O que houve com a Suécia?

A Suécia que na década de 90 era o bicho-papão. A pátria de Waldner, Persson e Appelgren não fez uma renovação de sua equipe. Porque?

O veterano Karlsson ocupa a 24º, Waldner e Persson que não mais disputam competições internacionais, ocupam a 29º e 39º posições, respectivamente, e Jens Lunqvist a 37º.

Cadê os mais novos?
Fredrik Hakasson ocupa a 80ª posição
Par Gerell a 99ª posição
A promessa Magnus Molin (que diziam ser o novo Waldner) ocupa apenas a 107ª posição.
E Magnus Masson é o 111º.

O que houve com a Suécia?

Alguém lê sueco???

Rapaz, que coisa!

A reportagem sobre Waldner diz mais ou menos o seguinte:

O técnico fala sobre a falta de atitude dos jogadores suecos. Sobre o afastamento de metade da equipe. E fala sobre a convocação de Waldner.
Waldner diz mais ou menos o seguinte:“se a equipe precisa de mim, eu estarei presente, mas não quero estar no caminho de um atleta mais jovem.”
O jornal sueco fala que a equipe sueca provavelmente será a seguinte:
Peter Karlsson, 36 anos, Jens Lunqvist, 26 anos e Waldner, 40 anos.
E diz que se a Seleção Sueca quiser lutar por medalhas, Waldner tem de ser convocado.

O irmão de Waldner fala que ele está jogando na Liga Alemã e que Waldner fará um treinamento para o Mundial de Equipes e que a convocação o motivará para esse treinamento.

Eu usei um tradutor da Web. Danilo, veja se minha interpretação está correta.

LAMENTAVEL ISSO DAI, MAS EXCELENTE NOTICIA Q O WALDNER VAI JOGAR POR EQUIPES, A SUECIA PRECISA…
NA MINHA OPINIAO O UNICO PAIS Q TEM CONDICOES DE PRODUZIR JOGADORES DE ELITE EN SERIE, COM CONDICOES DE CHEGAR A SER CAMPEAO MUNDIAL, EH A CHINA, BOM A KOREIA TA NESSE CAMINHO TAMBEM, OS EUROPES CONSEGUEM FORMAR TALENTOS, MAS SAO DE MANEIRA MAIS ESPORADICA E DIVERSA…UM DA BELORUSSIA, OUTRO DA AUSTRIA, OUTRO DA ALEMANHA E POR AI VAI, POR EXEMPLO A POLONIA NAO TEVE UM SUCESSOR A ALTURA DO GRUBA, A FRANCA NAO CONSEGUIU OUTRO GATIEN, IUGOSLAVIA NAO CONSEGUIU OUTRO PRIMORAC, BELGICA NAO CONSEGUIU OUTRO SAIVE…E A SUECIA APESAR DE TODA A TRADICAO, TA NA MESMA REALIDADE DOS OUTROS PAISES…E POR ISSO Q O MUNDIAL DE EQUIPES PRATICAMENTE NINGUEM TIRA DA CHINA, A NAO SER UMA GRANDE ZEBRA…JA NO INDIVUDUAL A COISA E MAIS EQUILIBRADA SE OLHARMOS A COISA COMO SENDO CHINA CONTRA O RESTO DO MUNDO…O Q MOSTRA Q O ESQUEMA CHINES E O MAIS EFICIENTE DO MUNDO SEM DUVIDA, E O APOIO DO GOVERNO EH TOTAL, E SE NAO ME ENGANO UMA QUESTAO ATE POLITICA…A MINHA UNICA DUVIDA EH SE UM DIA AS COISAS MUDAREM MUITO NA CHINA, SE DEMOCRACIA CHEGAR AO GOVERNO, E A POLITICA DEPORTIVA MUDAR, AINDA CONSEGUIRAO PRODUZIR ESSES SUPER JOGADORES EN SERIE…A RUSSIA DEPOIS DA QUEDA DO COMUNISMO PERDEU MUITO NESSA AREA E TEMBEM EM OUTRAS COMO O FAMOSO BALLET DE BOLSHOI Q JA NAO EH MAIS O MESMO, SO CITANDO UM EXEMPLO

Realmente, a Suécia deveria ter feito uma renovação, acredito que não conseguiu.
Eu queria ver o persson jogando , pena que ele nao deve voltar mais.
o que o sergio disse é verdade, tem super jogadores na Europa, mas de países diferentes.
Eu acredito que a Austria e a Coreia estejam fazendo bons trabalhos, pra ir renovando. O weixing é um jogador muito bom. E a coreia tem um grupo forte.

[quote=“j0rnal1sta”:29ke2ks0]Realmente, a Suécia deveria ter feito uma renovação, acredito que não conseguiu.
Eu queria ver o persson jogando , pena que ele nao deve voltar mais.
o que o sergio disse é verdade, tem super jogadores na Europa, mas de países diferentes.
Eu acredito que a Austria e a Coreia estejam fazendo bons trabalhos, pra ir renovando. O weixing é um jogador muito bom. E a coreia tem um grupo forte.[/quote]
Renovação na Áustria? Weixing é chinês, o mesmo a Liu Jia… O único jovem (e olhe lá) austríaco entre os 100 primeiros é Robert Gardos.

