Nova Seletiva Chinesa 9 de Maio/2010

Ao que parece aquela lista divulgada ainda permite alterações. A França já divulgou uma equipe diferente do que está naquela lista e a China neste domingo fez mais uma seletiva, dessa vez apenas entre Wang Liqin, Wang Hao e Ma Lin.

Primeiro Jogo: Wang Liqin 3-2 Ma Lin (6-11、8-11、11-9、11-6, 11-7)
Segundo Jogo: Wang Hao: 3-2 Ma Lin (9-11, 11-8, 8-11, 11-8, 12-10)
Terceiro Jogo: Wang Hao: 3-1 Wang Liqin (6-11, 11-7, 11-5, 11-8)

Vencedor e quarta vaga: Wang Hao. Os técnicos ainda não decidiram se fazer uma ultima decisão entre Ma Lin e Wang Liqin ou se convocam por aproveitamento técnico, que seria favorável ao Liqin pois ele ganhou Pro Tour, foi melhor nas outras seletivas e ganhou do Ma Lin nessa última.

Verdade e acabei de corrigir a matéria publicada.

A novidade é que será feito um jogo extra entre Ma Lin e Wang Liqin. O vencedor vai para Moscou.

Abraços,

Mazinho

Eita !!!

Eu sei q o Xu Xin, Ma Long [esqueci de alguem dos novatos q está convocado ? ] sao grandes jogadores…

Mas o Wang Liqin foi Tri-Campeao Mundial em 2007, o Ma Lin Campeao Olimpico 2008 e o Wang Hao Campeao Mundial 2009… Só por esses titulos, acho q nao deveriam estar praticamente sendo “humilhados” pra jogar um Mundial de Equipes…

É, mas não tem o que contestar. Todas as 5 vagas estão sendo definidas por seletiva. A propósito, o Ma Lin venceu por 3 a 1.

Seleção ficará (por ordem de classificação): Xu Xin, Zhang Jike, Ma Long, Wang Hao e Ma Lin.

Abraço

[quote=“AlexandreMonteiro”:cdwbalzp]É, mas não tem o que contestar. Todas as 5 vagas estão sendo definidas por seletiva. A propósito, o Ma Lin venceu por 3 a 1.

Seleção ficará (por ordem de classificação): Xu Xin, Zhang Jike, Ma Long, Wang Hao e Ma Lin.

Abraço[/quote]

Blz Blz Blz…

Considerando q já vao 3 novatos, eu achava mesmo q o mais justo seria levar os 2 mais recentes campeoes pela China, logo Ma Lin em 2008 e Wang Hao em 2009… Dessa vez, o Ma Lin se vingou em parte pelos titulos perdidos diante do Wang Liqin… Afinal, nao podemos deixar de lembrar q o Ma Lin fora o Titulo Olimpico é Tri-Vice Campeao Mundial [1999, 2005 e 2007], o q nao é pouca coisa nao, pelo menos na minha opiniao.

Um abraco,

É, eu diria que Tri-Vice é um “título” que ele preferia não ter!! Um título e dois fumos na primeira rodada acho que ele trocava por esse tri-vice.

De certa forma, acho o Ma Lin mais difícil de ser batido por um não-chinês que o Liqin, nas atuais condições.

Abraço,

Deu ma lin, ganhou do liqin e pegou a quinta vaga…

A parte dessa seletiva chinesa. Não Deveria a CBTM fazer um esquema igual ? Vai o mais forte, treinado e preparado, pois vimos claramente que a história não faz o jogador e sim como ele está no momento.

Abraço

Alguem sabe o resultado da jogo??
E eu concordo com esse “esquema”,acho que no Brasil a CBTM deveria fazera mesma coisa, iria diminuir as polemicas.

falo,Abraço :mrgreen:

O MaLa venceu por 3x1. Ainda hoje a matéria com o vídeo completo da “final” estará aqui no site.

Abraços,

Mazinho

Um país como a China que tem 6 jogadores desse calibre, ainda sobrando o Chen Qi e o Hao Shuai, acho justo fazer uma seletiva dessas com 5 vagas disputadas na mesa.

Outra coisa, não se enganem… essa é a primeira vez que a China coloca todas as vagas para serem disputadas via Seletiva. Se fosse olímpíada com certeza eles colocariam quem eles acham que devem ir. Mundial de equipes eles ganham com o pé na bunda mesmo, não faz tanta diferença.

