[quote=“Igorsep” post=107232]Alguém já chegou a testar essas novas borrachas da Tibhar? Os sites gringos estão falando que a EL-S é a borracha que mais se assemelha à Tenergy 05 (http://www.tt-spin.de/tibhar-evolution-el-s/). O site está em alemão, mas é só mandar o Google traduzir que dá pra entender alguma coisa
Estou pensando em encomendar uma, mas gostaria de ouvir opiniões de alguém que já tenha usado, especialmente se for caneteiro![/quote]
O problema de qualquer tipo de avaliação, sobretudo quando compara materiais, é a subjetividade e as experiências anteriores de quem avalia. Além disso, e talvez até mais importante, a diferença de sensibilidade faz com que se tenha opiniões totalmente diferentes a respeito de um mesmo material. Portanto, todas as opiniões são válidas, mas é preciso praticar um filtro para retirar as informações úteis. A boa notícia é que geralmente os alemães são bem mais conscientes para escrever sobre este tipo de coisa. Por outro lado, os fóruns dos EUA… hahahahahahahahahah.
Enfim, eu testei sim uma borracha dessa linha na raquete de um colega. Porém, era a MX-S, e como vc já deve saber, nessa linha a principal diferença entre os modelos é a dureza, sendo que as “M” são as mais duras, as “E” são as intermediárias e as “F” são as mais macias. Basicamente, esta variação (MX-S em relação à MX-P, por exemplo) tem a intenção de proporcionar mais efeito em relação aos outros modelos, e na minha opinião, conseguiram de fato, ainda que a linha “P” não fosse exatamente deficiente neste aspecto. O resultado basicamente é uma borracha por concepção um pouco menos rápida, porém com mais efeito. Não tive sensibilidade suficiente para notar diferença relevante de velocidade, mas o incremento de efeito se faz um pouco mais perceptível de fato. Aliás, estendendo a toda a geração de borrachas, acredito que dessa vez “acertaram a mão”. Quando digo “geração”, significa que existe uma série de linhas de produtos de várias marcas com tecnologia similar, neste caso, as linhas Donic Bluefire, Andro Rasant, Xiom Omega V, entre outras. Como muitos de vcs devem saber, todas estas linhas são fabricadas na mesma fábrica, a ESN na Alemanha. Enfim, são materiais muito bons, tanto que tenho notado cada vez mais atletas profissionais usando seus respectivos materiais de patrocínio ao invés de usarem a linha Tenergy (o que é muito comum), embora em versões “especiais”.
Quanto à comparação (com a Tenergy 05 ou outra qualquer), acredito que para um lado ou para outro se pode ser muito injusto vendo por uma única perspectiva. Acima de tudo, obviamente o material é apenas uma ferramenta, na qual consta um desperdício a medida que não se seja capaz de tirar o máximo de seu potencial, o que demanda técnica e sensibilidade. Além disso, mais uma vez, nossas percepções podem variar de forma que depois vc se sinta enganado hahahahahahah. De qualquer forma, avaliando individualmente, acredito que onde elas possam diferir um pouco mais é na velocidade, sendo que a MX-S seria mais lenta. No caso da EL-S, eu diria que provavelmente ela seja mais macia tb.
Espero ter ajudado!!!