Novato.. dúvidas...

E ai galera beleza?

To lendo tudo ai pra absorver o máximo.

Sou novato no assunto, começei brincando na casa de uma amiga e vi que tenho geito para a coisa, pelo menos é o que o povo diz.

Empolgado com o resultado, resolvi investir um pouco, pois com pouco tempo de jogo percebi que a flacides das pernas tinha diminuido bastante, ou seja, além de ser um esporte muito prazeroso, ainda se tem um beneficio corporal.

Minha dúvida maior é saber se gastei dinheiro atoa ou se fiz um bom investimento…

Comprei uma raquete Butterfly Biriba (Caneteiro) pois jogo melhor com a empunhadura no estilo caneta. Vejam link da compra.
http://www.centauro.com.br/product.asp?sku=516658000007&dept%5Fid=123

Comprei também uma mesa da speedo.

Essa raquete é boa? Pra quem ta começando principalmente?

Achei ela um pouco estranha, pois estava jogando com uma raquete “genérica” bem macia, acho que nem borracha ela tinha, só espuma.

Quanto às bolinhas não comprei nenhuma pois na raquete vieram 2 de brinde e no kit com a redinha veio 2 raquetes da dunlop e mais 3 bolinhas… existe um modelo específico de bola para campeonatos? eu já percebi bastante diferença entre as bolinhas, tem umas que são mais rapidas e mais leves e outras leves mas que não parecem ter a mesma resposta… assim como vi tb bolinhas bem pesadas e lerdas… por favor dicas…

Vou começar a puchar videos e assistir, tentar absorver o máximo por conta própria, mas espero poder tirar aquelas dúvidas que não se tira com livros ou videos com vcs.

Abraços!

Quanto à raquete, haviam outras opções mas já que vc comprou esta, é um avanço em relação à anterior. Quanto à mesa, tem que ver qual o modelo e especificações, algumas mesas Speedo feitas pela Klopf mais recentes são razoáveis. Quanto à bola tem que ver as medidas, talvez esta que vc está usando seja a de 38mm (hj é de 40mm), melhor comprar uma caixinha com bolas oficiais. De todo modo, a melhor fonte de pesquisa sobre material, técnica e treinamento é analisando e tirando suas conclusões dos tópicos já postados. Recomendo assistir aos vídeos de treinamentos e de jogos disponíveis no site.

Mais um detalhe, procure comprar bolinhas de 40mm de 3 estrelas. Essas são as que são utilizadas em campeonatos oficiais.

Cara, navegue nesse site nos foruns jah postados que vc vai aprender muito.

Talvez a maioria das suas duvidas as respostas estão nos foruns.

Quanto a raquete, como o nosso amigo Antonio disse, haviam outras opções mas jah que vc jah comprou, com certeza ira te ajudar bastante no aprendizado, mas dependendo do avanço do seu aprendizado, vc ira querer trocar em menos de 1 ano…

Eh isso ai.

Falow.

A raquete para começar é razoavel, mas eu acho ela muito dura, mas já que vc já comprou minha sujestão seria trocar a borracha, talvez uma Sriver, mais tarde a própria necessidade vai fazer vc trocar de raquete, quanto a mesa a speedo é razoavel, mas para ela durar bastante evite totalmente a umidade, cobrindo ela quando não estiver em uso, e limpando sempre para não acumular poeira.
Ler e ver videos para treinamento é bom, mas o ideal é ver algum lugar próximo de sua casa que ofereça treinamento, pois a atenção de alguém experiente e que oriente bem vai fazer com que vc entenda melhor o que vc esta lendo e assistindo, fazendo com que seu jogo se desenvolva melhor.
Ver é uma coisa, tentar por em prática sem a devida orientação lhe causará diversos vicios que no futuro serão difíceis de tirar.
Aqui no site tem uma seção onde praticar que pode te dar alguma referência.
Boa sorte.

As bolinhas que ganhei nas compras são de 40mm sim, inclusive com selo de aprovação da ITT… alguma coisa…

Tem alguma marca que a galera prefere?

Ontem já assisti alguns videos, e fiquei de 20:00 às 23:00 treinando side spin (sem a mesa, arrumei uma taboa e coloquei ela grudada na parede).

Jogo no estilo caneteiro como disse acima, sou destro.
Acho muito dificil fazer as jogadas que a bola vem pro meu lado esquerdo, talvez o estilo caneteiro seja mais dificil de acustumar pois como não tenho backhand (só madeira na raquete) tenho que quase quebrar o ´pulso para conseguir devolver.

Até que da pra devolver, mas colocar um efeito ou não fazer a bola flutuar é meio dificil. Tenho que desmunhecar mais, to um pouco duro ainda.

No mais, muito obrigado ai ao pessoal pelas dicas, ainda acho cedo pra procurar um local de treino, preciso de pegar mais controle da bola primeiro e meu irmão tb ta aprendendo, intão um ajuda o outro.

[quote=“waltergm”:1c78y0f6]As bolinhas que ganhei nas compras são de 40mm sim, inclusive com selo de aprovação da ITT… alguma coisa…

R - Verifique se está impresso 40mm pois as de 38mm tb eram aprovadas pela ITTF, só que a regra mudou.

Tem alguma marca que a galera prefere?
R - Nittaku, Bty, Thibar, de preferência 3 estrelas.

Jogo no estilo caneteiro como disse acima, sou destro.
Acho muito dificil fazer as jogadas que a bola vem pro meu lado esquerdo, talvez o estilo caneteiro seja mais dificil de acustumar pois como não tenho backhand (só madeira na raquete) tenho que quase quebrar o ´pulso para conseguir devolver.

R - Já que vc está começando, já viu algum vídeo de jogador classineta ou que rebata a bola com o lado de trás da raquete (neste caso vc terá que colocar algum tipo de borracha neste lado tb.

