OLIMPIADAS ESCOLARES:ZAO WANCHAO-SEREI EU XENOFÓBICO?

Se ela foi Campea é porque ela é boa, e se ela é boa ela merece!
Abraço Pra voces …

eu diria para dar a bolsa para as duas… pronto, acabaria com qualquer discussão.
mas tem todo aquele papo de burocracia e blá blá bá… seria talvez possivel tentar, não sei de nada sobre isso… hehe

Vc chegou onde eu queria…
Saibam que ela nao é a primeira (nem segunda) do Ranking Paulista.
Assim sendo, sabe-se (espero que todos), que ela nao é imbatível como “muitos aqui estao achando” …
Ë sim questao de treinar mais…
Olhem onde vc’s treinam e vejam se existem muitas “meninas” treinando… nao tem…
Jundiái, um grande Clube (o mesmo de Chagas e Jornalista) tem uns 80 atletas dos quais apenas 5 sao mulheres…
Saibam que atletas da Selecao Brasileira Feminina, aprendem (aprenderam) muito com outra chinesa que aqui está (Gui Lin). Aprende-se muito com eles…
E olha que tem ainda mais delas por aqui…(Min Hua,Xu Cheng)
Eles sao muito dedicados, e nao adianta ficar lamentando… treinar mais e melhor… é isso…
Só uma observação :
“Nossos talentosos jogadores de Volley”, jogam na Itália e nao ganham os campeonatos por lá… mas quando estao na seleçao… bem, nao precisa dizer nada…
Mesmo quando Duang Hong chegou aqui, ele nao era imbatível, quem conhece TM, sabe do que estou falando…
[]'s

Amigos mesatenistas;

Estive em Poços, acompanhei de perto a competição e penso que a situação tem que ser olhada de ângulos variados. Antes de entrar no mérito, gostaria de parabenizar o Chagas, ele jogou com técnica, força e muita vontade, e por pouco não sagrou-se campeão, perdendo de 3x2 pro Calderano em um jogo emocionante.

Contudo, no caso da Zao, não se pode discutir a superioridade dela, é sem dúvida alguma superior às atletas brasileiras que estavam na competição, e teve todos os méritos ao vencer.
Pelo que vi o que está causando toda a discussão é o fato de uma atleta chinesa que provavelmente irá retornar à China após seu periodo de intercâmbio terminar receber o bolsa atleta, que é um programa voltado para privilegiar atletas brasileiros da base, para que estes possam se dedicar somente aos treinos, para que um dia possam defender o Brasil em competições internacionais.
Sendo assim não vejo problema algum em a Zao ser a campeã do evento, ela está matriculada e estudando no Brasil e o regulamento prevê somente isso. Mas penso que deveria sim ser visto a situação caso seja feito o pleiteamento (pedido) do bolsa atleta. E outro fato, pleitear não necessariamente significa ganhar a bolsa atleta.
Outro fato que não foi comentado aqui: Ela como campeã escolar poderá - mesmo sendo chinesa - compor a delegação brasileira que disputará o sulamericano?
Como fica isso?
Do ponto de vista competitivo seria interessante, mas que eu saiba um atleta que não é naturalizado não poder compor uma seleção de um país. Ou pode?
No mais parabéns a Sp e RJ, que venceram a competição de forma brilhante e cordial.

Desculpem a extensão, mas para quem tiver paciência, estes são meus pontos.

[quote=“StreetHawk”:dw0w83j4]ABERTO A DISCUSSÕES:

