O primeiro fator a ser considerado em fazer uma seletiva: onde os jogadores estão?
A China tem seus jogadores treinando no mesmo local todos os dias, fica fácil organizar seletiva pra definir na mesa.
Também não dá pra comparar Europa, por mais que determinado jogador alemão, francês, ou de outro país europeu more na Europa mas não em seu país, é mais fácil ele retornar ao país pra jogar uma seletiva.
Só o fato de fazer uma seletiva em SP e convocar atletas do norte-nordeste já é difícil que todos os convocados participem, imagine convocar atletas que estão na Europa (Thiago Monteiro,Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Yuri Bavaresco, Renan Wiest, entre outros (por exemplo 5 atletas que jogaram-jogam pela seleção estão nos EUA)?
Não restam dúvidas (pra mim) que os Brasileiros morando no exterior devem ter preferência quanto a indicações e verbas para campeonatos representando a seleção. O fato de morar no exterior garante uma vantagem técnica e estrutural (tm na europa mais forte que Brasil), mas como foi citado pelo Leleu, morar longe de casa não é uma situação aceita por qualquer jogador.
O intercâmbio para mesatenistas está cada dia menos difícil, vários brasileiros já foram ao exterior e abriram portas para os mais novos. Viver de tm no Brasil está dificil, mas se os mesatenistas mais novos que estão obtendo resultados no Brasil buscarem alternativas no exterior certamente serão bem sucedidos. O Brasil tem intercâmbio. Pode parecer que é muito fácil largar o país e morar no exterior. Fácil não é pra ninguém mas é um sacrifício individual para quem deseja se profissionalizar.
Sobre a possibilidade de direcionar os recursos para a geração mais nova, eu acredito que algumas coisas estão sendo feitas. O Doc talvez possa comentar mais sobre o projeto Hopes ainda desconhecido por muitas pessoas.
Certamente a parte administrativa no Brasil ainda tem que melhorar para o TM progredir.
Coloco como exemplo uma situação que aconteceu hoje comigo: fui a uma escola 3x nos últimos 30 dias pra agendar um desafio do saque com os estudantes, para que conheçam a modalidade e tenham a oportunidade de conhecer o nosso clube. Resultado, uma funcionária da escola me ligou e confirmou a minha visita hoje as 10h30.
Cheguei 9h30 na escola para fazer o desafio , e a coordenadora da escola disse não ter sido avisada, disse que não seria possível avisar os alunos, não poderia me ajudar em nada, que os alunos não prestariam atenção em mim, enfim, ela literalmente me expulsou da escola. É importante dizer que eu não receberia nada da escola, nós divulgaríamos nosso clube, mas pequenos desafios como esses mostram a diferente realidade que muitos alunos gostariam de ter a oportunidade de conhecer. Semana passada o desafio do saque foi feito em outra escola e as filas para passar no desafio eram enormes.
Muita coisa interessante já foi postada aqui no fórum nas dimensões técnicas , táticas, físicas, psicológicas. O ideal é que as pessoas que possuem este conhecimento sintam motivação pra embasar cientificamente as discussões no fórum. Eu particularmente prometo facilitar o acesso as informações voltadas para treinamento mental. Acredito que cada um possui experiência suficiente para ajudar. Atletas mais novos estão entrando em novas regras (sem cola rápida) e se são bem orientados, eles podem ajudar o tm brasileiro a progredir.
Para concluir, não adianta reclamarmos apenas da confederação e das federações (tem muito a melhorar), mas os intercâmbios já são possíveis, e ninguém é impedido de estudar sobre diversas variáveis em um treinamento de tênis de mesa. A maioria dos clubes não faz periodizações corretas, treinamentos programados, treinos mentais, preparações específicas para campeonatos, enfim, tudo que um clube profissional faz. Essas variáveis já podem ser feitas pelos técnicos e atletas nos clubes sem a interferência direta de federações, confederações, políticos, entre outros fatores que todos julgam atrapalhar o crescimento do TM. O assunto era seletiva, eu mudei um pouco o rumo da conversa, mas se você é atleta e quer ser seleção, corre atrás, e se você é técnico e quer ter atletas na seleção, faça o mesmo pelos seus atletas. Muita coisa já está ao alcance das pessoas, principalmente informações. Não sou da época que era difícil conseguir material, atualmente é muito mais fácil, e obviamente materiais de TM não são tão baratos assim, mas é possível fazer muita coisa pra conseguir comprá-los.