[Opções Táticas] para os classinetas

Situação hipotética: o adversário sai de forehand (topspin) e a bola vem no seu backhand. O que vc faz?

1 - Bloqueia
2 - Bate chapado com o RPB
3 - Afasta da mesa e dá um drive com o RPB
4 - Faz o pivô e manda o forehand

Eu listei as opções pelo que eu considero a ordem crescente de dificuldade. O ideal seria realizar sempre a 4, mas haja pernas. Além disso o sujeito tem que ter um estilo suicida. Como eu não tenho nenhuma das 2 características eu opto pela 2 pois tbm gosto de arriscar um pouco (dentro da minha realidade) p/ ganhar o ponto rapidamente. Se eu gostasse de rali eu virava classista ou comprava um jipe.

Se eu fosse classineta faria o 2 ou 3. O 4 somente em pontos decisivos

:lol: :lol:

Bom, estou virando classineta (treinando a batida de rpb) para compensar a falta de pernas (estou batendo nos 40 anos). Então minha opção seria o 2 e, com um pouco mais de treino, o 3.

Durante alguns meses tentei jogar clássico, mas o jogo em cima da mesa fica muito complicado. Achei que classineta seria a saída. Pelo menos estou me divertindo com o rpb.

[]s

eu sei q é pergunta de novato, mas sou classineta e n sei oq é RPB ?

olá nakata , tudo baum ? olha só …legal essa colocação q vc fez pq é uma situação muito comum e as vezes a gente tem duvida sobre o q fazer devido a velocidade do jogo , … pois bem … com os ensinamentos do mestre didi empregados em mim eu faria o seguinte : por carência de perna eu bloquearia a 1º bola em cima do meu adversário pra fazer ele se complicar um pouco e aí eu me prepararia pra encobrir a bola caso ele conseguisse bater novamente , isso na minha opniau seria o mais inteligente e menos suicida… pq se meu adeversario naum bater a 2º bola e passar ela na minha esquerda novamente , eu solto o back na lata ,hehehehe definindo assim o ponto … pq eu bateria na paralela q é menos previsivel … axo q é isso …alguem concorda ou descorda?

Controle do drive angulando a raquete, aproveitar as bolas do adversário para movimenta-lo o máximo possível, curto ou longo, para então finalizar de fore ou back.
Tenho o costume de executar a segunda bola de RPB.
É mais surpreendente.
O choto e o fore são suficientes para um jogo de preparação/definição.

É a batida de backhand com as costas da raquete (=Reverse Penhold Backhand).

eu bloquearia pra baxo…de preferencia no back , dando + tempo pra eu entrar no ataque , ou no caso do oponente atacar de novo dai eu ia variar
a defeza ( pro lado e tals ) dai na paralela pra ir tirandu ele da mesa , esperandu uma brexa pra eu entrar no ataque =)

Axo melhor q tentar matar…e acabar morrendo

[quote=“Nakata”:7i1w4wld]Situação hipotética: o adversário sai de forehand (topspin) e a bola vem no seu backhand. O que vc faz?

1 - Bloqueia
2 - Bate chapado com o RPB
3 - Afasta da mesa e dá um drive com o RPB
4 - Faz o pivô e manda o forehand

Eu listei as opções pelo que eu considero a ordem crescente de dificuldade. O ideal seria realizar sempre a 4, mas haja pernas. Além disso o sujeito tem que ter um estilo suicida. Como eu não tenho nenhuma das 2 características eu opto pela 2 pois tbm gosto de arriscar um pouco (dentro da minha realidade) p/ ganhar o ponto rapidamente. Se eu gostasse de rali eu virava classista ou comprava um jipe.[/quote]

Um aspirante a bom jogador deveria treinar as 4 opções, aplicando em jogo conforme o momento, e dentro do ponto, de acordo com a antecipação da sequência.

Em especial, as opções 3 e 4 são razoáveis apenas com a antecipação do ataque no back. Taticamente, estas opções podem e devem ser aplicadas na terceira bola contra uma abertura de ataque meia-boca.

As opções 1 e 2 são as escolhas quando a bola já está acelerada e o jogador já está no meio de uma sequência de deslocamentos. Tecnicamente, eu apenas acrescentaria que o bloqueio com RPB deveria ser sempre ativo, com uso decisivo do pulso para inverter todo o spin e colocar mais um pouco ainda de volta (mortal até no alto nível, vide Schlager). O bloqueio tradicional caneta deve ser variado, hora amortecendo a bola, hora batendo a la Chiang Peng-Lung na paralela (mortal no cenário descrito se não for antecipado), hora aplicando efeito lateral, hora mandando um chop-block. Com bolas mais lentas no block tradicional, colocação é a chave.

Mais ou menos isso, é o meu ideal. Que é dificil, é. Mas são imagens a serem perseguidas.

Abraços Nakata

a eu acho ka 2 ou a 3