Na Alemanha as 5 vagas foram via convocação técnica; Coréia do Sul mesma coisa; Japão apenas uma ou duas vagas foram sem ser convocação.

O Brasil tem poucos atletas com “bagagem” para jogar a nível mundial. O Hugo e o Thiago podem vir a perder dos caras aqui no Brasil jogando seletiva mas será que um atleta fora esses que estão na seleção podem chegar em uma olimpíada e ganhar de um cara do calibre do Chuan Chi Yuan ou Ryu Seung Min como os dois fizeram em Pequim?

Tudo tem que ser analisado de acordo com as diretrizes da seleção brasileira. Se chagasse no final do ano passado e fosse dito, é o seguinte: Esses que estão aí (ou alguns deles) já deram o que tinham que dar, não adianta mais, agora vamos pegar uma geração mais nova e dar a chance de eles terem maior experiência internacional, vamos levá-los para o Latino, Mundial, Pro Tours… aí sim. Essa seria uma mudança nas diretrizes e uma aposta a longo prazo.

Agora resta saber se eles estão dispostos realmente a serem atletas internacionais? Estão dispostos a serem atletas profissionais, com todas a implicações, morando longe da família e país? Bom, eu não tenho tanta certeza assim.

Fica aí aberto o tema para discussões.

ps: sem ofensas pessoais, ofensas dirigidas e jogador A ou B e sim argumentos sólidos e fatos.

Abraços,

Caro Alexandre

Pondo dessa forma eu concordo, infelizmente aqui no Brasil tênis de mesa é esporte amador, quem realmente vive de tenis de mesa ? Acho que dá para contar nos dedos.

Mas enfim, boa sorte a todos que vão no mundial

O primeiro fator a ser considerado em fazer uma seletiva: onde os jogadores estão?

A China tem seus jogadores treinando no mesmo local todos os dias, fica fácil organizar seletiva pra definir na mesa.
Também não dá pra comparar Europa, por mais que determinado jogador alemão, francês, ou de outro país europeu more na Europa mas não em seu país, é mais fácil ele retornar ao país pra jogar uma seletiva.

Só o fato de fazer uma seletiva em SP e convocar atletas do norte-nordeste já é difícil que todos os convocados participem, imagine convocar atletas que estão na Europa (Thiago Monteiro,Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Yuri Bavaresco, Renan Wiest, entre outros (por exemplo 5 atletas que jogaram-jogam pela seleção estão nos EUA)?

Não restam dúvidas (pra mim) que os Brasileiros morando no exterior devem ter preferência quanto a indicações e verbas para campeonatos representando a seleção. O fato de morar no exterior garante uma vantagem técnica e estrutural (tm na europa mais forte que Brasil), mas como foi citado pelo Leleu, morar longe de casa não é uma situação aceita por qualquer jogador.

O intercâmbio para mesatenistas está cada dia menos difícil, vários brasileiros já foram ao exterior e abriram portas para os mais novos. Viver de tm no Brasil está dificil, mas se os mesatenistas mais novos que estão obtendo resultados no Brasil buscarem alternativas no exterior certamente serão bem sucedidos. O Brasil tem intercâmbio. Pode parecer que é muito fácil largar o país e morar no exterior. Fácil não é pra ninguém mas é um sacrifício individual para quem deseja se profissionalizar.

