[quote=“Nakata”:7i1w4wld]Situação hipotética: o adversário sai de forehand (topspin) e a bola vem no seu backhand. O que vc faz?
1 - Bloqueia
2 - Bate chapado com o RPB
3 - Afasta da mesa e dá um drive com o RPB
4 - Faz o pivô e manda o forehand
Eu listei as opções pelo que eu considero a ordem crescente de dificuldade. O ideal seria realizar sempre a 4, mas haja pernas. Além disso o sujeito tem que ter um estilo suicida. Como eu não tenho nenhuma das 2 características eu opto pela 2 pois tbm gosto de arriscar um pouco (dentro da minha realidade) p/ ganhar o ponto rapidamente. Se eu gostasse de rali eu virava classista ou comprava um jipe.[/quote]
Um aspirante a bom jogador deveria treinar as 4 opções, aplicando em jogo conforme o momento, e dentro do ponto, de acordo com a antecipação da sequência.
Em especial, as opções 3 e 4 são razoáveis apenas com a antecipação do ataque no back. Taticamente, estas opções podem e devem ser aplicadas na terceira bola contra uma abertura de ataque meia-boca.
As opções 1 e 2 são as escolhas quando a bola já está acelerada e o jogador já está no meio de uma sequência de deslocamentos. Tecnicamente, eu apenas acrescentaria que o bloqueio com RPB deveria ser sempre ativo, com uso decisivo do pulso para inverter todo o spin e colocar mais um pouco ainda de volta (mortal até no alto nível, vide Schlager). O bloqueio tradicional caneta deve ser variado, hora amortecendo a bola, hora batendo a la Chiang Peng-Lung na paralela (mortal no cenário descrito se não for antecipado), hora aplicando efeito lateral, hora mandando um chop-block. Com bolas mais lentas no block tradicional, colocação é a chave.
Mais ou menos isso, é o meu ideal. Que é dificil, é. Mas são imagens a serem perseguidas.
Abraços Nakata