SEM TIRAR O MÉRITO DA ATLETA (MERITO INQUESTIONAVEL), SERÁ CORRETO UMA ATLETA ESTRANGEIRA, QUE NÃO MORA NO BRASIL, QUE SÓ ESTÁ AQUI FAZENDO INTERCÂMBIO (SEGUNDO O SITE DA CBTM), PARTICIPAR DE UM CAMPEONATO QUE TEM COMO OBJETIVO MAIOR A DESCOBERTA DE NOVOS TALENTOS, E TIRAR DE UMA ATLETA BRASILEIRA O BOLSA-ATLETA?
POR FAVOR, OPINIÕES.[/quote]
(Teoria) A priori, está incorreto.
(Fato) Todos os chineses que vieram fazer intercâmbio aqui acabaram ficando tempo bem maior do que o tempo hábil para o Brasil se aproveitar da riqueza técnica deles.
(Teoria) Então se fosse apostar em termos probabilísticos, iriam apostar que ele iria ficar ou não? Se quisermos alavancar um pouco mais, NMHO penso que: devido à história, o povo chinês é o povo mais parecido com o homo economicus, ou seja, que mais tomam decisões racionais quando se trata de questões econômico-financeiras. Além disso, as condições atuais e perspectivas futuras de vida na China e no Brasil podem ser bem diferentes. Se por um acaso, elas forem piores na China, um incentivo monetário teria mais propensão ainda a surtir efeito sobre este chinês. Visto tudo isso, quem me garante que se vc desse uma Bolsa-Atleta para um chinês (que não é forte para o padrão de lá e nem é rico), ele voltaria para China?
(Literal) O jeito que StreetHawk escreveu parece questionar a moralidade da coisa. Acho que talvez ele quisesse chegar no ponto que acho mais crucial. A falha dos regulamentos. A Bolsa-Atleta até onde li tem poucas restrições. E do jeito que todos escrevem aqui “tirar a bolsa-atleta de uma brasileira”, eu to entendendo que o campeão de cada categoria dos Escolares está sendo contemplado com a Bolsa-Atleta Nível Educação.
(Realidade) Sendo assim, a culpa é de quem formula os regulamentos. Como focalizar o gasto público num público-alvo (atletas de alto rendimento) se vc promete algo com poucas restrições ao campeão de uma competição que qualquer um pode jogar desde que esteja matriculado (e geralmente não participam nem um terço dos atletas de alto rendimento)???

(Opinião) Não. Algo que segue o regulamento sem feri-lo é legal ou lícito. Não necessariamente, correto, adequado ou ético.

[quote=“kalinikospanga”:dw0w83j4]pq é muito facil ganha titulos assim!!!
sou a favor de forma os atletas…ja trazer chineses tecnicos pro brasil issu seria otimo!!!
mas fazer oq neh!!!
pais de 3 mundo tenis de mesa de 3 mundo!!!
tomara que naum façam como a argentina e rep dominicana!!!hehe que naturalizao chines e literalmente compram medalhas

abraço a todos[/quote]
(Fato) Sim. É muito fácil pq falta competitividade em um país e sobra em outro. É uma via de duas mãos. Não é só um lado que influencia o resultado.
(Teoria) Também sou a favor. Oia, dá p/ fazer mta coisa melhor msm sendo país de 3o.
(Fato) DOM comprou mesmo. ARG, como o Leleu já contou aqui, o Liu Song se mudou para ARG no juvenil pq seu pai aranjou um trabalho melhor por lá.

[quote=“chagas”:dw0w83j4]Só porque vocês perderam voces tao reclamandoo po?
Ela esta morando no Brasil e treinando inclusive e por ser um torneio escolar se ela estuda tem direito a jogar nao é?
Isso é inquestionável.[/quote]
(Fato) Sim, geralmente reclama quem perdeu algo. Quase impossível aqui no Brasil alguém beneficiado reclamar, rs.

[quote=“kalinikospanga”:dw0w83j4]estuda no brasil e naum fala portugues???
enfim…ela joga muito msm!!!ja vi jogando! mas eu naum acho certo naum…torneio escolar eu naum acho certo msm…ja regionas e abertos…copa brasil sem problema!!!
mas enfim minha opiniao espero que respeitem !!! e eu respeito a de todos!!!
ah leooo parabens ouvi fala q vc jogo muito bem!!!:slight_smile:
abraço a todos[/quote]
(Opinião) Leandro, vc é um kra legal, mas vc concorda que:
se ela já soubesse fluentemente português, provavelmente ela não faria intercâmbio no Brasil.
Torneio escolar = certo
Regionais = certo
Abertos = certo
Copa Brasil = errado
Como vc pode achar que tirar Bolsa-Atleta de brasileiro em campeonato escolar é errado e eliminar um brasileiro que briga por vaga em seletiva para seleção brasileira (sendo que o estrangeiro não pode nem representar o Brasil sem se naturalizar) é certo?

