O que fazer quando a borracha sobrar na raquete

Mesatenistas
Uma vez que colei uma borracha, depois que a cola secou a borracha cresceu e ficou sobrando na raquete, o que eu faço?

Não sei ao certo se há algum problema técnico neste fato, já vi vários tops que tem pedaços consideráveis de borracha sobrando da madeira, talvez o problema seja só estético mesmo, eu gosto que ela fique bem rente a madeira, por isso sempre corto quando sobra, acho que vai de pessoa para pessoa…

espera um pouco que daqui a pouco vão aparecer mais opiniões…

Dá uma olhada neste post, acho que o pessoal comenta algo sobre sobra de borracha, mas de qualquer modo, espere informação dos “nossos tops”… :slight_smile:

https://mesatenista.net/modules.php? … 7024#57024

. Se sobrar muito, a raquete pode acabar vibrando mais.

Eu particularmente, sempre corto ou deixo sobrar pouco. E entre os tops, quando o árbitro enche o saco eles cortam, o negócio é que eles metem side tape por cima daí mal da pra ver que tá sobrando.

Eu gosto da borracha sobrando um pouco, pq as vezes esse pouquinho que sobra protege um pouco a madeira.

Nao sou mto experiente mas parece q a uma regra sim, eu ate vi uma reguinha q mede a distancia maior permitida. deve ser facil encontrar no site ta ittf mais sobre isso. Agora eu tbm nao sei responder, mas pra mim nao acho legal tbm… depois qndo acaba o efeito da cola, me ensinaram desgrudar depois de um tempo ela volta…

Não chega a ser um problema, mas, aproveitando o tópico, pergunto: com que material posso fazer um corte profissional, ou seja, aquele em que parece que a borracha foi feita sob medida para a raquete?

Tem locais em que se compra o conjunto e eles colam a pedido, aí ela vem redondinha 8) , mas quando se compra em lojas diferentes…

Já tentei estilete super afiado, tesoura tramontina nova e régua, mas sempre a borda fica irregular.

Já me disseram que não é o material, mas a prática, pq tinha um cara aqui em Manaus que sabia fazer, mas ninguém sabe por onde ele anda.

Eh… verdade… eu qndo cortei ficou uma nhaca… ai um dia vi um cara da selecao chilena com uma dakelas tesouras enormes… cortando… mas la na yasaka o heiji corta com estilete fica certinho… ele diz q tem q ir passando varias vezes… de uma so vez nao corta mesmo.

com lamina de barbear fica mto bom tb, o triste é q pra cortar a borracha e o dedo eh facinho

eu corto com tesoura grande, não fica muito ruim, mas sempre deixo uma margem sobrando, afinal a gente nunca sabe o que vai acontecer na próxima colada.

Amigos, boa tarde.

        Eu só corto minhas borrachas com lâminas de bisturi cirúrgico, encontradas em lojas de equipamentos ortodônticos, hospitalares, etc. Geralmente a lâmina é vendida sem cabo. Pego um de barbeador, coloco a lâmina e preencho o espaço com durepoxi. Fica excelente. Todas minhas borrachas ficam com corte cirúrgico, perfeitamente acompanhando a madeira. Mas aí depende muito tb da técnica para cortar. Não dá pra fazer de uma só vez, é necessário ir deslizando o bisturi diversas vezes sobre a borracha.

Obs: por serem extremamente afiadas (corte cirúrgico), o manuseio de tais lâminas requer atenção redobrada!!!

Abraços,

Saliba

Aysser, pode deixar que minhas próximas borrachas serão cortadas por você!
ehhehehe!

Use as antigas Laminas de Barbear (as chamadas Giletes ) cole fita crepe no lado que não será usada para cortar a borracha para não cortar os dedos.
Quem tem prática corta em 1 ou 2 passadas, eu corto em 3 ou 4, em movimento lento e firme passe a gilete em toda a extensão da esponja, mantenha o angulo de 90 graus sempre.

[quote=“Saliba”:2jvtgtpz]Eu só corto minhas borrachas com lâminas de bisturi cirúrgico, encontradas em lojas de equipamentos ortodônticos, hospitalares, etc. Geralmente a lâmina é vendida sem cabo. Pego um de barbeador, coloco a lâmina e preencho o espaço com durepoxi. Fica excelente. Todas minhas borrachas ficam com corte cirúrgico, perfeitamente acompanhando a madeira. Mas aí depende muito tb da técnica para cortar. Não dá pra fazer de uma só vez, é necessário ir deslizando o bisturi diversas vezes sobre a borracha.

Obs: por serem extremamente afiadas (corte cirúrgico), o manuseio de tais lâminas requer atenção redobrada!!!

Saliba[/quote]
olá

prá vc não ter tanto trabalho colocando durepoxi e tal, existe o bisturi descartável com o cabo, se uma lamina custa em torno de 35 centavos este deve custar em torno de 90 centavos. Fica muito mais fácil e seguro.
Se quiser um cabo não descartável fica em torno dos 7 reais. Não se mate prá cortar uma borracha, hehehe.
Eu por exe prefiro estilete mesmo, uso uma lâmina nova toda vez q vou cortar, fica mais firme e melhor.

Eu sou menos civilizado, vou de tesoura mesmo. É bem mais rápido e fácil.

Para ser bem sincero, eu até acho um pouco charmoso a borracha sobrando, desde que não seja muito!
Sem contar, que tem algo no meu inconsiente que me faz achar que se sobrar UM POUCO, fica melhor, da mais controle, sei lá!

Tem a manha de colar o side tape mais grosso que a grossura da madeira.

[quote=“clebiobahia”:2xveyq18]Aysser, pode deixar que minhas próximas borrachas serão cortadas por você!
ehhehehe![/quote]
Clébio, será um prazer! Hehe… 8)

Inclusive, confira com o Daniel, a borracha que cortei pra ele. Verdadeiro trabalho de um cirurgião! 8) Rs…

Abraços,

Saliba

[quote=“Saliba”:2ry18yv4][quote=“clebiobahia”:2ry18yv4]Aysser, pode deixar que minhas próximas borrachas serão cortadas por você!
ehhehehe![/quote]
Clébio, será um prazer! Hehe… 8)

Inclusive, confira com o Daniel, a borracha que cortei pra ele. Verdadeiro trabalho de um cirurgião! 8) Rs…

Abraços,

Saliba[/quote]
Desde que não seja o mesmo cirurgião que deixou a tatuagem do meu braço!
hehehhe!