De um modo geral, na Europa apenas a Alemanha, com Timo Boll, Cristian Suss, Konnerth e Bastian Steger está fazendo uma boa renovação. E olha que mesmo assim eles não levam um título europeu por equipes… Tudo isso é fruto de uma liga interna muito bem organizada, que é disputada pelos melhores jogadores do Mundo.

Abraços,

Mazinho

mas os chineses naturalizados, se naturalizam depois de adultos? nao tem nenhum que foi para o país quando criança? ou todos se formaram na China e mudaram de nacionalidade?

Ambos foram para a Áustria já formados. Chen Weixing, que já passou dos 30 anos, chegou a defender a China em eventos internacionais.

Abraços,

Mazinho

e uma outra duvida, os chineses, no caso weixing, recebe algo pra se naturalizar e jogar pelo país? o weixing tem nivel pra jogar na seleção chinesa junto de ma lin,wang hao,wang liqin,chen qi, e etc. ou o cara muda por vontade própria?

as vezes o kra recebe, as vezes nao…
mas a principal recompensa do kra sair é qualidade de vida e salário das ligas…e salário dos patrocinadores…

Pois é… a Europa está realmente envelhecendo…

[quote=“jadsonalmeida”:3md9tmzx]A Suécia que na década de 90 era o bicho-papão. A pátria de Waldner, Persson e Appelgren não fez uma renovação de sua equipe. Porque?

O veterano Karlsson ocupa a 24º, Waldner e Persson que não mais disputam competições internacionais, ocupam a 29º e 39º posições, respectivamente, e Jens Lunqvist a 37º.

Cadê os mais novos?
Fredrik Hakasson ocupa a 80ª posição
Par Gerell a 99ª posição
A promessa Magnus Molin (que diziam ser o novo Waldner) ocupa apenas a 107ª posição.
E Magnus Masson é o 111º.

O que houve com a Suécia?[/quote]
Eu acho simplesmente que não houve nada com a Suécia. A situação está normal. O fato é que deram muita sorte de ter 3 gênios da msm geração (e ainda tinha o Lindh) jogando juntos e assim conquistaram muitos títulos. Só que gênios não aparecem assim com tanta facilidade, a não ser na China.
Tal questão poderia perfeitamente ser aplicada ao tênis. O que houve com a Suécia? Depois de Borg, Wilander e Edberg, eles não renovaram? Claro que sim, só que na atual geração não surgiu nenhum gênio como os 3 citados acima.

[quote=“Nakata”:1rb1c9mz]
…Só que gênios não aparecem assim com tanta facilidade, a não ser na China… [/quote]

Com todo respeito, ao mestre Nakata, eu não concordo quando ele diz: “Só que gênios não aparecem assim com tanta facilidade, a não ser na China.”

Se considerarmos que a China é o país mais populoso do planeta, possui cerca de 22 por cento da população mundial. A população dele conforme o censo de 2003 era de 1.286.975.468 habitantes, atualmente tem cerca de 1 BILHÃO e 310 MILHÕES de habitantes.

No tópico postado aqui no fórum “Nacionalidade dos 100 primeiros do mundo”, segundo pesquisa do nosso amigo Jadson Almeida, somente 12 chineses estão entre os 100 do Ranking Mundial, ou seja pouca genialidade para um país tão populoso e com a rigidez de costumes da cultura oriental chinesa.

A popularidade do tênis de mesa lá China é igual ao nosso futebol aqui no Brasil se formos fazer um comparação entre estes dois esportes prediletos destes países, veremos que o Brasil no futebol dá de goleada em quantidade de craques (gênios) mundiais.

Abraços

Paulo Noya

Concordo com a comparação e com os números Paulo, não há como negá-los. Mas talvez eu tenha me expressado mal, a minha idéia original era dizer que nenhum outro país produz gênios com a msm frequência com que a China o faz. Essa é a base da minha teoria do porquê da Suécia estar capengando no momento. Os grandes jogadores europeus aparecem e têm que defender o país por 10, 15 anos, enquanto que na China sempre tem uma cara nova, e sempre estão entre os tops.

Olha o q eu ouvi o Marcos Yamada qdo ele ainda comentava TM na ESPN Brasil era q a Lia Jia foi muito nova pra Austria, e praticamente foi “se formou” lah na Austria (claro q ela saiu com uma base forte da China), porem ele tb disse q o treinador deles eh Chines, ou seja, o treinamento deve ser todo no estilo chines…

Um abraco,

Uma outra coisa que esqueceram de falar é que geralmente os chineses deixam os jogadores meia-boca se naturalizarem, nunca os melhores. Geralmente eles observam que o jogador chegaria digamos numa Seleção C da China, mas que comparativamente com o resto do mundo é bom. Daí fazem o tal jogador ganhar um campeonatinho qualquer pra vender o cara para qualquer seleção do mundo. Nunca que eles vão deixar naturalizar um que tem potencial para ser campeão.

e ainda sim são jogadores muito fortes. mesmo sendo meia-boca.

Vejamos…

Chen Jing(Taiwan) - campeã olimpica
Johny Huang(Canada) - era veterano do Jiang Jia Liang na seleção chinesa e ganhava direto dele
He Zhili - Chire Koyama (Japão) - ela já ganhou da Deng Ya Ping no mundial
Wei Jing Guang - Iseki Seiko(Japão) - foi campeão olimpico nas duplas em Seul junto com Chen Long Tsan

Isso são apenas alguns exemplos. Chamar esses caras de meia-bocas no mínimo seria leviano…