[quote=“kalinikospanga”:dw0w83j4]
mas issu naum e interessante pro nosso esporte!!!ja que a base dela naum foi feita aki!!!
uma brasileira perdeu a bolsa-atleta! escolar!!isso é fato!
sera que essa chinesa vai ficar aki ate quando???
oq issu trara de bom e crescimento do nosso esporte??
trazer chines é barato!!
pq naum tecnicos? mas entendo oq vc quer dizer!!!
mas efim…vamos que vamos que tm brasileiro naum pode parar
abraço[/quote]
(Opinião) Ah, depende como são feitas as coisas. Como o pessoal disse, o chinês ou chinesa treinam com brasileiros? Jogam torneios com brasileiros? Ou ele fica escondendo o jogo?
(Opinião) Essa bolsa-atleta escolar não atinge quem eles prometem como público-alvo central: alto rendimento. Quem me garante que o campeão do escolar tem mais mérito a pleitear do que o vice-campeão brasileiro ou paulista?
Pois é, trazer chinês é barato. Deveriam trazer mais, principalmente técnicos, eu concordo com vc. Mas, nem para isso o TM Brasileiro tem competitividade para concorrer com estrangeiros. Eles vão para a Europa, EUA, etc. Pq? Pq nada muda substancialmente.

[quote=“WANG TAO”:dw0w83j4]“È Senhor Leonardo Chagas, eu queria ver se vc perdesse a bolsa Atleta Para o GAO TIAN, se vc ia continuar com essa opinião…”
A participação de estrangeiros acho valida, agora bolsa atleta pra eles é simplesmente RIDICULO, já estamos em um pais que não apoia em nada nosso esporte, e quando tem alguma coisa pra ajudar vem um estrangeiro e pega a bolsa que por direito é de um brasileiro, ISSO É RIDICULO!!![/quote]
(Opinião) Leandro e WANG TAO, concordo com vc. Pensemos: para a alta carga tributária no país, temos benefícios sociais relativamente baixos e baixíssimos na área esportiva. Gastar errado o pouco que se conquistou é demais.

[quote=“Doc_SP”:dw0w83j4]O problema aqui é as pessoas treinam igual “à recreaçao” e querem ganhar…
Mesmo nos torneios das federações o número de mulheres é bem reduzido…
Ninguém fica bom sem um bom parceiro de treino…
O Chagas, tem como adversário em torneios da FPTM e Liga do Interior o Liam, mas nao fica reclamando que ele é chinês, o Chagas treina p/ ganhar dele…
Quer ganhar ? treine mais… e melhor…
[]'s[/quote]
Não chega a tanto, mas acho que a consciência da necessidade de treinar por aqui não é tão levada em consideração como nos países líderes do ranking da ITTF.
A escassez de participantes é um problema seríssimo à nossa competitividade.
Concordo.

[quote=“Doc_SP”:dw0w83j4]Bolsa atleta ?
Bem, vc’s reclamam demais e treinam de menos…
Nossos melhores atletas nao tiveram “as tais bolsas” …[/quote]
(Opinião) Acho que precisa fazer a lição de casa antes de cobrar.
(Fato) Não tiveram mesmo. Tiveram muito paitrocínio. Só que esse modelo de desenvolvimento tem que ser mudado pq era muito excludente. O país está enriquecendo e distribuição está ficnado menos pior, mas mesmo assim quantos são os pais aqui que podem bancar de forma adequada treinos, materiais, competições e intercâmbios da forma como deveria ser?

