosia. Êta bicho teimoso esse Nakata!
Mas posso dizer o seguinte: se você tem facilidade para trocar de forehand p/ backhand e vice-versa, fique como classista. Desgasta menos, você tem mais recursos a partir de determinado nível e escalada p/ esse nível melhor se dará mais rápido.

…Mas posso dizer o seguinte: se você tem facilidade para trocar de forehand p/ backhand e vice-versa, fique como classista. Desgasta menos, você tem mais recursos a partir de determinado nível e escalada p/ esse nível melhor se dará mais rápido.[/quote]

Grande mestre… :servo:
Este pupilo agradece a consideração na resposta, e realmente não pretendo sair do estilo classista. Com os treinos, vou melhorar o “time” das bolas e encontrar o “meu” jogo…

[]´s!!!

sou caneteiro de raquete quadrada… algumas vezes brinquei (é brinquei mesmo) com empunhadura clássica ahahahaha o back hand é MUITO confortável pra clássico MUITO mesmo… até cheguei a pensar em me tornar classista, mas o que o back tem de bom eu senti falta no fore, como caneta tenho um shoto razoável, tanto que confio bastante nele… e outro fator que me faz ainda ser caneta é a questão de mobilidade do pulso isso faz uma falta danada na empunhadura classica, eu cozinho jogando bastante lateral pra atrapalhar um pouco com empunhadura clássica eu não consigo isso… E com caneta redonda já joguei um pouco realmente é um tesão dar shoto com ela… mas a empunhadura pra batida eu naõ senti firmeza, tudo bem que tem umas redondas que tem o cabo igual a de caneteira japonesa, mas mesmo assim eu prefiro a quadrada

O que tenho percebido desde que virei um adepto a este esporte é que a maioria das pessoas que começam a praticar tênis de mesa, são caneteiros.

Talvez seja pelo fato do tênis de mesa ser uma evolução do ping-pong, ou que os maiores ídolos que o Brasil já teve nesta modalidade (Biriba, Cláudio Kano, Hugo Hoyama) serem todos caneteiros.

A propósito, eu mesmo quando dei início a prática deste esporte na ACENBO escolhi logo a caneta, mesmo sabendo da existência da empunhadura clássica e classineta.

O motivo na escolha da empunhadura caneta foi pela facilidade de atacar (drive forte e potente) e bloquear (paredão). Após pouco mais de um ano jogando caneta, comecei a treinar com uma raquete clássica e em duas semanas eu já tinha os fundamentos básicos dessa empunhadura, após a troca ee ganhei de pessoas que quando era caneteiro não conseguia ganhar.

Agora… eu acho que essa história da empunhadura clássica ser mais fácil que a caneta é mera ilusão… pois existem vantagem e desvantagem em cada tipo de empunhadura. Ai que entra o treinamento como fator decisivo para o sucesso de um jogador.

Abraços

Uma coisa que eu acho que está bem clara p/ mim: não importa o quanto você treine, o estilo clássico sempre será mais vulnerável no meio do que o estilo caneteiro. Isso é uma das coisas a pesar na balança na hora de trocar de estilo. O que se ganha em recursos no backhand como classista, se perde em bloqueios no meio do corpo.

A técnica de jogadores canetas, seja com raquete quadrada ou redonda, é mais natural em individuos que tem facilidade para o estilo.

Conheço muitos jogadores que migraram em diferentes estágios técnicos (antigamente todos eram orientados por um famoso técnico brasileiro a fazê-lo) e atualmente possuem um nível médio de domínio do jogo clássico, não acredito que jogariam melhor se fossem caneta.

Uma porcentagem de 90% das pessoas que tem contato com a modalidade por aqui (não decendentes de orientais) dá um nó na cabeça quando tem que diferenciar shoto de back hand ou ainda RPB, é muito mais estranho.

Há uma predominância dos decendentes de orientais e dos jogadores que aderiram ao esporte (praticando em um mesmo grupo) há uns 30 anos atrás.

Atualmente na iniciação é indiferente aprender a jogar de um ou outro modo, deve-se seguir a disposição natural dos alunos, tentativa e erro.

É fácil ter acesso a material visual para servir de referência, assim como praticar os fundamentos, a escolha deve ser baseada nas aptidões, a “especialização” de pequenos jogadores termina por limitá-los a médio prazo, permitindo apenas padrões do gênero: Bata tudo de direita e fuja da esquerda!

As perguntas a serem feitas:

Você joga melhor um estilo e quer aprimorá-lo?

Você quer seguir um padrão de jogo, mesmo que não seja o seu natural?

Você pode seguir um padrão de jogo, mesmo que não seja o seu natural?

Ha bastante tempo mudei do estilo caneta para classico. E facil se adaptar ao classico pois tem a empunhadura mais simples e na minha opiniao, tem mais firmeza para fazer golpes potentes (principalmente no back)

se vc tem uma Darker[b], eu iria continuar caneta, pois na minha opinião, é a marca que possui a melhor linha de raquete caneta do mundo.

agora se vc quer mudar mesmo…

a gente pode se encontra pra eu ve o estado da raquete e eu t ofereço um preço bom…

ushuesahuehsauehusaheusa

to brincando[/b]

Usava uma Nittaku A e resolvi mudar para o estilo clássico , o processo para o jogo voltar a render igual levou mais ou menos um ano. A maior dificuldade foi aprender a me movimentar diferente , e usar o backhand. Depois de me adaptar jamais voltaria a ser caneteiro de novo!! O jogo como um todo ficou melhor.