O Nível + Elevado de Todos os Tempos

Ola Mesatenistas. Muito se discute sobre quem foi o maior jogador de tênis de mesa de todos os tempos e as opiniões sao das mais variadas. Entao vou perguntar diferente:

Qual foi o (a) jogador (a) que atingiu o maior nível (técnico + competitivo) de todos os tempos e em qual campeonato?

Um bom exemplo disso que estou falando seria aquela primeira volta do Ayrton Senna no GP de Donnington Park em 1993. Ali foi visto o máximo em se tratando de automobilismo. Mas, e no tênis de mesa? Eu tenho algumas opiniões:

  • Jiang Jialiang (Mundial de 1987): O cara desferia smashes de bate-pronto com a velocidade de um raio!
  • Jan-Ove Waldner (Mundial de 1997): Ele se tornou bi-campeão mundial sem perder um único set! E contra adversarios de alto nível como Primorac, Gatien e Samsonov.
  • Kim Taek Soo (Super Circuito Japones – Saga e Niigata, 1992): Uma demonstração inigualável de potência de drives. Ganhou vários jogos de “capote”. E seus adversários eram Waldner e Gatien, medalhistas de ouro e prata na Olimpíada daquele ano!
  • Deng Yaping (Olimpíada de Atlanta – 1996): No 4o set da final Chen Jing provoca a ira de Deng ao vencer aquele set. Deng volta para o último set disposta a mostrar quem é que manda na parada. Resultado: Chen Jing não faz mais que 5 pontos. 21x5 no último set da Olimpíada!
  • Ma Lin (Pro-tour da Alemanha de 2002): Derrotou na final o bielo-russo Samsonov, virando por 2 vezes um placar de 5x10. E fez isso com uma torção no tornozelo!

Esses são apenas alguns exemplos, mas certamente existem muitos outros. Eu mesmo não consigo definir qual o nível mais elevado. E vocês?

Grande questão Nakata… ::perfeito::

Eu fico com dois um é: Jiang Jialiang (Mundial de 1987): O cara desferia smashes de bate-pronto com a velocidade de um raio! Um jogador veloz e preciso, além de abusado e fez tudo isso em cima do Waldner. Jiang é bi campeão mundial, uma referência no TM.
O outro é o próprio Jan-Ove Waldner (Mundial de 1997): Ele se tornou bi-campeão mundial sem perder um único set! Um mixto de técnica, inteligência e improviso.

Acho que esses dois jogadores se superaram, os demais são excelentes jogadores, mas acho que faltou títulos mundiais a eles isso com certeza pesa muito. Já no feminino não há o que discutir Deng foi um fenômeno.

Eu acho, na minha opinião, que KIM TAEK SOO e J.O. WALDNER são os melhores jogadores de todos os tempos.
Primeiramente, se fossemos comparar com o TT no passado, a tecnologia e as inovações no TT modificaram muito o jogo, transformando até em um obstáculo para nossos antigos ídolos. Pelas modificações no nosso querido TT nesses últimos tempos, falo que Kim Taek Soo e Waldner são os melhores não somente por ganhar campeonatos, mas pela “versatilidade” em ter que se adaptar as “novas regras do jogo”.
Aplaudo esses jogadores de perto, e sonho para que no futuro existam jogadores como esses dois.

HiDeaKi

eu tenho otros exemplos tirando os jah citados q aprecio tbm…

  • wang liqin em 2000 ao vencer 3 pro tours seguidos e qdo ia ganhar o 4o ele entregou pro liu guoliang lah no rio, pro liu ir p/ a final e ganhar do samsonov…
  • wang hao 2004 no torneio de ekipes
  • ma lin em 2003 na copa do mundo, onde ele humilhou a todos
  • kong linghui nos mundiais de 95 e 2001 (onde acho q ele entregou a final)
  • kim taek soo em 95 onde ele foi garfado pelo comite q acusou q ele usava cola irregular, sendo q kim taek sempre usou cola genuina
  • waldner em 91 (onde ele entregou pro persson) e 89 qdo foi campeao
  • liu guoliang em toda a sua carreira, onde ele obteve tds os titulos q um homem pode conseguir (ele foi camp ateh de duplas mistas)
  • timo boll e 2002 q ele foi campeao europeu, da copa do mundo e foi p/ a posicao de numero 1, onde foi apontado como um dos favoritos pro mundial de 2003…
  • schlager jogou muito e se superou ganahndo o mundial de 2003…

eu ja tenho outros exemplos
-samsonov no aberto do qatar de 2003…elesuperou jogadores pequenos mas que deram trabalho…por exemplo na semifinal com blazckziak…um jogador desconhecido mas que superou a todos quase derrotando o grandalhão o jogo foi equlibradissimo…mas samsonov no ultimo set trocou de camiseta e arrebentou a careca…comemorando todos os pontos…e na final simplesmente bagaçou o smirnov…
-kalinikos kreanga no mundial 2003…ele superou a todos derrotando o grandalhão samsonov e ainda por cima meteu um 11 a 1 nele…o jeito dele de comemorar pontos tambem é show
outro que esta começando a surgir é o kato joo sse yuk…que eliminou o malin no mundial…
mas os citados acima tambem sao muito bons…um que eu tambem gosto muito é o chuan chy yuan…
e outras promessas futuras como timo boll…os jovens suecos…crhistian suss
jorg roskoppf mesmo mei velho ainda joga demias…e o taek soo esta velhinho mais ainda arrebnta…na verdade eu acho que daqui a uns 5 ou seis anos…os chineses ano serão os melhores do mundo…os outros paises terão sua oportunidade de ser bons…como suecia jnovamente,brasil,alemanha,belgica(um exemplo disso é o saive que joga desde 80 e pouco e ainda chega em quartas e semi finais…
bem sao esses agora postem ai…

eu acho que daqui a uns 20 anos a china nao sera mais a potencia do tenis de mesa…e sim paises pequenos…até quem sabe africa.etc…

Em termos absolutos, o pico do alto desempenho no TM foi alcancado pela equipe chinesa no ultimo mundial de equipes. Alguem discorda?

Relativizando aa epoca, bem, eh bem mais dificil dizer. Mas vou acompanhar o Wellington, votando no desempenho do Waldner em 97.