[quote=“rafajagua”:dw0w83j4]
Essa é a política adotada em grandes potências mundiais. Você quer ir pra China treianr TM, pode ir. Agora, você acha que mesmo que por merito, você tomaria a bolsa de estudo de alguém, você esta bem enganado.
[]s.[/quote]
Achei essa a frase mais interessante dos seus posts. A resposta é que nunca gastariam dinheiro público conosco (tupiniquins) se não estivéssemos prestando um serviço a favor deles.

[quote=“Bernardo070691”:dw0w83j4]eu diria para dar a bolsa para as duas… pronto, acabaria com qualquer discussão.
mas tem todo aquele papo de burocracia e blá blá bá… seria talvez possivel tentar, não sei de nada sobre isso… hehe[/quote]
É Bernardo, na prática há muitas alternativas. Mas, vê se programa federal é algo prático.

Bem, é preciso dizer que o Calderano, atleta Mirim, que disputa já neste ano importantes campeonatos na categoria Infantil (superior) e vem se destacando.
Junto com o Hiago (parceiro do Chagas), Victor e Isaac, compoe a seleçao brasileira Mirim.
Dá para se ter clara noçao do nível desta competiçao.
E pq entao “as meninas” que compoe nossa seleçao “nao jogam” ? …
Como disse, falar em bolsa é fácil, dificil mesmo é dedicaçao…

Caro Kyo, se você ler o regulamento, talvez entenda que não cabe discussão no campo ético ou moral, sobre a participação da atleta, a mesma está apta, (correta) e de acordo com o mesmo, persistindo alguma dúvida, indicaria que o sr. recorresse a ironia socrática ou entre com um protesto… kkk.

Bem, é preciso dizer que o Calderano, atleta Mirim, que disputa já neste ano importantes campeonatos na categoria Infantil (superior) e vem se destacando.
Junto com o Hiago (parceiro do Chagas), Victor e Isaac, compoe a seleçao brasileira Mirim.
Dá para se ter clara noçao do nível desta competiçao.
E pq entao “as meninas” que compoe nossa seleçao “nao jogam” ? …
Como disse, falar em bolsa é fácil, dificil mesmo é dedicaçao…[/quote]

jisusssss
pq naum pergunta pros tecnicos delas?
ahhh e msm assim naum sei se ganhariam dessa chinesinha q joga pakasssssssss
afinal ganha da eugenia…valeska e tatiana kamimura(msm parada)naum é pra qualquer uma eim!
a se jogador chines fosse a soluçao pro tenis de mesa de qualquer pais subir…estados unidos e canada seriam muitoooooo mais fortes eim!!!
minha opiniao é a msm!!!naum sou afavor de chinesa,russo,sueco ow qualquer nacionalidade participe desse tp de torneio mas isso é minha opiniao…mas nem msm o regulamento é contra entaum quem sou eu pra ir contra!!!
uma pergunta!!!???off
alguem sabe o intuito desses chineses no brasil…intercambio cultural ow esportivo??ow pra estudar???antigamente era assim tb?quem trouxe eles???
se alguem souber me responde por mp!

abraço a tods

Vamos ser corretos… ela esta no Brasil a ± acredito de 5 a 8 meses na minha opinião seria mais justo ir pra algum brasileiro…mas se no regulamento nao tem alguma regra contra isso nao há o que reclamar, ja que a chinesa nao tem culpa alguma simplesmente ganhou na mesa e por direito ganhou a bolsa…vale a pena lembrar tbm que um atleta chines tbm de mogi esta competindo este campeonato de escolas na categoria acima.

agora vem este Doc tentando defender de todas maneiras possiveis seja realista amigo esta bolsa poderia ajudar alguma brasileira, usando o dinheiro da bolsa em materiais para treinar etc…

acho otimo que alem de jogar estudem no brasil oq é essencial, mas duvido muito que ela entenda as aulas, sem entender o portugues completamente e acredito que na china ela nao devia estudar tbm.

convenhamos esta atleta esta jogando que categoria abaixo de 14 anos? de 14 anos ou menos que isso ela nao aparenta em nada

vou fingir que nao li isso:

Doc_SP escreveu:Bolsa atleta ?
Bem, vc’s reclamam demais e treinam de menos…
Nossos melhores atletas nao tiveram “as tais bolsas” …

se eles nao tiveram qual o problema amigo? aposto que eles dariam de tudo pra ter essa oportunidade que poucos atletas brasileiros estao tendo de receber este apoio de bolsa, fala com uma arrogancia como se fosse o dono da verdade e como se fosse campeao de algo no tenis de mesa para mandar alguem ir treinar mais.

