OLA PESSOAL EU NÃO ENTREI ANTES NO FORUM POR QUE ESTAVA VIAJANDO A TRABALHO.
SOU REPORTER CINEMATOGRÁFICO E CONHEÇO MUITO BEM EQUIPAMENTOS DE VIDEO, DESDE 1980 EU TRABALHO COM ISSO, TRABALHEI DE 1997 ATÉ 2003 NO SBT ONDE TRABALHEI COMO CINEGRAFISTA EXCLUSIVO DO PROGRAMA SBT REPORTER , HOJE ESTOU NUMA PRODUTORA QUE FAZ E VENDE DOCUMENTARIOS PARA TVs.
O EQUIPAMENTO DE VIDEO USADO NA LUA ERA DA MARCA IKEGAMI
VALVULADO FORAM 2 CAMERAS PELO MENOS, QUE CONSUMIAM MUITA MAS MUITA ENERGIA MESMO, SEM CONTAR O EQUIPAMENTO DE TRANSMISSÃO! QUE GASTAVA MUITO MAIS.
HAVIAM 2 OU MAIS CAMERAS COM 1 TRANSMISSOR PARA CADA CAMERA E AS IMAGENS ERAM TROCADAS PELA NASA E ENERGIA PARA TUDO ISSO?
120 VOLTS 2K WATTS HORA POR CAMERA ( APROX. 20 AMPERES ), E MAIS SUPONDO QUE 1 GIGA WATTS DE POTENCIA PARA CADA TRANSMISSOR SEJAM SUFICIENTES PARA TRANSMITIR DA LUA PARA A TERRA, CREIO QUE NEM COM A TECNOLOGIA DE HOJE SEJA POSSIVEL TRASMISSÃO ANALÓGICA COM TAL POTENCIA DA LUA PARA A TERRA.
SE TIVER UM RADIO AMADOR NO SITE SABE QUE 1 GIGA WATTS NUM TRANSMISSOR NÃO É GRANDE COISA EM TRANSMISSÃO DE RADIOFONIA, AINDA MAIS QUE AS TVs ANALOGICAS USAM FAIXA PRÓXIMA DO FM.
E O QUE PODERIAMOS DIZER DE UMA TRANSMISSÃO DA LUA PARA A TERRA,´QUE TAMANHO TERIA A BATERIA NECESSARIA PARA ISSO?
NÃO HAVIA A TECNOLOGIA DE HOJE, NA ÉPOCA ERAM BATERIAS DE CHUMBO ÁCIDO.
AS TELEVISÕES QUANDO FECHAM UM LINK ( TRANSMISSÃO AO VIVO DE ALGUM FORA DA EMISSORA ), DENTRO DA REGIÃO METROPOLITANA
DE SÃO PAULO SE NÃO FOR EM LUGAR PRÉVIAMENTE DETERMINADO DEMORA UM TEMPO PARA POSICIONAR ANTENA PARA CONSEGUIR TRANSMITIR PARA A SEDE ( CHAMAMOS DE FECHAR LINK ) , E AINDA MAIS NECESSITA CONECTAR CAMERA, AJUSTAR AUDIO.
QUANDO HOUVE O POUSO NA LUA JÁ HAVIA UMA CAMERA DO LADO DE FORA DA CAPSULA JÁ CONECTADO AO TRANSMISSOR , E EM NENHUM MOMENTO PERDEU O SINAL DA TRANSMISSÃO ATÉ MESMO DURANTE O VÔO ATÉ O POUSO.
A ANTENA DE TRANSMISSÃO ONDE ESTAVA ? NA CAPSULA NÃO HÁ VESTIGIO DELA.
HOJE QUANDO AS TVS TRANSMITEM JORNALISMO AO VIVO NAS GRANDES CIDADES TRANSMITEM NUMA DISTANCIA DE 50 KM EM MÉDIA E PARA NÃO PERDER MUITO O SINAL ( EU DISSE NÃO PERDER MUITO ) TEM O CAMERAMAN COM TRANSMISSOR ACOPLADO A CAMERA QUE TRANSMITE PARA UM HELICÓPTERO QUE SOBREVOA O LOCAL DO EVENTO E DE LÁ TRANSMITE PARA A TV.
E QUEM ASSITE JORNAL AO VIVO SABE DE VEZ EM SEMPRE HÁ PERDA DE SINAL.
AS CAMERAS ERAM MOVIDAS POR QUEM ?, JÁ QUE DURANTE AS TRANSMISSÕES QUE ERAM AO VIVO E CONTINUA NÃO SE VE CAMERA SENDO CARREGADA OU EM MOVIMENTO, AS IMAGENS ESTAVAM SEMPRE COM OS ASTRONAUTAS EM QUADRO E CAMERA IMÓVEL.
E A ILUMINAÇÃO POR QUE NÃO SE VÊ A PAISAGEM AO FUNDO ( SE VÊ NO MAXIMO 20 METROS AO FUNDO ) , UMA PAISAGEM EM CAMPO ABERTO DURANTE O DIA NÃO ERA PARA SE VER MUITO, MUITO MAIS???
