O futuro do tenis de mesa de forma profissional

Muitos discutem e reclamam sobre a estrutura que a Federação e a Confederação de tenis de mesa oferecem a este esporte. Em minha modesta opinião acho que devemos agir da seguinte forma:

  1. Amolecer o coração e agir com a razão e pensar profissionalmente;
  2. Não adianta reclamar dos dirigentes, pois foram eleitos baseado em uma estrutura arcaica, e mantidos por dirigentes de outros clubes do Esstado de São Paulo e do País. Ou seja, foram eleitos dignamente e se mantem até hoje, sem que nada nem ninguém consiga alterar. Então devemos ponderar e aceitar o que esses dirigentes oferecem, se poderia ser melhor, não sei, mais até hoje não apareceu ningém para lutar por isto, só vejo pessoas reclamando (inclusive eu).
  3. Onde estão os Japoneses tradicionais, que deixam um esporte tão nobre, disciplinador, preciso, inteligente, digno e etc., abandonado.
  4. Deveriamos criar uma Liga Nacional de Tenis de Mesa independente, sem se preocupar e sem depender da Confederação e Federação. Para isto, sugiro a criação de um campeonato de clubes entre Cidades e Estados, com um calendario anual, com atletas acima da catgoria Juvenil, pois é neste momento que o Tenis de mesa morre, pois a as crianças começam a se tornar homens e mulheres e são obrigados a pensar no futuro, e claro, o tenis de mesa não é.
  5. Um campeonato de clubes estimularia os jovens a poderem viver do esporte (como é na Europa). O calendario seria feito de forma a permitir que os atletas pudessem jogar até os Pro Tour e os mundiais.
  6. A Liga seria independente da Federção e Confederação, com regras e regulamentos proprios, com CNPJ, pagando impostos como qualquer empresa. Assim, poderiamos lutar para trazer patrocinadores como a Iasaka, Joal, Nitaku, Bty, Thibar, rainha e outras, além de buscar a midia televisiva e escrita divulgando os patrocinadores, os clubes, as cidades, os atletas e tecnicos. Criando assim uma imagem permanente, pois tirando quem joga tenis de mesa, quem sabe que o proximo Ranking paulista será em Agosto, quem sabe que o Brasileiro será em Fortaleza que imagem pode ser vendida desta forma, em que atleta alguém pode se espelhar, quantos sabem que no Centro Espanhol em Santos tem um treinador muito bom e tem um grupo de atletas muito esforçado que não sabem o dia de amanhã e até que ponto vlerá a pena, igualmente em outras cidades do Estado. Veja o exemplo de dedicação e esforço do Eric Jouti do Itaim (se não fossem seus pais).
  7. Sei que não é facil, mais é preciso parar de reclamar e fazer algo. Oscar, Paula e Hortencia (maiores icones do basquete nacional) tentaram fazer e não conseguiram, pois alguns clubes na hora da verdade desistiram. Mais agora, parece que vai ser criada uma liga independente de basquete.
    No caso do tenis de mesa, a liga iria iniciar com os atletas acima de 18 anos. Cada clube manteria sua escolinha para a formação de base e receita, participando ou não dos campeonatos paulistas e brasileiros, caso queiram, pois a finalidade principal e desenvolver a Liga para apoio aos clubes, com uma identidade propria sem ligação ao futebol e profissional. Imaginem que bonito: jogos de hoje: os Monarcas de Santos x Dragões de Jundiai; Anjos de São Caetano x Tigres de Taubate; Guaranis Amazonas x Ursos Parana. Cada disputa seria feita em suas respectivas cidades, com cinco jogosno masculino e e cinco no feminino ao mesmo tempo, com cobrança de ingresso, estrutura apropriada. A liga seria responsavel pelas regras e desenvolvimento, contratando profissionais de propraganda e maketing, divulgaçao, confecção de calendario, regras e o que for necessário para o bom funcionamento.
  8. O dinheiro arrecado seria transparente, pois todos os filiados a Liga tem o memso interesse. O dinheiro deve ser dirigido aos clubes, tecnicos e atletas. Nã adianta querer bons jogadores se não temos bons tecnicos que não podem viver do tenis de mesa. Não adianta querer bons tecnicos se não temos bons clubes que possam viver deste esporte. Não adianta querer bons clubes se não temos dirigentes profissionais, que saibam trabalhar, buscar apoio fazendo com que a massa possa ganhar dinheiro e viver dignamente, isto é a LNTM (Liga Nacional de Tenis de Mesa). Sem ferir, sem atacar ninguém, apenas buscando um lugar decente no Mundo esportivo. Sem falar no lado social.
    Acreditem, isto é possivel, há muita gente boa no meio, há muita empresa querendo patrocinar (precisa ter visibilidade), já temos as experiencias dos Europeus, e japoneses, há muito chines bom que poderia ajudar a desenvolver.
    Isto é o começo de uma grande discussão, com inicio, meio e fim, tendo como vencedor o Tenis de Mesa.
    Há muito a fazer, é preciso saber trabalhar e parar de brincar de ping pong.