Concluindo, acho que a questao principal do topico seria se o regulamento está com algumas falhas nos criterios de quem pode participar e suas restrições.

Como disse anteriormente o Bolsa Atleta não é dado diretamente ao atleta, ele ganha o direito de pleitear o benefício e aí precisa de apresentar vários documentos, sendo um deles o CPF.
O CPF é para brasileiros ou estrangeiros que tenham negócios no Brasil, e aí pergunto a vocês: Uma estudante estrangeira poderá portar este documento?
Caso negativo ela não poderia mesmo se quisesse pleitear a Bolsa Atleta em 2010, período em que os campeões de 2009 se inscreverão para tentar a bolsa.

Como o de cima disse, quem ganha, tem o direito de pleitiar a bolsa.

Se ela (a chinesa) não puder, a bolsa, simplesmente se perde??

Sem duvida, o regulamento do campeonato esta defasado/falho.

Continuo com a opnião de que, atletas estrangeiros em intercambio possam participar, mas o incentivo, ou pelo menos a tentativa dele, seja dada a brasileiros.

Se já é difícil com, imagina sem.

Dae vem o tal de DOC dizer que é só treinar mais. Pega uma menina, que a mãe quer mais que ela faça Ballet, poe pra treinar numa escola onde 99% é macho e só vão ficar olhando a “posição” dela qdo ela for receber um saque e leva ela lá todo dia e torce pra ela ganhar da chinesa que quando nasceu, o médico bateu no “bumbum” dela com uma raquete Bty.

Nós ainda estamos formando a cultura do TM no Brasil, e nossos regulamentos de torneios,qdo tem beneficios, nao atende a algo que daria mais investimento a longo e medio prazo…fácil assim né.

É sim, (ironia), por isso mesmo vc mesmo vê muitos jogadores “de alto desempenho” em todas as categorias…
Como disse, cadê as meninas da seleçao (assim como fizeram o masculino), será que nao é por pura falta de “interesse” ?
Como disse, falar é fácil… fazer é bem mais difícil…

Taí, a diferença, dedicaçao, empenho…
Ou vc acha que é certo dar uma bolsa alteta (espec TM) só pq ela jogou (e faz ballet) ?
Alias, no Brasil, desperdício de dinheiro público é uma blz… bolsa para isso, bolsa p/ aquilo, só falta bolsa p/ o mais vagal…
Pq trabalhar se aqui, se tem bolsa p/ quase tudo ?
Aqui se paga muito, se recebe pouco, se reclama demais… e fazem de menos…

Nao é preciso ir muito longe…
Há um atleta de 9 anos, que já disputa campeonatos oficias (FPTM e CBTM) e está entre os 4 melhores de SP na categoria Pré Mirim (11/12 anos).
Mas a pergunta é : no masculino, sempre fomos melhores, e no feminino ?
É fácil falar da “chinesa”, mas cade as “nossas brasileiras” ?
Aproveitando, pq ao invés de ficar reclamando dos Jogos Escolares, nao fazem pressao, para o TM voltar ao JUBS ?
Será mesmo que os mesatenistas (de alto desempenho), estao mesmo querendo participar destes jogos ?
Ou será que os que aqui reclamam querem mesmo “é ganhar na moleza” ?
[]'s

é sim DOC…vc ta certo…é a “biblia” que ta errada.

Já que, como você acha, não existe interesse das mulheres, traz gente de fora, da bolsa pra eles, quem sabe assim, vai surgir mais atletas de alto rendimento né… ¬¬’

E assim que se começa a “prostituição de qualidade”…algo muito conhecido no mundo do TI.