Até que da pra devolver, mas colocar um efeito ou não fazer a bola flutuar é meio dificil. Tenho que desmunhecar mais, to um pouco duro ainda.

No mais, muito obrigado ai ao pessoal pelas dicas, ainda acho cedo pra procurar um local de treino, preciso de pegar mais controle da bola primeiro e meu irmão tb ta aprendendo, intão um ajuda o outro

R- Nunca é cedo para procurar o local de treino. Se não for possível, pelo menos tente variar os adversários.

.[/quote]

Muito grato pela atenção Antonio.

Sobre as bolinhas…
São de 40mm sim, tá escrito na embalagem.

Quase comprei um pack com 3 bolinhas da Nittaku mas tá 27 reais… achei caro. Mas quando receber vou comprar.

Sobre o classineta…
Pois é Antonio, achei legal esse lance de classineta, mas as borrachas são bem caras hein!? Vou ter que comprar pois tá dificil de jogar soh com fore… eu jogava com raquete de classista com empunhadura de caneteiro, agora que comprei a Bty Biriba (caneteiro) adorei a facilidade de segurar a raquete e o peso intão… mas tá faltando mesmo uma borracha atrás…

Sobre o centro de treino…

Só tem em 2 locais aqui, de acordo com o site. Mas, os 2 lugares são bem dificeis pra mim, vou ver se acho um local mais proximo.

  1. Oi eu te recomendo uma DHS 3 tres estrelas.Enquanto a raquete na minha opniao ela e a melhor para iniciantes/amadores tenho um irmao q tem uma!a mesa taambem e boa!?!
    Acho q vc fez um bom investimento mas tem q praticar quase todos os dias de preferencia de segunda a segunda mais a mesa vc compro atoa se nao tiver quem pra jogar de parceiro mas se tiver foi um bom investimento!!

Empunhadera:Caneta
Estilo:Ofensivo
Raquete:DHS1005

Meu irmão joga também, nós moramos na mesma casa.

Vai ser bom pra treinar porque ele também tá empolgado… o problema é que tenho que comprar tudo pra ele huehuehueh.

Abraços.

Ah gente, tenho uma dúvida…

To querendo comprar a borracha Mark V AD, pra colocar no outro lado da minha raquete…

Eis as questões…

Alguem sabe que tipo de borracha é o que vem na Butterfly Biriba? (Rápida, de efeito, de efeito lenta, de efeito rapida)

Alguem pode me informar se a borracha já vem com a espuma que tem antes da borracha?

Eu to querendo uma borracha bem soft pra recepção e uma dura com bastante efeito pra ataque.

Obs.: Meus joelhos estão quase anestesiados de dor… (to jogando 3 horas por dia desde domingo, antes jogava uma vez ou 2 por semana)

Tá ae uma boa pergunta viu Walter:

  • Também gostaria de saber qual a borracha da biriba mas acredito que seja uma borracha mais simples, feita especialmente para ela, já que a biriba é da categoriza ‘lazer’;

  • A borracha já vem com a espuma. Inclusive, gostaria de saber a diferença entre as espessuras mais fina e mais grossa já que você tem a opção de comprar uma borracha com uma espuma mais grossa ou mais fina;

Quando comecei a treinar, tambem comprei a Bty Biriba, ela em alguns aspectos é favorável pois te dá uma boa noção de efeito e te ajuda muito no controle de bola. Porem sentia muita dificuldade quando partia para o jogo aberto, pois a Biriba, não te dar tanta força quanto as outras raquetes. Acabava tendo que me esforçar muito mais que os meus adversários durante as disputas de bola.
Quanto ao treino te aconselho a começar imediatamente, pois jogando sem a orientação de um técnico vai adquirir hábitos, dificeis de serem esquecidos, que podem te prejudicar bastante mais tarde. Assim voce pode estar aprendendo de forma errada algum movimento e condicionando sua cabeça a esse movimento errado, dificultando mais ainda seu inicio de aprendizado.
Ate mais… :smiley:

Exatamente,

Na hora de ser ofensivo é meio complicado com a Bty Biriba… tava pensando em colocar uma borracha rápida no back mas não sei se vou conseguir jogar…

Acho que o ideal é ter uma borracha mais rapida no sentido que se tem mais controle e meu controle de fore eh muito melhor que meu controle de backhand.

Não tenho certeza se entendi quando o criador do tópico diz que não consegue rebater a bola que vem na sua esquerda porque tem que “desmunhecar”.

Talvez você esteja empunhando a raquete de forma errada, ou no mínimo desconfortável.

Saiba que praticamente 100% dos caneteiros japoneses (raquete “retangular”) segura a raquete de uma forma quando golpeam na “direita” (forehand) e de outra forma quando golpeiam na “esquerda” (choto).

Geralmente, no forehand, usa-se encostar os dedos médio abertos atrás da raquete, porém usando metade do espaço, ou seja, apoiando os dedos do meio para um canto. Essa empunhadura facilita golpes com potência.

No choto usa-se juntar todos os dedos, fechando levemente, formando uma concha. Apoia-se apenas o dedo médio contraído no centro da parte de trás da raquete. Essa empunhadura facilita o controle de bolas no choto.

Até Mais!

Isso ai Roberto, vc entendeu, meu problema é esse mesmo.

Agora quem nao entendeu foi eu hehhehe.

Quando a bola vem pra Fore eu seguro ela exatamente como vc disse, os dedão e o indicador na frente formando um circulo e os tres dedos atras espaçados, praticamente só as pontas apoiando a raquete.

Quando vem pro Back eu soh movimento a munheca, não mudo a posição dos dedos…

Explica melhor por favor o movimento… tem como?

Abraços e agradeço a atenção, desde já dispensada.