Testei ontem a nova bola de plástico da marca Xushaofa, modelo sem emenda. Lembrando que a DHS e a Double Fish aprovaram seus modelos junto à ITTF, em versões com emenda.
Lado a lado com uma bola de celulóide, a nova bola é visivelmente maior e mais pesada. Nada muito absurdo, porém. A esfericidade dela é bem boa, acredito que a DHS nova será ainda melhor.
Quicando as duas bolas, lado a lado, o quique da nova bola é um pouco mais alto. Os primeiros protótipos tinham barulho de bola quebrada, essa tem o barulho praticamente igual à bola de celulóide.
Ao tentar apertar a bola já se nota que ela é bem mais firme que as de celulóide, quase não deforma.
Na mesa, fiz apenas FH x FH, Drive x Drive, BH x BH, etc… coisas simples. Ainda não posso falar com propriedade de saque e recepção e top spins em terceira bola, etc… Tentarei jogar uma partida com ela hoje.
No geral o comportamento da nova bola foi muito melhor do que o esperado. A trajetória me pareceu correta, só com o quique um pouco mais alto. O que mais afetou foi o peso dessa bola, tem que ver se as de marca mais tradicionais terão o mesmo peso. O impacto na raquete foi muito maior… Como uso uma raquete de 5 camadas e relativamente fina pros padrões atuais senti que ao afastar da mesa precisava fazer mais força. Se realmente essa bola precisar de mais demanda física e uma mecânica de golpe boa, aí que os chineses vão nadar de braçada mesmo.
Com relação ao efeito, preciso testar com outros bloqueadores pra ser mais conclusivo mas me pareceu não perder muito efeito comparada com a atual não.
A princípio, me surpreendi positivamente com a bola. Esperava algo muito pior e essa que testei achei bem decente até. Acredito que a versão com emenda da DHS e Double Fish seja ainda mais próxima da bola atual.