[quote=“rafajagua”:34n14ff1]é sim DOC…vc ta certo…é a “biblia” que ta errada.Já que, como você acha, não existe interesse das mulheres, traz gente de fora, da bolsa pra eles, quem sabe assim, vai surgir mais atletas de alto rendimento né… ¬¬’
E assim que se começa a “prostituição de qualidade”…algo muito conhecido no mundo do TI.[/quote]
Coitado, agora teve até que apelar p/ a bíblia… será que nao se consegue falar nada de útil ?
Se entao ha interesse delas, entao nos informe aqui quais as atletas que “seriam selecionáveis” jogaram…
Falar é fácil… já provar é mais “complicado” …
E ai na sua “terrinha”, diga-nos, quantas “atletas” de TM vc’s tem por ai …nem precisa ser assim “tao boa jogadora” …

[quote=“rafajagua”:337sfc85]é sim DOC…vc ta certo…é a “biblia” que ta errada.

Já que, como você acha, não existe interesse das mulheres, traz gente de fora, da bolsa pra eles, quem sabe assim, vai surgir mais atletas de alto rendimento né… ¬¬’

E assim que se começa a “prostituição de qualidade”…algo muito conhecido no mundo do TI.[/quote]
Sim hojee tem muitas meninas que veêm ela jogando e um dia falam quero ser igual a ela !
Entao isso é importante , o pessoal de fora vir para mostrar coisas novas pra nós brasileiros!
Falar a verdadee voce nao estava nem lá (acho eu),pra tar criticando ela,vc nao viu nem o tanto que ela suou lutou para ganhar isso!

Penso Assim:
A chinesa participar nao tem problema se estiver no regulamento
e a tal bolsa (n sei se é assim) só poderia ser dada para brasileiros (ou naturalizados) logo se ela é chinesa nao tem os documentos e nao podera receber entao a bolsa sera dada para a segunda colocada.
A chinesa tras conhecimento e incentivo para as outras

N esta errado dar um monte de bolsas esta errado usar essas varias bolsas no lugar errado.
Se tem quem precisa delas pq nao dar para essas pessoas? N vejo nada errado em ter bolsas pra tudo.
Tem varias pessoas que lutam pra conseguir um bom trabalho mas demora.

[quote=“edusena”:2h8a85li]N esta errado dar um monte de bolsas esta errado usar essas varias bolsas no lugar errado.
Se tem quem precisa delas pq nao dar para essas pessoas? N vejo nada errado em ter bolsas pra tudo.
[/quote]
“Nosso mundo” ainda nao é o ideal, assim sendo, quando vc pensa em se fazer algo de útil, sempre tem uns “espertinhos” que sempre “querem tirar vantagem” …

Pense :
Se eu vou ganhar bolsa “preguiça” , “bolsa isso”, “bolsa aquilo”, para que eu vou me esforçar ?

Vc acaba por criar um “monte de nao-faz-nada” só para que eles ganhem “as tais bolsas” …
Temos que incentivar o trabalho, dedicação, empenho, perseverança e produtividade…
Entendo que vc (Edu Sena) seja ainda muito novo para compreender tais aspectos…

Bom, como todos sabem a china é uma potência formadora de atletas não apenas de TM, portanto nada mais normal a china “exportar” atletas, o que eu acredito é que grandes atletas da china que não tem condições de entrarem para a seleção nacional chinesa procurem outros países para que possam continuar crescendo tanto no esporte quanto financeiramente tb…
posso estar errado, se estiver por gentileza me corrigam, tsuboi, thiago, cazuo foram pra frança e jogam nos clubes de la, e acredito que eles foram pois pagam melhor e/ou tem a chance de crescer e melhorar, isso não acontece só no tênis de mesa mas em todos os esportes futebol, volley, basket, etc… Agora sobre interesse dos atletas e formação, seram os técnicos culpados?? atletas?? responsáveis do tm brasileiro??.. só pegar a própria china como exemplo, população muito mais pobre que o Brasil e o que vemos nas olímpiadas? Top 1 :smiley:

abcs