Nova bola de plástico - Review

Testei ontem a nova bola de plástico da marca Xushaofa, modelo sem emenda. Lembrando que a DHS e a Double Fish aprovaram seus modelos junto à ITTF, em versões com emenda.

Lado a lado com uma bola de celulóide, a nova bola é visivelmente maior e mais pesada. Nada muito absurdo, porém. A esfericidade dela é bem boa, acredito que a DHS nova será ainda melhor.

Quicando as duas bolas, lado a lado, o quique da nova bola é um pouco mais alto. Os primeiros protótipos tinham barulho de bola quebrada, essa tem o barulho praticamente igual à bola de celulóide.

Ao tentar apertar a bola já se nota que ela é bem mais firme que as de celulóide, quase não deforma.

Na mesa, fiz apenas FH x FH, Drive x Drive, BH x BH, etc… coisas simples. Ainda não posso falar com propriedade de saque e recepção e top spins em terceira bola, etc… Tentarei jogar uma partida com ela hoje.

No geral o comportamento da nova bola foi muito melhor do que o esperado. A trajetória me pareceu correta, só com o quique um pouco mais alto. O que mais afetou foi o peso dessa bola, tem que ver se as de marca mais tradicionais terão o mesmo peso. O impacto na raquete foi muito maior… Como uso uma raquete de 5 camadas e relativamente fina pros padrões atuais senti que ao afastar da mesa precisava fazer mais força. Se realmente essa bola precisar de mais demanda física e uma mecânica de golpe boa, aí que os chineses vão nadar de braçada mesmo.

Com relação ao efeito, preciso testar com outros bloqueadores pra ser mais conclusivo mas me pareceu não perder muito efeito comparada com a atual não.

A princípio, me surpreendi positivamente com a bola. Esperava algo muito pior e essa que testei achei bem decente até. Acredito que a versão com emenda da DHS e Double Fish seja ainda mais próxima da bola atual.

Muito obrigado Alexandre!!!

Apesar de já existir algumas informações, muita coisa mudou, os modelos evoluíram, e ainda estamos muito carentes de informações a este respeito (mesmo em nível internacional), principalmente confiáveis.

Fico aguardando seus complementos!

Abraços!!!

Animador este relato de Alexandre.

Pelo que Alexandre relatou, a mudança para adaptação deve ser parecida com a que tivemos quando a bola passou de 38 para 40 mm. Nada tão drástico como estavam imaginando.

Mazinho,

Bom você citar a mudança da 38 pra 40mm pois comentei com um colega de treino que achei que a mudança pra essa bola de plástico foi até um pouco menor que da 38 pra 40mm.

Eu li uma matéria (não sei se aqui), sobre o teste que jogadores de elite fizeram com esse bolinha nova, e o grande problema apontado por eles foi justemente o giro que ALGUMAS borrachas não conseguiam imprimir. (não sei se por culpa do Top Sheet)
Alexandre, talvez fosse interessante se você pudesse testar a bolinha com vários tipos de borracha (européias, japonesas e chinesas)
Abraço

Te vejo no Futuro !!!

Ontem joguei uma partida com a nova bola. O que ficou mais evidente pra mim:

-Dificuldade de executar top spin (os katos vão adorar)

• Facilidade de bloquear / contra atacar
  • Jogo curto precisa ser mais acurado por causa do quique mais alto da bola.

Killer_Farinha,
Testamos com borrachas alemãs e Tenergy05, o comportamento foi o mesmo. Com chinesa ainda não testei pois ngm no meu clube usa.

[quote=“AlexandreMonteiro” post=101610]Ontem joguei uma partida com a nova bola. O que ficou mais evidente pra mim:

-Dificuldade de executar top spin (os katos vão adorar)
[/quote]

Atualizando o tópico,

A CBTM só vai adotar a nova bola em competições oficiais em 2015.

http://www.cbtm.org.br/31-03-2014-084-2014.aspx

Pelo que entendi a ITTF aos poucos estão cada vez mais diminuindo o efeito das bolas com isso estamos cada vez mais nos aproximando do “ping pong”. :unsure:

Eu não joguei ainda com essa nova bola, mas leio muito sobre ela, e as opiniões são bem divididas. Mas, é uma pena que estão cada vez mais pensando na televisibilidade e modificando bruscamente o esporte. É uma preocupação, mas, tomara que isso não faça o efeito contrário e em vez de popularizar ainda mais o tênis de mesa, acabe por prejudicar seu desenvolvimento. Outro caso recente de preocupação com a televisibilidade em detrimento ao esporte são as câmeras instaladas no suporte de rede que foram colocadas nesse mundial de equipes sem o prévio aviso aos jogadores pelo que sei. Espero que todas essas modificações não ‘desanime’ os praticantes.

Ola, pessoal.

Alguém sabe se a mudança (mínima) do tamanho da bola prejudica o uso da mesma nos robôs?

Não posso te dizer com a certeza de um fabricante, mas eu duvido que faça diferença. O mecanismo de lançamento não tem ajustes mecânicos precisos a ponto de serem sensíveis às tolerâncias dimensionais da bola.
Na minha opinião, a comunicação a respeito das dimensões da bola foi falha. Isso acabou criando uma preocupação exagerada (não é o caso da sua pergunta), uma tensão desnecessária.

Abraços!!!

Um colega colocou nesse tópico que é possível que algumas borrachas não tenham um comportamento bom com essa nova bola.

Será que isso pode ser possível mesmo?

Pergunto porque estou pensando em trocar meu conjunto de materiais, e fico temeroso se essa mudança de bola pode influenciar na capacidade dos materiais. Afinal 2015 ta chegando!

Já tive relatos de alguns dos melhores atletas do Brasil (logo, maior sensibilidade) na atualidade que testaram a bola, dando conta de que a nova bola tem um comportamento bem parecido. No nosso nível, eu não me preocuparia com tais mudanças.

Abraços!