Sobre a possibilidade de direcionar os recursos para a geração mais nova, eu acredito que algumas coisas estão sendo feitas. O Doc talvez possa comentar mais sobre o projeto Hopes ainda desconhecido por muitas pessoas.
Certamente a parte administrativa no Brasil ainda tem que melhorar para o TM progredir.
Coloco como exemplo uma situação que aconteceu hoje comigo: fui a uma escola 3x nos últimos 30 dias pra agendar um desafio do saque com os estudantes, para que conheçam a modalidade e tenham a oportunidade de conhecer o nosso clube. Resultado, uma funcionária da escola me ligou e confirmou a minha visita hoje as 10h30.
Cheguei 9h30 na escola para fazer o desafio , e a coordenadora da escola disse não ter sido avisada, disse que não seria possível avisar os alunos, não poderia me ajudar em nada, que os alunos não prestariam atenção em mim, enfim, ela literalmente me expulsou da escola. É importante dizer que eu não receberia nada da escola, nós divulgaríamos nosso clube, mas pequenos desafios como esses mostram a diferente realidade que muitos alunos gostariam de ter a oportunidade de conhecer. Semana passada o desafio do saque foi feito em outra escola e as filas para passar no desafio eram enormes.
Muita coisa interessante já foi postada aqui no fórum nas dimensões técnicas , táticas, físicas, psicológicas. O ideal é que as pessoas que possuem este conhecimento sintam motivação pra embasar cientificamente as discussões no fórum. Eu particularmente prometo facilitar o acesso as informações voltadas para treinamento mental. Acredito que cada um possui experiência suficiente para ajudar. Atletas mais novos estão entrando em novas regras (sem cola rápida) e se são bem orientados, eles podem ajudar o tm brasileiro a progredir.
Para concluir, não adianta reclamarmos apenas da confederação e das federações (tem muito a melhorar), mas os intercâmbios já são possíveis, e ninguém é impedido de estudar sobre diversas variáveis em um treinamento de tênis de mesa. A maioria dos clubes não faz periodizações corretas, treinamentos programados, treinos mentais, preparações específicas para campeonatos, enfim, tudo que um clube profissional faz. Essas variáveis já podem ser feitas pelos técnicos e atletas nos clubes sem a interferência direta de federações, confederações, políticos, entre outros fatores que todos julgam atrapalhar o crescimento do TM. O assunto era seletiva, eu mudei um pouco o rumo da conversa, mas se você é atleta e quer ser seleção, corre atrás, e se você é técnico e quer ter atletas na seleção, faça o mesmo pelos seus atletas. Muita coisa já está ao alcance das pessoas, principalmente informações. Não sou da época que era difícil conseguir material, atualmente é muito mais fácil, e obviamente materiais de TM não são tão baratos assim, mas é possível fazer muita coisa pra conseguir comprá-los.

Vcs viram ma lin usando camisa do ma long na seletiva?

Puts, mt triste isso… to veno o jogo aqui
desesperador ver liqin trucidar malin no primeiro set e ainda o Ma la conseguir a virada… ><
é… a idade pega a todos msm …

eeheh
mas msm assim Liqin foi o melhor q eu vi jogar

O fato de o jogo do Wang Liqin ser um dos que eu mais aprecio (senão “o” mais) de todos os mesatenistas que eu já vi deve influenciar nisto, mas fica uma sensação de injustiça pelas circunstâncias.
Me entendam, não quis dizer que o método das seletivas é injusto, muito pelo contrário: eu concordo totalmente que todas as vagas devem ser disputadas desta maneira. Só quis dizer que eu nem lembro quando foi a última vez que o Wang Liqin perdeu para o Ma Lin (talvez no Qatar Open do ano passado). Além disso, quem vinha com melhores resultados era o próprio Wang Liqin, inclusive com o título do Qatar Open, que é um torneio dos mais fortes do Pro Tour (money talks hahahahahaha), enquanto o Ma Lin vem de uma série de problemas pessoais que estavam afetando muito o jogo dele.
Mas repito: Ma Lin venceu e é assim que as coisas devem ser, ganhando a vaga na mesa.
Abraços!!!

Humm,

Tá explicado pq o Ma Lin ganhou tao facil do Liqin ! :lol:

É, foi um jogo estranho mesmo…
ML errava muito, com WL forçando…Depois WL errava (nitidamente mudava a postura, abrindo mão de atacar primeiro) e ML acertava tudo.

As caras animadas do resto da seleção A vendo a partida que foi o detalhe. Dá a impressão que realmente foi algo desconfortável chegarem ao ponto de terem que jogar pra definir a vaga.

Nas laterais botaram os moleques sub-17 pra assistirem a partida. (nas outras seletivas também)

[]´s

quem amarelou dessa vez foi o Liquin ganhando de 7 a 1 o primeiro set, permitiu a reação, mas deu pra perceber que os dois tão jogando muito ainda e ainda vão dá trabalho pra essa mulecada que chegou.

Engraçado que virar um placar é sinônimo de o adversário amarelar… o mérito de quem vira a partida nunca é levado em conta.