Marcos Afonso

concoordo plenamente
imaginem uma liga como a da europa aqui no brasil
ia divulgar o esporte e o profissionalizar para muito mais gente

Nossa, isso é o que eu venho pensando há muito: uma liga independente. Acho que o caminho é por aí. Contem comigo. Qual o sentido de ficar dependendo de uma confedereção? E como sabemos, muito ruim. Só acho o seguinte, categorias acima de 18 anos mas não necessariamente inpedindo que o pessoal mais novo participe.
Abraço.

Caro Marcos

Concordo com você plenamente, em São Paulo existe uma liga chamada de Liga nipo-brasileira, onde participam 500 a 600 atletas não federados, ou seja, número maior do que da própria Federação Paulista. Quem sabe no futuro poderemos criar uma para os Federados?

Ayrton

minhas sinceras desculpas, porém como eh possivel observar na história grandes mudanças soh se iniciam quando não há mais nada a perder.
O esporte tenis de mesa vem sendo pouco estimulado no país e não sao mtos os que se sentirão atraídos por participar ativamente de tal “revolução”.
A maioria muito provavelmente permaneceria passiva a tudo, se desse certo ótimo se não que pena.
a parte de se tornar jogador profissional eh ateh meio utopica.
O esporte ja está tão estereotipado q mesmo com todo o incentivo seria pouco atrativo seguir carreira.
Eu participo da liga nipo e estou em meu primeiro ano de infantil e nao estou contente com o caminho q o esporte vem tomando, proibindo cola, fazendo alteraçãoes descabidas ao esporte, uma confederação e federação falha e pouco eficiente.
particularmente acho q o esporte no Brasil não tem futuro.O próprio futebol que eh simbolo do brasil eh pouco incentivado, com estadios caídos aos pedaços.
O tenis de mesa será sempre um hobby, seguido por uma minoria de pessoas q ao mesmo tempo estão encomodadas com as mudanças mas também nao tem força suficiente pra se impor.

Desculpe algum equivoco mas este eh meu ponto de vista (se por acaso essa liga de clubes der certo provavelmente estarei presente, como o atleta fanático que sou)

Abraços,
Aizhen

aizhen

é por causa desse seu tipo de pensamento que estamos assim
uma confederação que nada faz
vamos ficar parados por achar que nunca consigueremos ?
temos que abrir as portas para os futuros atletas e futuros campeoes do amanha

Prezado Marcos.
Como é mesmo que é feita a eleiçao p/ presidente da Confederaçao ?
Acho que vc está redondamente enganado.
Mas para evitar quaiquer dúvidas, escreva como vc “acha” que é feita a tal eleição.

pessoal eu concordo plenamente!!
e estou disposto a lutar com voces por essa causa, mas temos que parar de “falar” e agir, pois quem sabe se começarmos a agir rapido em 2009 ja ñ estaremos dando esse enorme passo para o futuro desse esporte.
o importante é legalizar tudo certinho e começar pequeno com poucos clubes, depois que o primeiro passo for dado tudo vai se encaminhar!!

Toda grande jornada começa com um primeiro passo.

A liga já foi criada?
O estatuto já está pronto?
Qual a comunicação visual?
Onde será a primeira sede?
Qual o clube ou os clubes que fundarão a Liga?
Há espaço para atletas independentes?
Qual é a programação para o primeiro ano de existência da Liga?
Existe assessoria para obter recursos via Lei de Incentivo ao Esporte?
Quem fará assessoria de imprensa. Ouvimos pouco sobre TM no Brasil.

Um forte abraço e aguardo diretrizes.