LEMBRANDO QUE SEM ATMOSFERA A LUZ É MUITO MAIS INTENSA AINDA.
DURANTE A DESCIDA DE ARMSTRONG QUANDO ELE ESTA NAS ESCADAS
A LUZ É DE FORMATO CIRCULAR EM VOLTA DA CAPSULA, COMO SE FOSSE DE UM ILUMINADOR , O FUNDO ESTÁ ESCURO, NÃO PODERIA SER ASSIM.
NÃO SE TEM EM NENHUM MOMENTO IMAGEM DO HORIZONTE, TUDO SE LIMITA A UMA LUZ CIRCULAR DE APROXIMADAMENTE 30 METROS DE DIAMETRO.
NEM AS CAMERAS DIGITAIS DE HOJE CONSEGUIRIAM CAPTAR IMAGENS E DETALHAR APENAS UMA PARTE DE UM OBJETO NO CONTRA LUZ COMO ACONTECE EM VÁRIAS PARTES DAS IMAGENS ONDE SE MOSTRA A CAPSULA NO CONTRA SOL E A BANDEIRA AMERICANA NA SOMBRA APARECENDO, LEMBRANDO QUE NA AUSENCIA DE ATMOSFERA E O EQUIPAMENTO USADO PELOS ASTRONAUTAS TER IRIS AUTOMATICA ISSO SERIA IMPOSSIVEL.
CADA CAMERA USADA TEM 90X45X50CM , MAIS TRIPE PARA ESSE TRAMBOLHO
O EQUIPAMENTO DE TRANSMISSÃO ( UHF ) MODERNO OCUPA 120X45X 100CM , UM VALVULADO DA ÉPOCA MUITO MAIS.
A CAPSULA ENVIADA PARA A LUA TINHA 7,6 MTS QUADRADOS DE ESPAÇO UTIL NA IDA E A DE VOLTA 2,4 MTS QUADRADOS.
SEM CONTAR CARRO LUNAR, SUPRIMENTO DE OXIGENIO PARA A VIAJEM DE IDA E VOLTA, AS BATERIAS USADAS ETC,ETC
FORAM TIRADAS MAIS DE 30 000 FOTOS , COM CAMERAS HASSELBLAD AS MELHORES DO MUNDO NA MINHA OPINIÃO ATÉ HOJE.
ESSA CAMERA USA MAGAZINES PARA COLOCAR O FILME E TIRA ATÉ 16 FOTOS POR FILME.
VOCE RETIRA O MAGAZINE DA CAMERA RETIRA O FILME USADO E COLOCA NOVO FILME NELE E ENCAIXA NA MAQUINA .
DIGAMOS QUE TIVESSEM MAGAZINES ESPECIAIS DE 150 FOTOS QUE É O MAXIMO QUE CONSEGUI COLOCAR EMENDANDO VARIOS FILMES .
SERIAM NECESSARIOS 200 MAGAZINES 100 PARA CADA ASTRONAUTA
CADA MAGAZINE OCUPA 10X10X8CM . ONDE ELES COLOCAVAM ESSES MAGAZINES???
O FILME FOTOGRAFICO ATÉ HOJE NÃO AGUENTA TEMPERATURA SUPERIOR A 40 GRAUS NA LUA A TEMPERATURA É DE MAIS DE 150 GRAUS. SERIA IMPOSSIVEL ELES TROCAREM OS FILMES DO MAGAZINE POR CAUSA DA TEMPERATURA E TAMBEM NÃO É POSSIVEL MANUSEAR O FILME COM AQUELAS LUVAS.
O QUE NOS LEVA A OUTRA PERGUNTA:
COMO ERA REFRIGERADA A ROUPA DOS ASTRONAUTAS?
SEGUNDO A NASA, A ROUPA TINHA DUTOS DE AGUA PARA ISSO, ENTÃO NECESSITARIAM DE UM REFRIGERADOR PARA ISSO NÃO É ?
O QUE NECESSITARIA DE ENERGIA PARA ISSO ?, QUANTO NECESSITARAM PARA REFRIGERAR A ROUPA PARA MANTER DIGAMOS UMA TEMPERATURA DE 25 GRAUS DENTRO DELA? SERIAM NECESSARIOS RESFRIAR 125 GRAUS E BOMBEAMENTO CONSTANTE E INTENSO DA AGUA PELOS DUTOS.
AQUELA " MOCHILINHA" QUE ELES CARREGAVAM NAS COSTAS PODERIA CONTER BATERIA , OXIGENIO, OS MAGAZINES DOS FILMES PARA TUDO ISSO ?
COMO SE EXPLICA SOMBRAS EM DIFERENTES SENTIDOS SE A FONTE DE LUZ ERA SOMENTE O SOL?
PODERIA ENUMERAR MUITO MAIS MAS PARA COMEÇO DE DISCUSSÃO ACREDITO QUE ESTÁ BOM.
ABRAÇO A TODOS.