sou um jogador bem ofensivo e infelizmente não acho referências de caneteiros com pino curto, ou recomendações de material para esse estilo de jogo
Ser caneteiro e querer usar pino é uma coisa totalmente incomum.
Em quase 17 anos de TM, me lembro de apenas 3 pessoas nesse estilo, e não conseguiam desenvolver o jogo. Eram 3 ou 4 trocas de bola e já perdiam o ponto; mais pela limitação do estilo do que pela empunhadura.
Nesse caso, madeira não vai fazer diferença alguma, afinal todas são Hinoki (desconsiderando a qualidade do mesmo). Eu apostaria num pino de baixo custo, mas de boa qualidade, como SpinLord Degu II se é o primeiro contato com pino ou o SpinLord Keiler se já jogou com pino antes e domina alguma coisa da empunhadura.
Abs
Infelizmente esse estilo de jogo tem muitas limitações mesmo, eu insisto em jogar assim unicamente porque eu realmente gosto, afinal, não tem nenhuma vantagem kkkkkk
muito obrigado pelas recomendações! vou pesquisar sobre
Um caneteiro com pino curto acabou de nos ajudar a conquistar uma medalha de bronze paralímpica. Um caneteiro com pino curto ganhou tudo o que era possível ganhar no mundo (em tempos de Waldner etc.). Um caneteiro de pino curto botou gente grande para dançar até seus mais de 50 anos em nível bem alto. E ainda tem uma galera de alto nível fora do absoluto topo da montanha.
Mesmo em nível amador, conheço alguns e posso te dizer: principalmente nesse nível, vc pode fazer MUITO estrago se aprender direitinho (talvez até nem tãaaaaaao direitinho assim). Se vc não joga em altíssimo nível, o que é vantagem ou não não é tão óbvio assim, e uma suposta desvantagem pode ser até o contrário às vezes se vc treinar para fazer direito, bem como uma suposta vantagem pode não ser uma se vc não treinar direito. Com nem taaaaaanta dificuldade, vc pode aprender a colocar bastante pressão e variação, mesmo quando se defendendo, e acredite: essa combinação é um pesadelo para qualquer um, principalmente no nosso “mundinho dos mortais”.
Mas vc disse o mais importante: se vc não vai ganhar dinheiro com isso (o que dificilmente iria mesmo, mas isso é outro tema, para simpósio de 3 meses hahahaah), o mais importante é gostar do que está fazendo. Enfim, acredite, vc pode ser bastante competitivo sim, e não será o único.
Referências tem vários da velha guarda: Jian Jialiang, Liu Guoliang, He Zhiwen, Toshio Tasaki, Kim Ki Taek.